Coleções do Acervo CAIXA: Trabalho e Paisagem: CAIXA CULTURAL expõe obras de seu acervo artístico no Rio de Janeiro


Mostra traz reflexão sobre influência mútua da ação do homem e das diversas paisagens

A CAIXA Cultural abriu para o público a exposição Coleções do Acervo CAIXA: Trabalho e Paisagem. A mostra fica no Teatro Nelson Rodrigues e traz um recorte artístico preservado pela CAIXA.

A curadoria parte desse rico repositório para propor um diálogo entre ofício e ambiente, questionando os limites da influência da paisagem sobre o trabalho e da ação humana sobre o espaço natural. As obras, representações da pluralidade do acervo, transitam entre tempos, espaços, autores, suportes, técnicas e materiais distintos.

Seleção das obras

O Acervo CAIXA conta muito sobre a trajetória e a variedade artística e técnica da arte brasileira. As obras, produzidas desde o final do século XIX, representam gerações de artistas e tendências, sobretudo nas linguagens da pintura e
gravura.
A mostra absorve a predominância de artistas modernistas no Acervo, a partir do recorte paisagem e trabalho. Figuram na mostra nomes como Antônio Bandeira, Ângelo Cannone e Manabu Mabe, cuja proposta artística é voltada à simbologia das paisagens brasileiras.
Entre as obras de destaque, será exposta O Seringueiro (1989), do pintor e muralista mineiro Sebastião Januário, conhecido pela sua representação de cenas do cotidiano e narrativas populares através de cores fortes e chapadas com contornos proeminentes. A obra faz alusão ao trabalho como ação direta do homem na natureza, tanto para sobrevivência como para desenvolvimento da sociedade. Há também pinturas do italiano Nicolau Facchinetti, que expressam o poder e a beleza da natureza.

Visitação

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro oferece, diariamente, visitas medidas à exposição, às 11h e às 14h. As visitas mediadas utilizam jogos, brincadeiras e outras técnicas de sensibilização que propõe diferentes abordagens para a mostra. Além disso, a CAIXA Cultural oferece Jornadas Pedagógicas para grupos escolares e instituições sociais, com programa de visitação que promove experiências pedagógicas e artísticas. Agendamentos podem ser feitos diretamente pelo site caixacultural.gov.br ou pelo telefone (21) 3509-9621

SERVIÇO

Mostra Coleções do Acervo CAIXA: Trabalho e Paisagem

  • Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 16h
  • Visitas mediadas: de terça a domingo, às 11h e às 14h. Não é necessário agendamento
  • Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues
  • Endereço: Av. República do Paraguai, 230 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-180
  • Informações: (21) 3509-9621 ou no site www.caixacultural.gov.br

 

 

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *