A ideia do Circuito Sesc de Jazz & Blues surge a partir da parceria de sucesso de dois anos entre o Sesc RJ e o Rio das Ostras Jazz e Blues – maior festival de jazz e blues da América Latina. Circuito inicia em maio na cidade de Búzios, passando por Paraty, Rio das Ostras, Niterói e Barra do Piraí com shows totalmente gratuitos
De maio a julho as cidades de Rio das Ostras, Búzios, Paraty, Niterói e Barra do Piraí servirão de palco para os amantes da boa música com o primeiro Circuito Sesc de Jazz & Blues. Sob a chancela do Sesc RJ, serão cerca de 90 shows, totalmente gratuitos, dentro de uma programação artística reunindo nomes como pianista cubano Roberto Fonseca, o trompetista japonês Takuya Kuroda, a baixista dinamarquesa Ida Nielsen, Leo Gandelman, a banda A Cor do Som e muito mais, tendo como objetivos estimular o interesse pela música de alta qualidade, a formação de plateia e criar oportunidades para o público conferir de perto alguns dos maiores nomes do jazz, blues e da música instrumental internacional e nacional e de bandas de novos talentos.
O Circuito Sesc de Jazz & Blues será aberto no dia 13 de maio em Búzios. Serão 10 shows reunindo nomes como saxofonista americano Sax Gordon Beadle & Just Groove, Léo Gandelman, Tony Gordon, Nico Rezende – Tributo a Chet Baker, Wagner Tiso, Victor Biglione entre outras atrações.
Entre os dias 10 e 12 de junho será a vez de Paraty, com um cast reunindo o pianista cubano Roberto Fonseca, a cantora americana Deanna Bogart, o cantor americano de R&B e soul music Lorenzo Thompson, a cantora de blues Taryn Szpilman e muitos outros artistas.
No feriado de 16 a 19 de junho é a vez de Rio das Ostras, que receberá o pianista cubano Roberto Fonseca, o trompetista japonês Takuya Kuroda, a baixista dinamarquesa Ida Nielsen, a cantora Americana Deanna Bogart, o gaitista americano de blues e R&B Hook Herrera, a lendária banda A Cor do Som – ganhadora do Grammy Latino 2021 pelo melhor disco de música instrumental, Blues Etílicos, Blues Beatles, a Banda Mulheres do Blues, Nelson Farias Jazz Quarteto, Márvio Ceribelli Quinteto, Tony Gordon, entre outros músicos.
O circuito chega a Niterói nos dias 24, 25 e 26 de junho reunindo o pianista Roberto Fonseca, o trompetista Takuya Kuroda, a baixista Ida Nielsen, a americana Deanna Bogart, o gaitista americano Hook Herrera, o cantor americano de R&B e soul music Lorenzo Thompson, o guitarrista Jimmy Burns (USA), a banda A Cor do Som, Blues Etílicos, Tony Gordon, Nico Rezende com Tributo a Chet Baker, Blues Beatles, As Mulheres do Blues, entre outros.
E fechando o Circuito Sesc de Jazz e Blues, a cidade de Barra do Piraí realiza o evento entre os dias 15 e 17 de julho. Entre as atrações estão Léo Gandelman, Banda do Síndico, Tony Gordon, Taryn Szpilman, Blues Beatles, Blues Etílicos, Banda Base além de diversas bandas locais.
“Temos o desejo de levar à população destas cidades e seus turistas o melhor do jazz, do blues, lazer, cultura, além de outras atividades culturais como oficinas, palestras, exposições para as praças, as praias, enfim, lugares públicos, fazendo com que as pessoas destas conheçam ainda mais o trabalho do Sesc RJ. Por meio do Circuito Sesc de Jazz & Blues, queremos incentivar o desenvolvimento econômico, turístico, social e cultural das cidades, possibilitando a injeção de capital durante sua realização. Como exemplo, temos o Festival de Rio das Ostras que, de acordo com pesquisas realizadas pela FGV-RJ e SEBRAE, nas suas últimas seis edições, injetou cerca de R$ 9 milhões em média nos quatro dias de sua realização”, afirma Stenio Mattos, produtor cultural e responsável pela organização do Circuito.
O evento vem confirmar a importância e a relevância do Sesc RJ no fomento da cultura nacional. Com este circuito, a instituição ajudará a fortalecer os municípios participantes, suas comunidades, artistas, gestores e as cadeias produtivas locais além de levar mais entretenimento e diversão para a sua população.
O Circuito Sesc de Jazz & Blues conta com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.
Circuito Sesc de Jazz & Blues: cidades receberão grandes shows gratuitos
Todas as etapas do Circuito terão como finalidade formar público, alavancar o turismo, gerar renda, atrair negócios, ofertar cultura, democratizar o acesso ao bem cultural, por meio de sua total gratuidade, além de estimular a economia das cidades, bem como assumir a responsabilidade social de estender suas ações para além dos palcos, criando projetos culturais e sociais durante o ano. Vale destacar que o festival estará imbuído de difundir e implementar as metas de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU (ODS) já nesta edição de 2022.
RIO DAS OSTRAS JAZZ E BLUES JÁ RECEBEU 1 MILHÃO DE PESSOAS
Embrião do que agora é um circuito por cinco cidades, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival acontece há 17 anos, atraindo um público de aproximadamente 80 a 100 mil pessoas por edição, durante os quatro dias de sua realização, incluindo turistas estrangeiros e pessoas de todo o país. Desde a sua criação, em 2003, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival realizou mais de 550 shows, 100 palestras e workshops para cerca de 1 milhão de espectadores.
A programação paralela inclui, no Espaço Arthur Maia (antiga Casa do Jazz), shows de novas bandas de cidades do norte-fluminense e da Costa do Sol, com apresentações nos intervalos dos shows principais. O Festival traz ainda o Clube do Vinil, espaço onde os aficionados e colecionadores das famosas “bolachas” poderão trocar ideias, comprar e trocar seus discos.
Número de atrações, palcos e total de shows Circuito Sesc de Jazz & Blues – Rio das Ostras 2022:
– 13 bandas principais, sendo 6 internacionais e 7 nacionais e 4 bandas da cidade de Rio das Ostras que se revezarão nos palcos de Costazul, Iriry e Boca da Barra;
– 3 bandas de novos talentos, músicos da região da Costa do Sol e Norte Fluminense que já estão na estrada a algum tempo querendo mostrar o seu novo trabalho. As apresentações serão no Palco da Praça de São Pedro;
– 9 bandas regionais que se apresentarão na Casa do Jazz (palco de Costazul) de quinta-feira a sábado.
Total de Shows – 31, sendo 22 pelos quatro palcos e nove no Espaço Arthur Maia.
Cast do Festival
O pianista cubano Roberto Fonseca, o trompetista japonês Takuya Kuroda, a baixista dinamarquesa Ida Nielsen, a cantora Americana Deanna Bogart, o gaitista americano de blues e R&B Hook Herrera, a lendária banda A Cor do Som, Blues Etílicos, Blues Beatles, A banda Mulheres do Blues, Nelson Farias Jazz Quarteto, Márvio Ceribelli Quinteto, Tony Gordon, entre outras atrações.
CIRCUITO SESC DE JAZZ E BLUES – RIO DAS OSTRAS – 16 a 19 de junho 2022
Palcos e Programação
DIA 16 – Quinta-Feira: início às 17h
Palco Boca da Barra – Jazz
Show das 17h às 18h15 – TAKUYA KURODA Jazz Quartet (USA)
Palco de Costazul – Shows no palco Principal a partir das 20h30
Abertura às 20h com shows no Espaço Arthur Maia (Casa do Jazz)
Shows no palco Principal a partir das 20h30
– Orquestra de Sopros de R.O.
– Nelson Farias Quarteto – participação especial de Chico Chagas
– Hook Herrera Blues Band (USA)
– Mulheres do Blues
DIA 17 – Sexta-feira
Palco Novos Talentos – Bandas de Rio das Ostras e norte-fluminense
– Show às 11h15 às 12h15 – Atrações a confirmar
Palco Iriry – Blues
– Show às 14h às 15h15 – Blues Beatles
PALCO BOCA DA BARRA – Jazz
– Show às 17h às 18h15 – Ida Nielsen (Dinamarca)
Palco Costazul
Abertura às 20h com shows no Espaço Arthur Maia (Casa do Jazz)
Shows no palco Principal a partir das 20h30
– Márvio Ciribelli Jazz Quarteto
– Takuya Kuroda Jazz Quartet (USA)
– Deanna Bogart Blues Band (USA)
– Blues Etílicos
DIA 18 – Sábado:
Palco Novos Talentos – Bandas de Rio das Ostras e norte-fluminense
– Show às 11h15 às 12h15
Palco Iriry
– Show às 14h às 15h15 – Deanna Bogart Blues Band (USA)
PALCO BOCA DA BARRA – Jazz
– Show às 17h às 18h15 – Hook Herrera Blues Band (USA)
Palco Costazul
– Abertura às 20h com shows no Espaço Arthur Maia (Casa do Jazz)
Shows no palco Principal a partir das 20h30
– Tony Gordon
– Roberto Fonseca (Cuba)
– Ida Nielsen (Dinamarca)
– A Cor Do Som
DIA 19 – DOMINGO:
Palco Novos Talentos – Bandas de Rio das Ostras e norte-fluminense
– Show às 11h15 às 12h15
Palco Iriry
– Show às 13h15h às 14h30 – (atração a confirmar)
– Show às 15h30min às 17h – A Cor Do Som
CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES – BÚZIOS – 13 a 15 maio 2022
O mix entre o jazz e o blues, a união da nova com a antiga geração será essência da etapa Búzios, que reunirá grandes talentos nacionais e internacionais. Serão 10 shows, distribuídos em dois palcos, resgatando o papel da cidade como um dos principais polos culturais e turístico do estado do Rio de Janeiro e fortalecendo o balneário como referência para o turismo nacional e internacional.
Público estimado de 15 mil pessoas nos 3 dias
Cast do Festival
O saxofonista americano Sax Gordon Beadle & Just Groove, Léo Gandelman, Tony Gordon, Nico Rezende Tributo a Chet Baker, Taryn Szpilman Blues Band, Blues Beatles, As Mulheres do Blues, Victor Biglione e Wagner Tiso, entre outros.
Palcos e Programação
Palco Praia dos Ossos – Palco jazz e Instrumental
Dias 14 e 15 junho – a partir das 16h
Dia 14 – Abertura Banda local (16h). Show com As Mulheres do blues (17h)
Dia 15 – Abertura Banda local (16h). Show com Taryn Szpilman (17h)
Palco Praça Santos Dumont – Palco principal
Dias 13, 14 e 15 maio – a partir das 20h30
Dia 13
20h30 – Léo Gandelman
22h – Tony Gordon
23h30 – Blues Etílicos
Dia 14
20h30 – Nico Rezende – Tributo a Chet Baker
22h – Sax Gordon Beadle & Just Groove
23h30 – Blues Beatles
Dia 15
20h – Abertura banda da cidade
20h30 – Victor Biglione e Wagner Tiso
CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES – PARATY – 10 a 12 junho 2022
Público estimado em 20 mil pessoas nos 3 dias
A concepção do festival acontecerá sobre o esplendor da natureza local, suas igrejas, as famosas ruas de pedras e suas construções do século passado. Serão 16 shows, distribuídos em quatro palcos pela cidade, com programação e horários bem definidos para que o público possa desfrutar e curtir todos os shows programados para cada palco, sem perder uma atração do festival.
Cast do Festival
O pianista cubano Roberto Fonseca, a cantora Americana Deanna Bogart, o cantor americano de R&B e soul music Lorenzo Thompson, o guitarrista Jimmy Burns (USA), A Cor do Som, o trio Azymuth, a Banda do Síndico, a banda de Blues As Mulheres do Blues, Tony Gordon, Nico Rezende com Tributo a Chet Baker, Márvio Ciribelli Quarteto Blues, Beatles e a cantora de blues Taryn Szpilman.
Palcos e Programação (4 palcos)
Palco Giratório: dias 11 e 12 de junho a partir das 11h
Sábado – Ari Borger Órgão Trio
Domingo – Taryn Szpilman
Palco Matriz: Dias 10, 11 e 12 a partir das 20h30
Sexta-feira – Márvio Ciribelli + Tony Gordon + A Cor Do Som
Sábado – Roberto Fonseca + Deanna Bogart + Banda Do Síndico
Domingo – Mulheres do Blues + Lorenzo Thompson
Palco Santa Rita: Dias 11 e 12, shows das 14h às 15h30
Sábado – Blues Beatles
Domingo – Deanna Bogart
Palco Sesc (na unidade Sesc): Dias 11 e 12 às 16h e 17h30
Sábado – Banda Local + Nico Rezende
Domingo – Banda Local + Jimmy Burns
CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES – NITERÓI – 24 a 26 junho 2022
O Circuito Sesc de Jazz & Blues – Niterói acontecerá a céu aberto nos dias 24, 25 e 26 de junho. Com um palco principal à beira mar na Praça do Rádio Amador (São Francisco), além de palcos secundários no Campo de São Bento (Icaraí), Horto do Fonseca (Fonseca) e Horto do Barreto (Barreto), nos seguintes dias e horários: 24 de junho das 19h às 23h, no dia 25 das 17h à 01h e no dia 26 das 17h às 24:00h.
Público estimado 40.000 nos 3 dias
Serão cerca de 20 shows em três dias de evento, além de oficina musical para os jovens da Orquestra de Cordas da Grota. O festival vai colaborar para aumentar a visibilidade nacional da cidade, visando torná-la como um dos principais polos culturais e turístico do estado do Rio de Janeiro.
Cast do Festival
O pianista cubano Roberto Fonseca, o trompetista japonês Takuya Kuroda, a baixista dinamarquesa Ida Nielsen, a cantora Americana Deanna Bogart, o gaitista americano Hook Herrera, o cantor americano de R&B e soul music Lorenzo Thompson, o guitarrista Jimmy Burns (USA), vencedora do Grammy Latino 2021de melhor disco de música instrumental – a lendária A Cor do Som, Blues Etílicos, Tony Gordon, Nico Rezende com Tributo a Chet Baker, Blues Beatles, As Mulheres do Blues, entre outros.
CIRCUITO SESC DE JAZZ & BLUES – BARRA DO PIRAÍ – 15 A 17 DE JULHO
New Orleans, um dos berços do Jazz, e as águas do Mississipi, berço do blues, irão desaguar em Barra do Piraí trazendo grandes talentos nacionais e internacionais, em apresentações imperdíveis numa das localidades mais charmosas do Vale do Café. Serão três dias para respirar e sentir intensamente o jazz, o blues e a música Instrumental.
O Circuito Sesc de Jazz & Blues – Barra do Piraí reunirá alguns dos melhores nomes do jazz e blues: Léo Gandelman, Banda do Síndico, Tony Gordon, Taryn Szpilman, Blues Beatles, Blues Etílicos, Banda Base e bandas locais.
Público estimado: 12 mil pessoas nos três dias do festival
A concepção do festival se dará sobre o esplendor da natureza local, no belo distrito de Ipiabas, com programação em horários definidos e com uma estrutura de palco, restaurantes ao ar livre. Os shows de sexta à sábado acontecerão a partir das 20h e no domingo a partir das 13h.
PALCO E PROGRAMAÇÃO: a partir das 20h
Todos os shows serão realizados em palco montado ao lado da centenária e histórica Estação de Ipiabas, estação de trem recém reformada
Dia 15 / 07 – sexta-feira
21h às 22h – Léo Gandelman
22h20 às 23h20 – Banda Base
23h40 às 24h50 – Banda do Síndico
Dia 16 / 07- sábado
20h às 20h40 – Banda Local – Instrumental
21h às 22h – Blues Etílicos
22h20 às 23h20 – Tony Gordon
23h40 às 24h50 – Blues Beatles
Dia 17 / 07 – domingo – a partir das 13h
13h – Banda Local – Instrumental
14h – Taryn Szpilman Jazz & Blues Band