Não perca “Ancestralidades Contemporâneas“, primeira individual da fotojornalista Cacau Fernandes, que está na Grande Galeria do Centro Cultural LIGHT até 1º de março. Usando toda sua sensibilidade e as técnicas de fotojornalismo, Cacau registrou imagens sensacionais de quatro manifestações culturais do interior do Brasil: “Os Cão de Jacobina” e “Nêgo Fugido”, na Bahia, “Lambe Sujo e Caboclinhos”, em Sergipe, e “O Bloco da Lama”, no Rio de Janeiro.
Segundo o escritor, poeta e curador da exposição Tchello d´Barros, as 40 magistrais fotografias da exposição são:
“… olhares mais poéticos que documentais sobre grupos sociais que celebram seus corpos numa dimensão, ora sagrada, ora profana” (veja apresentação completa do curador no final deste review)
Cacau conta que a idéia da exposição partiu de alguns amigos:
“Olhando as minhas fotos que retratavam o carnaval e outras festas afro-brasileiras, surgiu o conceito ancestralidade. E a jornalista Cristina Chacel sugeriu o nome ‘Ancestralidades Contemporâneas’, aceito na hora. Os mesmos amigos se juntaram para viabilizar financeiramente a exposição, não há qualquer verba de lei de fomento ou de editais. As fotos foram feitas ao longo de cinco anos. Fui a essas festas com os fotógrafos consagrados Severino Silva e Alex Ribeiro, em um projeto junto a um fotógrafo chinês da Cannon. Este é o resultado”, conta Cacau.“Pude descobrir um Brasil que o próprio Brasil desconhece. As obras têm em comum manifestações culturais que remontam a época da escravidão no País. Nada mais propício do que trazer isso à tona neste momento nacional. As pessoas precisam saber e entender as pluralidades do nosso Brasil”, conclui Cacau Fernandes.
CONFIRA ALGUMAS IMAGENS DA EXPOSIÇÃO :
OS CORPOS TRANSCENDENTES DE CACAU FERNANDES, nas palavras do escritor e curador desta exposição, Tchello d´Barros :
Trata-se de uma verdadeira viagem ao nosso folclore, às nossas tradições e festas populares, de uma maneira bem diferente daquela normalmente apresentada nos livros didáticos. Nas imagens de Cacau transborda e explode a alegria do povo brasileiro, apesar de todas suas mazelas e descaso dos seus governantes, que insistem em atirar este povo numa lama muito diferente daquela registrada por Cacau no “Bloco da Lama” do Rio.
RAPHAEL GOMIDE
SERVIÇO
- Quando: de 21/01 a 1º de março.
- Onde: Centro Cultural Light (Grande Galeria) que fica na Av. Mal. Floriano 168, no Centro do Rio de Janeiro (RJ).