Anna Maria Fernandes é escritora, poeta, E é também uma das mais reconhecidas poetas do círculo literário do Rio de Janeiro.
O seu segundo livro, Seiva e sumo, recebeu o Prêmio Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1973. O livro teve coedição com o Instituto Nacional do Livro – MEC e foi lançado em 1975. Seiva e sumo recebeu várias Menções Honrosas, entre elas uma em 2012 da União Brasileira de Escritores (UBE), referente a ensaio sobre a vida e a obra do escritor Jorge Amado. O seu livro Sol do ser/Sol de dentro ficou entre 0s dez finalistas do concurso da Biblioteca Nacional em 2018. Já seu livro Selvagem liturgia da palavra teve prefácio do grande poeta Tanussi Cardoso, um dos colunistas do ArteCult.
A Literatura está no DNA de Anna Maria. Seu tio Jorge Fernandes era poeta modernista, e Mário de Andrade, após reunir-se em Natal com ele e Câmara Cascudo, gostou tanto dos poemas de Jorge que os declamou na Semana de Arte Moderna.
E agora, Anna Maria está lançando amanhã, dia 17/7, das 19h às 22h, no Verso Café Cultural do Leblon (Av. Ataulfo de Paiva 1120, loja B) seu décimo livro de poesia: Atestado de sanidade poética firmado em cartório, pela Ventura Editora.
O livro também será lançado no dia 19/8, em São Paulo, no Sarau do Vlado Lima. Depois, no dia 19/09, na UFRN em Natal!
ENTREVISTA EXCLUSIVA COM A AUTORA
O ArteCult aproveitou a oportunidade para conversar com Anna Maria Fernandes sobre o lançamento de Atestado de sanidade poética firmado em cartório e outros assuntos. Confira abaixo:
A partir da minha experiência pessoal, fui muito reprimida em relação a minha vocação de poeta. Casei muito cedo, meu primeiro marido, quando me encontrou às duas da manhã escrevendo um poema me chamou de louca. Ele dizia que eu tinha muito pouco tempo para cuidar das meninas e tinha que dormir mais cedo para acordar com disposição. Ele me proibia de atender ao chamado do meu coração. Quanto a todo mundo ter um pouco, de poeta, médico e louco, não é que esse ditado tem um fundo de verdade?
Ele foi criado baseado nesse jeito irreverente do brasileiro, conhecido como um curioso ser palpiteiro em relação aos remédios, ele tem sempre o nome de um ” milagroso” para recomendar. Quanto a ser poeta, o brasileiro em geral é muito criativo, e quem nunca “cometeu” um verso, principalmente para seduzir o outro? Sobre ser louco, quem não é, atire a primeira pedra.
3) Atestado de sanidade poética firmado em cartório é seu décimo livro de poesia. Algum deles você considera o preferido?
O livro de que tenho orgulho, sem vaidades fúteis, é o meu segundo: Seiva e sumo. Quando eu soube do prêmio, fiquei muito feliz, mas não tive a percepção de quanto ele foi importante na minha vida poética. Só mais tarde é que senti a sua força. Ganhei o prêmio Olavo Bilac, da ABL e depois a coedição com o Instituto Nacional do Livro-MEC e me senti compromissada seriamente com a poesia, senti também orgulho e passei, como minha própria amiga, a me respeitar mais. No entanto, desde cedo a poesia me resgatou e me reinventou. Fez leve o passar dos meus anos: poeta não tem idade nem prazo de validade.
Os poetas lidos e relidos, alguns foram meus professores, como Lêdo Ivo e Affonso Romano de Sannt’Anna. Outros tantos, entre eles Drummond, Quintana, Manuel Bandeira, Murilo Mendes, Gullar, Vinicius de Moraes.
ATESTADO DE SANIDADE POÉTICA
No desassossego do mundo
Preservar a ternura é tudo.
Viver, às vezes, dói muito
Nos impõe uma realidade
Que desmotiva, se desdizNão serei uma andorinha
Que sozinha não faz verão.
Meu tempo é o da poesia
Onde cantam os sabiás.Minha diversão
É brincar com as palavras.Tão bom sentar com amigos
Numa mesa de bar
Sem que nada pese
Bebericando, conversando
Sobre letras e sons
Amenizando os revezes.Sofro de lirismo
Tenho crises de ternura.
Excessos me deixam
Em estado de loucura.
É de nascença, não tem cura.Levo comigo
O coração pulsante
O olhar no horizonte
Descortinando infinitos.Não me rendo rimas ociosas.
Por dentro, solto o verbo
Solto a voz, falo às soltas.Em tempo de poesia
Tenho muito a desvendar:
Uma carta na manga
Um brilho, um cheiro no ar.
Uma resposta pronta
À pergunta que afronta.Em tempo de poesia
Tenho tanto a guardar
A aguardar
A resguardar.
Ah, sê bem-vinda, Poesia!Bendito seja o teu fruto!
Com ele no céu da boca
Ou na ponta da língua
Sempre tenho na vida
O que celebrar.
Confira o convite para esse lançamento na Café Verso Cultural:
SOBRE A AUTORA
Anna Maria Fernandes é jornalista graduada pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso e graduada em Direito pela Faculdade Bennet. É escritora e poeta premiada pela Academia Brasileira de Letras (ABL), tendo recebido o Prêmio Olavo Bilac em 1973. Já possui 10 livros de poesia, sendo o último, Atestado de sanidade poética firmado em cartório (Ventura Editora), a obra que está sendo lançada amanhã, dia 17/7, das 19h às 22h, no Verso Café Cultural do Leblon (Av. Ataulfo de Paiva 1120, loja B).
Siga Anna Maria Fernandes nas redes sociais:
Sobre a Ventura Editora
A Ventura Editora atua há anos publicando livros de poetas e escritores do Rio de Janeiro e de outros locais do Brasil. Tendo o premiado poeta, escritor e sócio-proprietário Jorge Ventura à frente, a editora proporciona aos escritores suporte completo no processo de publicação da obra, sempre com respeito e profissionalismo.
Sobre a Editora Iniciatta
A Editora Iniciatta se apresenta como a mais nova porta de entrada para escritores iniciantes que procuram uma oportunidade de ter seu primeiro trabalho publicado. Editora Iniciatta é um selo da Ventura Editora.
Sobre Jorge Ventura
Jorge Ventura é escritor, roteirista, editor, ator, jornalista e publicitário. Tem pós-graduação em Marketing e Didática do Ensino Superior. Possui dez livros publicados e participação em dezenas de coletâneas e antologias nacionais e estrangeiras. É presidente da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ) , vice-presidente da Academia Brasileira de Letras e Artes pela Paz (ABLAP) , titular do Pen Clube do Brasil, membro diretor da União Brasileira de Escritores (UBE–RJ) e um dos integrantes do grupo Poesia Simplesmente. Recebeu diversos prêmios, em nível nacional e internacional, como autor e intérprete. Tem poemas vertidos para o inglês, o francês, o espanhol, o italiano e o grego. É sócio-proprietário da Ventura Editora e da Editora Iniciatta.
SERVIÇO
Lançamento de ATESTADO DE SANIDADE POÉTICA FIRMADO EM CARTÓRIO
- ONDE: Verso Café Cultural – Av. Ataulfo de Paiva, 1120 – Loja B – Leblon. Rio de Janeiro (RJ)
- QUANDO: Quarta-feira, 17 de março de 2024, das 19 às 22 horas.
- REVISÃO: Victor Colonna
- CAPA: Jose Manuel Diaz
- PROGRAMAÇÃO VISUAL: Victor Marques
Minha amiga e ótima poeta. Sucesso total no lançamento. Grande beijo meu
Parabéns, Ana!