Por que o Portal Artecult mantém uma linha editorial de Cultura Profissional? Porque nunca foi tão relevante conscientizar empresas, conselhos, executivos, áreas de recursos humanos da importância de uma sólida cultura profissional nas empresas.
E do que se trata Cultura Profissional?
Formação de uma consciência de comportamentos e de condutas profissionais e empresariais alinhados à expressão do propósito, missão, visão, valores das empresas ao mercado, aos clientes e à sociedade.
Todos os profissionais de uma determinada empresa deveriam exalar em todos os seus atos, comunicação, processos e procedimentos, atividades e resultados o que a empresa prega na sua geração de receita, nos seus produtos e serviços, no que agrega valor.
Esse alinhamento funcional é essencial na percepção da marca empresarial, no seu valor no mercado, e é disso que tanto se fala sobre ESG (environment/meio ambiente, social/sociedade aqui incluindo funcionários, dependentes e comunidade nas quais se insere a cadeia de valor da empresa, governance/ governança corporativa, gestão e controles, comunicação e relatórios gerenciais).
ESG é modinha? Não, na minha opinião, é o básico que toda empresa precisa se responsabilizar!
Conselhos empresariais, corpo executivo CLevel, gestores de RH e todas as lideranças devem zelar prioritariamente pela cultura profissional e empresarial, se desejam uma empresa perene e sustentável.
E como fazer isso?
Primeiro desenhando e disseminando a Cultura Empresarial.
Deixando claro, e não só no papel ou “quadro na parede”, a missão, visão e valores.
“Walk the talk” é a máxima de ser das lideranças de todos os níveis na prática, em gestos, atitudes e falas, o que se prega!
É dar o exemplo!
Depois garantir através de eventos de alinhamento da estratégia e plano tático operacional para os resultados a serem atingidos.
Por exemplo, estamos em janeiro/24, melhor momento não há para promover eventos de integração de lideranças e de equipes, de comunicação da estratégia anual, dos desafios que se desenhou alcançar no semestre e no ano.
E acima de tudo e de forma constante, criar um ambiente que estimule e promova:
• Formação de lideranças;
• Comunicação assertiva;
• Feedbacks;
• Autodesenvolvimento;
• Motivação das pessoas;
• Confiança;
• Colaboração;
• Engajamento dos times;
Segundo uma pesquisa realizada pela Gartner, sobre preocupações para 2024, o desenvolvimento de líderes e executivos aparece no topo! (reproduzo aqui essas estatísticas)
• “76% dos líderes de RH afirmam que seus gestores estão sobrecarregados devido ao aumento de suas responsabilidades profissionais;
• 73% desses líderes acreditam que seus gestores e líderes não estão adequadamente preparados para conduzir mudanças dentro das organizações.
• Mais de 3/4 dos funcionários têm atribuído uma importância crescente ao suporte oferecido por seus gestores.
• Os gestores estão lidando com um volume de responsabilidades 51% maior do que aqueles que conseguem gerir eficazmente.”
Esse resultado dessa pesquisa é mais um claro sinal da relevância do papel dos gestores no ambiente de trabalho.
E como a sua empresa está se posicionando em relação à cultura profissional, à cultura organizacional e ao desenvolvimento de seus líderes?
Como você está, diante desse cenário, cuidando da sua trilha de carreira e seu autodesenvolvimento?
É por isso que a minha missão de vida é Projetar Pessoas em suas vidas, carreiras, empresas e negócios.
Venha conhecer mais como eu e minha empresa podemos ajudar à você alavancando seu desenvolvimento em prol dos resultados que almeja alcançar.
Para mais artigos visite o Portal Projetando Pessoas!
SANDRA PORTUGAL
Projetando Pessoas
Site: www.projetandopessoas.com.br
Faça download do PORTFOLIO da Projetando Pessoas :
Siga Projetando Pessoas :
@projetandopessoas no Instagram