Dia desses, distraído com uma dose de Negroni, me peguei pensando com meus botões no quanto esse universo mágico da gastronomia cresceu e mudou – e muito! – em tão pouco tempo, né? De algo que a maioria de nós quase não se apercebia, que passava longe da nossa atenção, introjetado em nosso senso comum como algo simples, corriqueiro, do dia a dia, para ocupar uma posição de grande destaque no cenário cotidiano. Muitos aspectos, como a qualidade dos ingredientes, o design do prato ou a construção de sabores mais complexos passaram a ter relevância e isso, certamente, foi impulsionado pelas competições culinárias da televisão e do streaming.
E, em tempos de internet, imagine uma rede social especializada em gastronomia, com interface semelhante ao Facebook e que tivesse como premissa básica aproximar chefs, gerentes, assistente e demais personagens envolvidos neste contexto para trocar mensagens e compartilhar ideias? Imaginou? Pois bem, ela – agora – existe!
A rede foi batizada de MUNDO R, fez sua estreia no dia 01/09/2022 e, rapidamente, chamou a atenção do setor. Aqui, não há restrição de acesso e todos podem tratar sobre assuntos relativos à produção alimentícia, que vão desde a elaboração dos pratos até as indicações de eventuais fornecedores, sendo que a grande ideia por trás da criação desse novo instrumento é democratizar o acesso às informações sobre o gerenciamento de bares e restaurantes, principalmente para os pequenos e médios empreendedores.
Por conta da temática da rede, é possível afirmar que os assuntos ali tratados interessam não apenas aos profissionais, mas também aos estudantes de gastronomia, já que são permitidas a publicação de fotos e vídeos com receitas, ingredientes e sugestões de preparo. Há, ainda, um portal com notícias e artigos sobre o tema, além de espaço dedicado a cursos e treinamento.
Bem completo, não?
Com 15 anos de experiência no mercado gastronômico, o Diretor Executivo do MUNDO R, Jorge Lima, afirma que lançou a nova rede social com o intuito de auxiliar o setor, na medida em que ela dispõe de recursos exclusivos para chefs, restaurantes, colaboradores, fornecedores, investidores e amantes da culinária. Segundo ele, “trata-se de uma plataforma que tem o propósito de oferecer recursos, dicas, trocas de conhecimento e espaço para que os profissionais possam se reerguer no setor. Graças às publicações diárias de outros membros, conseguimos realizar parcerias entre os estabelecimentos, ou seja, estamos contribuindo para o crescimento do setor através da rede”.
Trata-se de uma rede social que reúne inúmeras possibilidades de interação e de relacionamento com postagens, criação de grupos específicos, fóruns, trocas de mensagens, entre outros. Além disso, há um portal de notícias e artigos relevantes para o mercado, cursos e treinamentos, ferramentas gratuitas para avaliar e apontar oportunidades específicas de cada negócio.
Bom, depois de tudo isso, fiquei curioso pra testar. E aí fui ver como funciona…
Ao acessar o site www.mundor.com.br será necessário proceder ao preenchimento de um cadastro, indicando qual sua formação e sobre quais assuntos pretende acompanhar de perto. Mas não se assuste, pois há um pequeno tutorial explicando o funcionamento do menus, as informações dos perfis, as conexões e as últimas atualizações.
Como já disse, o visual da plataforma é bastante semelhante a outras redes, como Facebook e Twitter, com um feed central, chamado de “Área da Comunidade” e as novidades recentes à direita. No menu lateral, encontram-se os botões da Home, portal de notícias, a guia de cursos, avaliação, painel de resultados e ferramentas. Como acabei de entrar, ainda falta completar meu perfil…
“MUNDO R é uma plataforma digital 100% focada no segmento da alimentação com o objetivo de promover, de maneira acessível e principalmente aos pequenos empreendedores, crescimento através de relacionamentos, conhecimento e ferramentas práticas para o dia-a-dia, beneficiando todo o ecossistema e partes envolvidas”, explica o diretor-executivo Jorge Lima, que complementa: “o setor de alimentos e bebidas corresponde a 27% do PIB brasileiro, mas este é o setor que mais fecha empresas com menos de dois anos. Parte desses fechamentos é decorrente do alto nível de despreparo dos empreendedores. Foi por meio da análise desses dados, e a fim de minimizar os prejuízos na categoria, que surgiu a ideia da rede social”.
E ela está aí, como uma realidade palpável e grande potencial de crescimento, fomentando relacionamentos, conhecimento e fornecendo inúmeras – e valiosas – ferramentas para o setor. Faça parte da comunidade!
Não custa lembrar: o cadastro é feito no site www.mundor.com.br e é gratuito.
Até o nosso próximo encontro