AROMA e SABORES: A retomada do festival gastronômico em Itanhandu, no sul de Minas Gerais

Pois é.

O RIO GASTRONOMIA passou, e eu, dessa vez, para minha (profunda) tristeza, não pude participar. Por certo, foi um grande sucesso, tantas eram as atrações e expectativas em torno do evento. E, lógico, como amante da boa gastronomia, fiquei um tanto frustrado por não ter comparecido…

Mas aí, como um sopro de alegria e alento, espantando pra longe toda essa frustração, tomei conhecimento da retomada dos festivais de gastronomia  em Itanhandu , município localizado no sul de Minas Gerais, que realizará a quarta edição do AROMAS e SABORES. O festival que, por motivos políticos – a política, jamais, deveria interferir nos assuntos relativos à Cultura! –  seguidos pelas restrições impostas pela pandemia, não foi realizado nos últimos anos, sendo que a última edição foi em 2016, da qual participei, e menciono ela em artigo anterior aqui no ARTECULT , volta a ser realizado. E, dessa vez, em grande estilo e com um formato bem legal – e profissional.

A Administração Municipal (2021/2024), conforme proposto no seu plano de governo, retomou a realização do Festival “AROMAS e SABORES de ITANHANDU“, edição 2022, sob a organização do turismólogo e especialista em gestão e Produção Cultural com Ênfase em Economia Criativa pela FGV, Luis Gustavo Franco da Rosa, atual Secretário de Turismo e Cultura, da administração de Paulo Henrique Pinto Monteiro.

Fiz contato com o Secretário atrás de maiores informações. Afinal, mesmo de longe, torcia para que o evento voltasse a ser realizado, tendo em vista que outros municípios localizados na chamada “Terras Altas da Mantiqueira”, como Passa Quatro, já possuem festivais gastronômicos de grande sucesso, que se encontram definitivamente inseridos no calendário da região. E Itanhandu, com todo o potencial que apresenta, não poderia, sob nenhuma hipótese, continuar de fora…

Ele me informou que, para a seleção dos restaurantes e patrocinadores, foram abertos editais, permitindo que quaisquer interessados, que atenderem às exigências estabelecidas, se inscrevessem para participar. Não tive acesso ao termos dos referidos certames, mas achei bastante interessante a medida, uma vez que torna o processo bem mais democrático.

Outra premissa que considero de grande relevância é a valorização dos pequenos produtores locais. Afinal, a temática do festival é a “mineiridade e a valorização dos produtos produzidos em Itanhandu e região“. Esse pedacinho encantado do Brasil conta com produção de queijos artesanais de altíssima qualidade, inclusive de búfala, bem como de cogumelos orgânicos, linguiças, azeites, ovos etc.

 

 

A programação é extensa e conta com diversas oficinas gastronômicas – estarei presente em uma delas, no dia 08/09/2022, a convite do chef Omar Barroso – além de shows e atrações diversas. O “cardápio”  é bastante diversificado e rico, atendendo a todos os gostos. Ressalto que, para as oficinas gastronômicas, as inscrições ocorrerão com trinta minutos de antecedência, e as vagas são limitadas.

Não dá para ficar de fora, né?  Confira:

O formato do Festival também inova em relação às edições anteriores. Ele se iniciou no dia 05/08/2022, com a denominação “FESTINS DA MANTIQUEIRA” e irá até o dia 03/09/2022. Nesse período, todos os estabelecimentos participantes estarão disponibilizando os pratos desenvolvidos especialmente para o festival, ocasião em que as pessoas terão a oportunidade de experimentá-los. São 13 restaurantes, distribuídos por toda a cidade. Depois, no período de 06/09/2022 a 11/09/2022 o AROMAS e SABORES se concentrará no Parque de Eventos e Exposições de Itanhandu, uma grande área já existente, mas que está sendo remodelada especialmente para receber o Festival.

Um olhar mais “profissional” foi dado aos detalhes, como na qualidade do material de divulgação,  inclusive contando com curadoria, fato inédito, que ficou sob a batuta do experiente chef mineiro Vitor Rabelo (@vitorarabelo), um pesquisador da cozinha caipira e especializado na gastronomia brasileira, que começou sua carreira aos 16 anos.

Como afirmei em artigo anterior, “os Eventos Gastronômicos, na minha opinião, possuem uma importância fundamental na medida em que são capazes de integrar uma cadeia de valor complexa, composta de inúmeros agentes, sejam eles a indústria de alimentos, o pequeno produtor, o prestador de serviço ou o varejo. Quando bem planejados e geridos, são capazes de revitalizar, de desenvolver, de dar visibilidade, tornando-se um espaço de interação e troca de experiências.”

Outro ponto que merece grande destaque é a atuação da Secretaria de Turismo e Cultura de Itanhandu na divulgação de seus eventos a ações através das redes sociais. O instagram @turismoeculturaitanhandu está sempre atualizado,  bem como o Facebook (https://www.facebook.com/TurismoeCulturadeItanhandu), trazendo todas a informações necessárias. Isso permite não só aquele que, efetivamente, reside no município se inteirar do que acontece, mas também àqueles que, como eu, acompanham Itanhandu de longe.

Por fim, gostaria de parabenizar os restaurantes que toparam ingressar na grande aventura da retomada do festival e criaram seus pratos especiais, valorizando sobremaneira os insumos dessa região tão rica. Por isso, não poderia finalizar esse artigo sem  mostrá-los, um a um. São muitas delícias reunidas…

E aí, deu água na boca?

Fica, aqui, o convite. É muito importante a participação de todos. Dessa forma, todo o esforço dessa retomada será recompensado e estar-se-á contribuindo, definitivamente, para a inserção do Festival AROMAS e SABORES de ITANHANDU no calendário de eventos da região, assim como tem acontecido com o FESTIVAL DE MÚSICA.

Parabéns aos envolvidos. Certamente será um grande sucesso.

Estaremos lá!!!

 

Até a próxima.

DEL SCHIMMELPFENG

@del.schimmelpfeng

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Author

Del Schimmelpfeng é Analista Judiciário do TJERJ, mas desde que se lembra - e coloca tempo nisso! - ama cozinhar! Apesar de ter feito as faculdades de arquitetura e direito, é se misturando aos pratos, panelas e temperos que se sente inteiro, completo, pleno. É autodidata, nunca fez curso de culinária, tampouco se imaginou um profissional da área. Considera-se apenas um curioso, que procura o conhecimento em tudo e que tenta, de todo jeito, viver da melhor forma possível - apesar de todas as dificuldades. Afinal, não haveria graça se elas não existissem... Participou da seletiva da segunda edição do Masterchef e da décima nona edição do reality "Jogo de Panelas", apresentado por Ana Maria Braga no programa "Mais Você" da Rede Globo, na qual sagrou-se campeão. Possui, ainda, textos publicados em livros de conto e poesia. Blog: http://delschimmelpfeng.blogspot.com Instagram: @del.schimmelpfeng

One comment

  • Parabéns a Itanhandu e a todos envolvidos. Desejo sinceramente muito sucesso.. .Muito boa a programação. Realmente gostaria muito de poder comparecer.. Tá muito atraente.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *