SEUS OSSOS E SEUS OLHOS : Confira a nossa entrevista exclusiva com o diretor do filme , Caetano Gotardo

Após concorrer ao Urso de Ouro na Competição Oficial do Festival de Berlim com o longa “Todos os Mortos”, em 2020, Caetano Gotardo, premiado diretor de filmes como “O Que Se Move” e o curta “Areia”, apresenta sua nova obra: SEUS OSSOS E SEUS OLHOS, que recebe pôster e trailer oficiais. Com produção da Lira Cinematográfica e distribuição da Descoloniza Filmes, o filme estreou no último dia, 22 de junho, nas seguintes praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Niterói, Palmas e Ribeirão Preto.

A ideia para o longa surgiu em 2009, enquanto Caetano finalizava o curta “O Menino Japonês”. Na sala de mixagem, o diretor e roteirista fez uma anotação sobre o deslocamento entre som e imagem e a possível relação disso com a memória. Essa seria a gênese do futuro longa sobre um jovem cineasta, interpretado pelo próprio Gotardo, que vivencia diversos encontros com amigos, amigas e desconhecidos – e essas interações acabam transformando sua vida e seu processo criativo.

“A mim, interessavam pequenas questões do cotidiano em torno de personagens que lidavam com processos de criação e que se encontravam, tentavam se comunicar, falavam, ouviam, estabeleciam reais trocas afetivas, observavam, se movimentavam, vivenciavam alguns aspectos da cidade de São Paulo, falhavam, mostravam fraquezas, mas também se mantinham em busca da construção de algo”, diz o diretor, que também assina a montagem do filme.

Depois de quase uma década entre pesquisas, anotações e experimentos em vídeo (e também com a realização de vários outros projetos no caminho), o roteiro de SEUS OSSOS E SEUS OLHOS tomou forma em apenas três dias, e foi filmado poucas semanas depois em apenas oito diárias, com uma equipe de seis pessoas, além do elenco.

“A Lara Lima, que produziu o filme, se juntou ao projeto anos antes e acompanhou uma parte significativa do processo. O longa só aconteceu de fato por causa dela, que, além de ser uma interlocutora criativa muito importante, propôs e construiu o método de produção com pouquíssimo dinheiro que foi o que utilizamos e que tornou a realização possível da maneira como a queríamos fazer. A ela se somaram outros colaboradores fundamentais, como Flora Dias na fotografia, o artista plástico Gabriel Pessoto na direção de arte e Tales Manfrinato no som. Nosso set era muito aberto ao que todos tinham a propor diante do roteiro. Sinto que é possível realmente reconhecer aspectos da sensibilidade de cada pessoa da equipe no resultado do filme.”

Protagonizar o longa, para Gotardo, está ligado a uma pesquisa que parte de impulsos seus como roteirista, diretor e ator na mesma medida. São coisas totalmente ligadas desde a origem do projeto.

“Neste filme, há ainda uma pesquisa em torno do movimento que é muito central, que atravessa o filme inteiro – e isso também estava presente desde o início, conversando com pesquisas que faço em torno da dança.”

O filme também inclui nomes como Malu Galli, Vinícius Meloni, Carlos Escher, Larissa Siqueira e Carlota Joaquina. Gotardo explica que o longa é muito centrado em suas atrizes e atores.

“Tivemos muito pouco tempo de preparação e poucos ensaios. Mas foram ensaios muito alimentadores. Convidei pessoas com quem eu já tinha uma interlocução e cujo trabalho eu admirava muito. E todos já conheciam também meus trabalhos. Então partimos muito diretamente para discussões e experimentos em torno do filme e das cenas. Os diálogos estavam todos escritos já. Mas trabalhamos muito a ideia do encontro, do jogo que se cria entre essas personagens que se encontram. Qual é a dinâmica entre elas? Quais os gestos? Os tempos? Os ritmos? Os silêncios? Qual é o grau de intimidade? Quais os desconfortos?”

No filme, a comunicação ou ausência desta entre os personagens é uma questão bastante importante, assim como o exercício de falar e de ouvir ativamente.

“O encontro nem sempre se dá, mesmo quando duas pessoas estão juntas no mesmo espaço conversando. E, quando se dá, tem uma força evidente. De qualquer maneira, cada uma das pessoas envolvidas percebe aquele encontro de uma forma diferente – e, na memória, o momento ganhará ainda outras camadas de incerteza e de invenção. Me interessava trabalhar isso também no filme. O campo instável das percepções subjetivas.”

Apesar de filmado e exibido em festivais antes da pandemia, SEUS OSSOS E SEUS OLHOS ganha um novo sentido neste momento de reencontros – muitas vezes, após anos de afastamento entre as pessoas.

“Creio que as obras sempre se modificam com as mudanças do mundo, e ver o longa agora dá a ele essa nova camada. A dramaturgia do filme depende completamente da possibilidade de encontros presenciais. E também do acaso. Durante os períodos de isolamento da pandemia, eu costumava pensar muito em como me fazia falta o acaso – a gente só se encontrava, virtualmente, com quem se escolhia encontrar.”

Diretor Caetano Gotardo (Foto de Beth Gotardo)

Confira abaixo a nossa entrevista exclusiva com o diretor CAETANO GOTARDO:

 

Saiba mais sobre o filme

João, cineasta de classe média, passa por uma série de encontros com pessoas como Irene, sua amiga de longa data; Álvaro, seu namorado; Matias, um rapaz que vê no metrô e com quem se envolve sexualmente, entre outros conhecidos e desconhecidos. Esses encontros o afetam e revelam aos poucos um jogo de tempos que mistura vida e processo de criação, presente e memória.

Ficha Técnica

  • Roteiro, Direção, Montagem: Caetano Gotardo
  • Produção, Assistência de Direção: Lara Lima
  • Direção de Fotografia e Câmera: Flora Dias
  • Direção de Arte e Figurino: Gabriel Pessoto
  • Som direto e Desenho de Som: Tales Manfrinato
  • Produção de Set: Raul Arthuso
  • Colorista: Samanta do Amaral
  • Edição de Som: Raul Arthuso, Tales Manfrinato, Vitor Coroa
  • Mixagem: Vitor Moraes
  • Design de Créditos e Cartaz: João Marcos de Almeida
  • Elenco: Caetano Gotardo, Malu Galli, Vinícius Meloni, Carlos Escher, Carlota Joaquina, Larissa Siqueira, Marina Tranjan, Wandré Gouveia, Daniel Turini, Irene Dias Rayck
  • Ano: 2019
  • Duração: 119 minutos
  • Empresa Produtora: Lira Cinematográfica
  • Distribuição: Descoloniza Filmes

Assista o Trailer:

O longa encontra-se em exibição nos melhores cinemas do país!

Viva o Cinema Nacional de qualidade!

ArteCult – @CinemaeCompanhia 

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado,  @cineelaw e @marimastrange

#VamosParaOCinemaJuntos

 

Author

Luan Ribeiro, natural de Mata de São João, Bahia, é como um "protagonista" que decidiu viver em meio aos grandes filmes. Especialista em comunicação, segue guiado pelo seu amor às histórias épicas e sagas cinematográficas, Luan é o criador do @CinemaeCompanhia no Instagram, que ganhou destaque como a editoria do Canal de mesmo nome no Portal ArteCult.com. Para ele, assistir a um filme é como entrar em um multiverso, uma oportunidade de se teletransportar para galáxias distantes ou enfrentar dragões, tudo enquanto escapa da rotina. Luan é um verdadeiro "rato de cinema", acompanhando as estreias como um Jedi em busca do equilíbrio entre a fantasia e a crítica afiada. A cada visita às telonas, ele analisa o enredo, as performances e, claro, traz aquele toque geek que só um verdadeiro fã de cultura pop pode oferecer. Pelo CINEMA & COMPANHIA, ele não só compartilha críticas e curiosidades como também realiza entrevistas dignas de tapete vermelho, sempre com um olhar atento para valorizar o Cinema Nacional e suas produções heroicas. Instagram.com/CinemaeCompanhia E-mail: luancribeiro@icloud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *