A aventura épica baseada na obra de Frank Herbert estreia nos cinemas brasileiros em 21 de outubro
Em vídeo recente divulgado pela Warner Bros. Pictures, o público pode conferir em detalhes o trabalho desenvolvido por Donald Mowat, chefe do departamento de Cabelo e Maquiagem, e Denis Villeneuve, diretor, para dar vida aos personagens criados por Frank Herbert da forma mais realista possível.
“Eu gosto quando não dá para notar que é maquiagem”, afirma o diretor. “Eu comecei a trabalhar com o Donald Mowat e fiquei impressionado com a sensibilidade dele. Ele é muito sutil e preciso”, complementa.
Desde a cicatriz de Gurney Halleck, personagem interpretado por Josh Brolin, até o Barão Vladimir Harkonnen que, com todas as próteses e maquiagens, deixou o ator Stellan Skarsgård praticamente irreconhecível, cada detalhe foi pensado em conjunto para que o público pudesse identificar e, principalmente, acreditar no que está vendo. “Às vezes, as coisas mais simples são as mais difíceis de as pessoas acreditarem. Os Harkonnens têm um rosto bem barbeado, bem liso e com sobrancelhas apagadas, que é uma maquiagem muito complexa”, afirma Mowat.
Apesar de pensarem todos os aspectos de cada um dos personagens com o mesmo cuidado, um deles, em especial, demandou um trabalho especial por parte da equipe: o Barão Vladimir Harkonnen, uma figura imensa e assustadora que, sem a devida atenção, corria o risco de se tornar algo caricato. “Eu sabia que o Barão seria grande, mas ele é enorme! Uns amigos que moram na Suécia criaram a vestimenta e é um megaempreendimento”, conta o chefe do departamento de cabelo e maquiagem.
Duna chega aos cinemas de todo o Brasil em 21 de outubro de 2021. Para mais informações sobre a programação, consulte o cinema da sua região.
Confira o featurette:
Confira o Trailer:
Sobre o filme:
O cineasta indicado ao Oscar, Denis Villeneuve (“A Chegada”, “Blade Runner 2049”), dirige Duna, adaptação para o cinema do best-seller seminal de Frank Herbert, uma produção da Warner Bros. Pictures e Legendary Pictures.
Uma jornada do herói mítica e emocional, Duna conta a história de Paul Atreides, jovem talentoso e brilhante que nasceu com um destino grandioso, para além até da sua própria compreensão, e precisa viajar ao planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua família e de seu povo. Enquanto forças malévolas levam à acirrada disputa pelo controle exclusivo do fornecimento do recurso mais precioso existente no planeta – capaz de liberar o maior potencial da humanidade, apenas aqueles que conseguem vencer seu medo vão sobreviver.
Duna é estrelado pelo ator indicado ao Oscar Timothée Chalamet (“Me Chame Pelo Seu Nome”, “Adoráveis Mulheres”), por Rebecca Ferguson (“Doutor Sono”, “Missão: Impossível – Efeito Fallout”), Oscar Isaac (franquia “Star Wars”), pelo ator indicado ao Oscar Josh Brolin (“Milk: A Voz da Igualdade”, “Vingadores: Guerra Infinita”), por Stellan Skarsgård (série da HBO “Chernobyl”, “Vingadores: Era de Ultron”), Dave Bautista (“Guardiões da Galáxia”, “Vingadores: Ultimato”), Stephen McKinley Henderson (“Um Limite Entre Nós”, “Lady Bird: A Hora de Voar”), Zendaya (“Homem-Aranha: Longe de Casa”, série da HBO “Euphoria”), Chen Chang (“O Tigre e o Dragão”), David Dastmalchian (“Blade Runner 2049”, “Batman: O Cavaleiro das Trevas”), Sharon Duncan-Brewster (“Rogue One: Uma História Star Wars”, série da Netflix “Sex Education”), pela atriz indicada ao Oscar Charlotte Rampling (“45 Anos, “Assassin’s Creed”), por Jason Momoa (“Aquaman”, série da HBO “Game of Thrones”) e pelo vencedor do Oscar Javier Bardem (“Onde os Fracos Não Têm Vez”, “007 – Operação Skyfall”).
Dennis Villeneuve dirigiu Duna a partir do roteiro coescrito com Jon Spaihts e Eric Roth, baseado no romance homônimo escrito por Frank Herbert. O filme é produzido por Mary Parent, Cale Boyter, Joe Caracciolo Jr. e Villeneuve. Os produtores executivos são Tanya Lapointe, Joshua Grode, Herbert W. Gains, Jon Spaihts, Thomas Tull, Brian Herbert, Byron Merritt e Kim Herbert.
Na equipe de produção, o diretor voltou a trabalhar com o desenhista de produção Patrice Vermette (“A Chegada”, “Sicario: Terra de Ninguém”, “A Jovem Rainha Vitória”) e o editor Joe Walker (“Blade Runner 2049”, “A Chegada”, “12 Anos de Escravidão”), ambos com duas indicações ao Oscar; o supervisor de efeitos especiais Paul Lambert (“O Primeiro Homem”, “Blade Runner 2049”), vencedor de dois prêmios Oscar; e o supervisor de efeitos especiais vencedor do Oscar, Gerd Nefzer (“Blade Runner 2049”). Em Duna, Dennis Villeneuve colabora pela primeira vez com o diretor de fotografia indicado ao Oscar Greig Fraser (“Lion: Uma Jornada para Casa”, “A Hora Mais Escura”, “Rogue One: Uma História Star Wars”); a figurinista Jacqueline West (“O Regresso”, “O Curioso Caso de Benjamin Button”, “Contos Proibidos do Marquês de Sade”), indicada três vezes ao Oscar; o cofigurinista Bob Morgan; e o coordenador de dublês Tom Struthers (trilogia “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, “A Origem”). O compositor Hans Zimmer (“Blade Runner 2049”, “A Origem”, “Gladiador”, “O Rei Leão”), vencedor do Oscar e com diversas indicações ao prêmio, é o responsável pela trilha sonora.
A Warner Bros. Pictures e a Legendary Pictures apresentam Duna, uma produção da Legendary dirigida por Denis Villeneuve. O filme será lançado nos cinemas brasileiros em 21 de outubro de 2021.
ArteCult – Cinema & Companhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!
@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado, @cineelaw e @marimastrange
#VamosParaOCinemaJuntos