A PEQUENA SEREIA: NOVO LIVE-ACTION DA DISNEY ENCANTA E EXPANDE UNIVERSO DA ANIMAÇÃO DE 1989

 

Os Estúdios Disney, ano após ano, entrega as adaptações dos seus maiores clássicos em live-actions. Muitos de maneira muito acertada e que só vem a acrescentar aos personagens tão únicos e importantes para o público, para a nova geração! Dessa vez, um dos filmes mais aguardados do ano – e que gerou muito  falatório – nas redes sociais – é o live-action “A Pequena Sereia“, que acerta em muitos pontos em um dos melhores filmes feitos pelo Estúdios Disney até o momento. Confira a nossa critica, sem spoiler, a seguir.

Na trama, somos apresentados a Ariel, a filha mais nova do Rei Tritão. Repleta de curiosidade e inquieta para saber mais sobre o povo e mundo da superficie, a jovem sereia é bela, espirituosa e busca por novas aventuras. Ao visitar a superfície, acaba se apaixonando pelo destemido e simples Príncipe Eric. Embora seja terminantemente proibido que as sereias  interajam com os humanos, Ariel deve acabar por seguir o seu coração e, para isso, faz um acordo com a malvada bruxa do mar, Úrsula, que dá a chance de Ariel viver em terra firme, mas acaba colocando sua vida – e a coroa de seu pai – em perigo.

Cena de A Pequena Sereia – Foto: Divulgação Disney. © 2023 Disney Enterprises, Todos os direitos reservados.

Todo o material difundido pela Disney através de trailers diversos não entrega nenhum plot twist do filme e muitos que julgavam ser muito escuro as cenas de baixo do mar vão acabar se animando muito com essas cenas, pois são claras e muito coloridas. A fotografia entrega uma paleta de cores bem tropical e caribenha, remetendo ao universo do fundo do oceanos com suas mais diversas criaturas. O filme também aborda a questão de como funciona o reino da Ilha próxima ao lugar que Ariel vive e onde a rainha-mãe de Eric governa.

Cena de A Pequena Sereia – Foto: Divulgação Disney. © 2023 Disney Enterprises, Todos os direitos reservados.

Em termos de trilha sonora, as produções de Alan Menken, musicista renomado e vencedor do Oscar em parceria com Howard Ashman (letras) e Lin-manuel Miranda  (novas canções) entregam um trabalho magistral e tudo funciona como um potencializador da mitologia da animação de “A Pequena Sereia”, aprofundando nas histórias de seus principais personagens e dando espaço para que todos eles brilhem e ganhem mais notoriedade no roteiro proposto.

Jonah Hauer-King como Principe Eric. Cena de A Pequena Sereia – Foto: Divulgação Disney. © 2023 Disney Enterprises, Todos os direitos reservados.

Por falar em roteiro, é extremamente louvável e justificável que o live-action de “A Pequena Sereia” exista, a essência da animação está lá, mas conversa muito com a atual geração, trazendo muitos questionamentos sobre: escolhas, liberdade, paternidade, medo, anseios, amor e acima de tudo vontade de viver e conhecer mundos novos além do que se pode ver. E no objetivo final, a trama entrega, e muito, todo esse engrossamento do caldo da história apresentada na animação de 1989. Podem ter certeza, que vocês irão se emocionar no final.

Melissa McCarthy como Ursula. Cena de A Pequena Sereia – Foto: Divulgação Disney. © 2023 Disney Enterprises, Todos os direitos reservados.

Relacionado à direção, Rob Marshall, que já entregou incríveis produções como Chicago O Retorno de Mary Poppins, propõe aqui um filme simples, objetivo e extremamente dinâmico. As 2 horas de filme passam voando, você nem sente! E nós conseguimos mergulhar no fundo do mar e transitar pela superfície sem perdermos o fôlego.

Cena de A Pequena Sereia – Foto: Divulgação Disney. © 2023 Disney Enterprises, Todos os direitos reservados.

O ponto alto está na escolha do cast. Todos os atores se entregam e mergulham de cabeça no projeto. Mas vale destacar aqui a interpretação da atriz e cantora Halle Bailey com uma Ariel apaixonante e cativante, que está, em todas as canções interpretadas pela mesma,  impecável e eleva muito o nível desse live-action. Somos arrebatados. Além dela, a incrível Melissa McCarthy dá vida a temível vilã Úrsula de maneira formidável. Destaque também para o Jonah Hauer-King como Principe Eric que, dessa vez, aparece mais tendo até um número solo para chamar de seu. E está espetacular. Além disso, temos toda a magistralidade e alívio cômico entregues pelos personagens Daveed Diggs e Awkwafina que dão, respectivamente, as vozes para Sebastião e Sabidão e entregam momentos únicos durante a trama, seja por suas falas , seja pelas suas músicas. Uma pena, mas queria ver mais de Linguado (Jacob Tremblay), que na animação tem muito mais momentos que no live-action. Outro ator que entrega uma performance imponente é Javier Bardem como o Rei Tritão.

ASSISTA AO TRAILER:

 

Por fim, “A Pequena Sereia” é um filme extremamente louvável e importante para os tempos atuais. Suas conjunturas e interpretações apresentadas encantam e engrandecem ainda mais esse universo que é tão lindo e tão rico de ser apresentado. Diante de toda a representatividade e grandiosidade da história, o filme merece ser visto por todos, adultos, jovens e crianças, que sairão das salas encantados.

NOTA : 9,2

 

 

 

ArteCult – @CinemaeCompanhia 

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado,  @cineelaw e @marimastrange

#VamosParaOCinemaJuntos

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *