CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO 33º CURTA KINOFORUM NESTA SEXTA-FEIRA, 26/08,

 

Acontece nesta sexta-feira, 26/08, às 20h00, na Cinemateca Brasileira (São Paulo), a cerimônia de premiação do 33º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum.

Conduzido pela apresentadora Adriana Couto, no evento são anunciadas as produções vencedoras dos diversos prêmios oferecidos pelo evento e por empresas, instituições, plataformas de streaming e emissoras de TV parceiras.

Além dos dez curtas brasileiros e os dez títulos internacionais favoritos pelo público, na ocasião são divulgados os seguintes prêmios, troféus e menções:

 

  •  Prêmio Revelação (para diretores de curtas brasileiros realizados em cursos de cinema ou audiovisual);
  •  Prêmio Canal Brasil de Curtas (para filme dos Programas Brasileiras);
  •  Prêmio TV Cultura (para curta produzido no Estado de São Paulo);
  •  Prêmio SescTV (para um filme brasileiro e um filme estrangeiro realizados por diretores estreantes);
  •  Prêmio Porta Curtas e Canal Curta! (para filme da Mostra Brasil s);
  • Menção TV Cultura para Novos Olhares (para curtas produzidos em oficinas de realização audiovisual);
  •  Prêmio API – Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro (para um filme da mostra Limite e para um filme da Mostra Latino-Americana);
  • Destaque LGBT+: Troféu “Borboleta de Ouro” (para curtas que tratam da diversidade sexual: um brasileiro, um estrangeiro e um prêmio especial); e
  • Troféu “Kaiser” – Destaque ABCA para Melhor Animação (para filme com melhor animação).

 

Curta Cinemateca

Antecedendo a Cerimônia de Premiação, é exibido ao ar livre, a partir das 18h30, o programa especial Curta Cinemateca, preparado conjuntamente pelo festival e a área de difusão da Cinemateca Brasileira. São cinco títulos, incluindo documentários, experimentais e ficções, assinados por cineastas brasileiros relevantes. “Nitrato” (1974), de Alain Fresnot, denuncia a situação precária da Cinemateca à época. Já em “Cinemateca Brasileira” (1993) o início da transferência das instalações da entidade para a sede atual é registrado pelo criativo diretor Ozualdo Candeias. Carlos Adriano faz em “Festejo Muito Pessoal” (2016) um ensaio poético inspirado no artigo “Festejo Muito Pessoal”, de Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977). A ficção “A Grávida da Cinemateca” (2016), de Christian Saghaard, acompanha o drama de uma jovem funcionária da Cinemateca Brasileira que descobre estar grávida. E “Juvenília” (1994) é um polêmico trabalho de Paulo Sacramento à base de fotos fixas colhidas em p&b nas portas da Cinemateca.

 Festival continua

Até este domingo, 28/08, a programação do festival apresenta títulos das mostras Internacional, Latino-Americana, Brasil, Nocturnu – Cine Fantástico e de Horror, Por Uns Minutos a Mais, Mostra Infantil: Cuidar do Planeta é Tudo de Bom!, Oficinas de Realização Audiovisual, 10+ Internacional, 10+ Brasil e Mostra Brasil – Destaques.

Acessível a todo o território brasileiro, extensa programação continua disponível em plataformas digitais parceiras do evento. Na plataforma Itaú Cultural Play estão dois programas: Conexão Juventudes e Descobertas. Este último reúne sete títulos brasileiros que focalizam conteúdos e realizações de jovens. Na plataforma Sesc Digital estão programadas 74 obras dos Programas Brasileiros e das mostras Internacional, Latino-Americana e Infantojuvenil, parte deles com recursos de acessibilidade. Já no Porta Curtas estão disponibilizados 53 filmes da Mostra Brasil, para serem avaliados pelos usuários do portal de curtas-metragens. As obras concorrem ao Prêmio Porta Curtas / Canal Curta!, que oferece duas premiações aquisição no valor de R$ 5.000 (cinco mil reais) para dois filmes. O acesso pode ser feito pelo site oficial do festival: www.kinoforum.org.

 

33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum conta com patrocínio do Itaú, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, da Spcine e da Prefeitura Municipal de São Paulo. É uma realização da Associação Cultural Kinoforum, Sesc, Museu da Imagem e do Som e Cinemateca Brasileira

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação do Portal ArteCult.com - Rio de Janeiro. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *