AC ENTREVISTA CINEMA E COMPANHIA : Confira a nossa entrevista exclusiva com o trio de diretoras da Segunda Temporada da Série RENSGA HITS!

Natalia Warth, Carol Durão e Isabella Gabaglia assinam juntas a direção da nova temporada, que estreia no dia 26 no Globoplay – produções audiovisuais dirigidas por mulheres ainda são minoria no Brasil

Isabella Gabaglia, Natalia Warth e Carol Durão (créditos: Peter Wrede)

Ontem (26) estreiou a segunda temporada da série Rensga Hits!, uma comédia romântica original Globoplay, de sucesso e com público fiel no serviço de streaming, com Alice Wegmann, Lorena Comparato, Deborah Secco e Fabiana Karla no elenco. A nova temporada foi dirigida pelas diretoras Natalia Warth, que cuidou da direção-geral, Carol Durão e Isabella Gabaglia – se tornando possivelmente a primeira série brasileira a ter um trio de diretoras no comando.

“Produções audiovisuais dirigidas por mulheres estão felizmente crescendo no país, mas, quando falamos em séries, ainda são poucas”, afirma Carol.

“Queremos dividir as oportunidades com os diretores homens, ter tanto espaço quanto eles, ser igualmente respeitadas”, diz Isabella.

Segundo o Anuário Estatístico do Audiovisual Brasileiro de 2023, publicado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), as mulheres são minoria na direção na TV paga – das obras brasileiras de espaço qualificado, 19% tiveram direção exclusivamente feminina, enquanto 69% tiveram direção exclusivamente masculina. Nos longas-metragens, a tendência se manteve – 23,6% dos filmes foram dirigidos exclusivamente por mulheres e 64,6% foram dirigidos exclusivamente por homens.

Para as diretoras, as vantagens de uma série dirigida por mulheres começam pelo olhar que diretoras dão para as personagens femininas.

“O nosso lugar no mundo interfere na nossa maneira de ver”, afirma Carol.

Mas essas vantagens vão além – a maneira de trabalhar das mulheres também é diferente, mais colaborativa e horizontal.

“Para mim, foi uma experiência muito singular, nós nos apoiamos muito no processo, comandamos a direção juntas”, conta Natalia.

Natalia Warth, Isabella Gabaglia e Carol Durão durante as gravações da nova temporada (créditos: Vitor Peruzze)

As três diretoras têm carreiras em ascensão e estão na casa dos 40 anos.

“Entendemos que estamos abrindo caminho para as próximas gerações”, diz Natalia.

Natalia é prata da casa da Globo e traz a experiência com novelas, algo importante para a narrativa da série. Ela dirigiu novelas como Malhação – Vidas Brasileiras e Mar do Sertão, além de séries como As Five e o filme Apaixonada, estrelado por Giovanna Antonelli.

Carol é diretora de comédia, elemento fundamental da série – tendo dirigido a primeira temporada de Rensga Hits!, o filme Doce Família, sucesso na Netflix, e programas como A Vila e Ferdinando Show, ambos do Multishow, além de vídeos para o Porta dos Fundos.

Isabella é uma das poucas diretoras de ação do audiovisual brasileiro, tendo dirigido Arcanjo Renegado 3, Verdades Secretas 2 e as novelas A Dona do Pedaço e Travessia.

“Fiz um apanhado rápido usando o IMDb e o Google de séries de ação e os diretores dela. De 36 diretores, só três somos mulheres”, conta Isabella.

Confira abaixo a nossa entrevista exclusiva com o trio de diretoras Isabella Gabaglia, Natalia Warth e Carol Durão:

Saiba mais sobre a série:

Reprodução: GLOBOPLAY

Rensga Hits! conta a história de Raíssa Medeiros (Alice Wegmann), uma jovem do interior que descobre que é traída pelo ex-noivo e o abandona no altar, partindo rumo ao sonho de viver da música sertaneja na grande Goiânia. Mudanças de rumo, imprevistos e algumas puxadas de tapete atravessam a trajetória das personagens, numa divertida comédia romântica que tem o protagonismo feminino em primeiro plano e temas como sororidade, busca pelos sonhos e a força das mulheres no centro da narrativa.

Nesta nova temporada, além de participações especiais e grandes eventos, músicas originais e “modões” clássicos do sertanejo embalarão os romances e dramas das novas e já conhecidas personagens da série. Uma das novidades é a parceria de Gláucia (Lorena Comparato) e Raíssa como dupla sertaneja. Elas apostam num novo hit, Detox de Macho – mas não será fácil seguir a mensagem que dá nome à música. “A trama e a música acompanham uma tendência entre as mulheres heterossexuais de descentralizar a vida dos relacionamentos com os homens”, conta Natalia.

 

E sobre as diretoras:

IMDbs:

ArteCult – @CinemaeCompanhia 

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia

#VamosParaOCinemaJuntos

Author

Luan Ribeiro, natural de Mata de São João, Bahia, é como um "protagonista" que decidiu viver em meio aos grandes filmes. Especialista em comunicação, segue guiado pelo seu amor às histórias épicas e sagas cinematográficas, Luan é o criador do @CinemaeCompanhia no Instagram, que ganhou destaque como a editoria do Canal de mesmo nome no Portal ArteCult.com. Para ele, assistir a um filme é como entrar em um multiverso, uma oportunidade de se teletransportar para galáxias distantes ou enfrentar dragões, tudo enquanto escapa da rotina. Luan é um verdadeiro "rato de cinema", acompanhando as estreias como um Jedi em busca do equilíbrio entre a fantasia e a crítica afiada. A cada visita às telonas, ele analisa o enredo, as performances e, claro, traz aquele toque geek que só um verdadeiro fã de cultura pop pode oferecer. Pelo CINEMA & COMPANHIA, ele não só compartilha críticas e curiosidades como também realiza entrevistas dignas de tapete vermelho, sempre com um olhar atento para valorizar o Cinema Nacional e suas produções heroicas. Instagram.com/CinemaeCompanhia E-mail: luancribeiro@icloud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *