O premiado documentário “Sinfonia de um homem comum”, dirigido por José Joffily, chegou aos cinemas do país no último dia 9 de fevereiro, o longa-metragem narra a história do diplomata José Mauricio Bustani, primeiro diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), entre 1997 e 2002, que tentou impedir a invasão ao Iraque pelos Estados Unidos, durante o governo de George W. Bush, e acabou demitido por pressão dos americanos. O doc chega ao circuito após participar dos principais festivais da categoria no Brasil e no mundo, tendo passado pelo 35º Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, o IDFA, mais importante festival de documentários do mundo, competindo na categoria Frontlight, pela 27ª edição do brasileiro É Tudo Verdade, onde recebeu menção honrosa, e pelo HotDocs, no Canadá, principal festival de documentários da América do Norte.
Entre os depoimentos apresentados no longa-metragem estão o do ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso, do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos diplomatas Celso Amorim e Celso Lafer, do porta-voz do governo de George W. Bush, Richard Boucher, além do inspetor de armas da UNSCOM Scott Ritter. O filme é produzido pela Coevos Filmes em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil e distribuído pela Bretz Filmes.
ENTREVISTA EXCLUSIVA
Confira abaixo a nossa entrevista exclusiva com o diretor José Joffily:
Sinopse
O diplomata José Mauricio Bustani, primeiro diretor geral da OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas) tentou impedir a destruição do Iraque e, por pressão dos americanos, foi demitido. Hoje, decorridos 19 anos, situações semelhantes se repetem nos bastidores das organizações multilaterais.
Conheça mais sobre o Diretor | José Joffily
José Joffily dirigiu filmes de ficção e não ficção ao longo de sua carreira. Seus filmes já estiveram em festivais como IDFA, É Tudo Verdade, Havana, Berlin, Rotterdam, Guadalajara, entre outros. No Brasil, teve filmes premiados nos mais importantes festivais do país, como Brasília e Gramado. Seus últimos dois projetos são os documentários Caminho de Volta (2015) e Soldado Estrangeiro (2020). O primeiro conta a história de dois brasileiros que emigraram para o exterior e desejam voltar para a sua terra natal depois de anos no exílio. O segundo faz o caminho inverso, se aproximando de brasileiros que desejam sair do país para lutar em exércitos estrangeiros.
Ficha Técnica
- Direção: José Joffily
- Produção: Isabel Joffily
- Roteiro: David Meyer, Pedro Rossi, Jordana Berg e José Joffily
- Direção de fotografia: Pedro Rossi
- Montagem: Jordana Berg
- Desenho de som: Felippe Mussel
- Mixagem: Bernardo Adeodato
- Trilha: Pedro Leal
- Produção: Coevos Filmes
- Coprodução: Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil
- Distribuição: Bretz Filmes
CONFIRA O TRAILER
O Artecult e o Cinema e Companhia agradecem enormemente a atenção e disponibilidade!
O documentário “Sinfonia de um homem comum” encontra-se em exibição nos melhores cinemas!!!!
Luan Ribeiro
Editor Chefe – @CinemaeCompanhia (Canal de Cinema & Séries – Portal Artecult.com @Artecult)
ArteCult – @CinemaeCompanhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!
@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado, @cineelaw e @marimastrange
#VamosParaOCinemaJuntos