Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou! leva a luta antimanicomial para a Avenida Pasteur no Carnaval 2026

Foto: Ator Paulo Betti  | Crédito: Pâmela Perez

 

Cortejo acontece no dia 8 de fevereiro, na Urca, e reafirma o carnaval como espaço de inclusão, liberdade e participação coletiva.

O Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou!, referência no carnaval de rua do Rio de Janeiro pela defesa da luta antimanicomial, desfila no dia 8 de fevereiro de 2026, pela Avenida Pasteur, na Urca, reforçando o carnaval como espaço de inclusão, liberdade e participação coletiva. O cortejo, embalado pela bateria da Portela, passa em frente ao Bondinho do Pão de Açúcar e chega até as areias da Praia Vermelha, com participações especiais dos blocos Céu na Terra e Vem Cá Minha Flor.
Para o Carnaval de 2026, o coletivo apresenta o enredo “O Cavalo Azul do Cuidado em Liberdade e a Chama Acesa de Franco Basaglia”, homenagem ao psiquiatra italiano Franco Basaglia, que, ao lado de Franca Ongaro Basaglia, revolucionou a atenção psicossocial na Itália e inspirou o movimento antimanicomial no Brasil. O bloco trará para a avenida a sua nova alegoria, a escultura em fibra de vidro do cavalo azul, ícone internacional da luta antimanicomial.
O ator Paulo Betti, simpatizante da causa de uma sociedade sem manicômios, vem na comissão de frente representando Franco Basaglia, acompanhado de Rosa Brunchaft, artista e usuária do Caps Franco Basaglia, que irá encarnar Franca Basaglia.
Militantes históricos de diversos estados do país estarão presentes na ala da velha guarda da saúde mental, integrada a novas gerações de militantes da causa de uma sociedade sem manicômios, que segue atual e necessária.
Coordenado pelo psicanalista e doutor em Saúde Coletiva Alexandre Ribeiro Wanderley, o bloco foi fundado em 2004 a partir da atuação conjunta de usuários e profissionais de serviços da rede pública de saúde mental, com o objetivo de promover a inclusão social por meio da cultura e do carnaval de rua, território onde todos são convidados a participar.
Mais do que um bloco, o Tá Pirando, Pirado, Pirou! transforma o carnaval em ato político e cultural, mantendo viva a chama da luta antimanicomial e reafirmando o direito à cidade, à festa e à liberdade.
SERVIÇO:
Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou!
  • Desfile: Avenida Pasteur, Urca – Rio de Janeiro
  • Data: 8 de fevereiro de 2026
  • Concentração: 15h, na altura da UNIRIO

Author

Redação do Portal ArteCult.com Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Rapha Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *