Iniciativa promovida em mais de 70 países prevê o uso de estratégias da computação para solucionar problemas;
Habilidades como reconhecimento de padrões ajudam as crianças e os adolescentes na resolução das atividades;
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.bebrasbrasil.com.br
São Paulo, setembro de 2022 – A UPMAT Educacional organizará a primeira edição brasileira do Bebras – Desafio internacional de pensamento computacional. A iniciativa, realizada em mais de 70 países e com participação de 2,5 milhões de estudantes, visa o uso de estratégias comumente adotadas pelos programas de computador para solucionar problemas em diferentes níveis. As inscrições estão abertas pelo site: www.bebrasbrasil.com.br
Dividido em categorias, o Desafio é voltado para estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental I até a terceira série do Ensino Médio. As avaliações são individuais e envolvem questões que, gradualmente, aumentam o nível de complexidade. O tempo total estimado para conclusão dos problemas é de 60 minutos.
No Brasil o Desafio será realizado pelo computador na sede das escolas participantes, que podem inscrever alunos de séries variadas. A ideia é que crianças e adolescentes, em diferentes faixas etárias, possam desenvolver o pensamento computacional, a partir de habilidades como o reconhecimento de padrões, a abstração, a decomposição e o pensamento algorítmico.
“É uma iniciativa vanguardista, que considera habilidades essenciais para a vida seja no âmbito pessoal, acadêmico ou profissional”, avalia Cristina Diaz, CEO da UPMAT Educacional. “Um Desafio inédito, interessante e em consonância com o mundo contemporâneo”, completa.
Pensamento computacional
O pensamento computacional prevê estratégias a partir de habilidades específicas para a resolução de problemas. São elas:
o Decomposição: dividir um problema complexo em partes para facilitar o seu gerenciamento
o Abstração: identificar e ignorar informações irrelevantes para a solução
o Reconhecimento de padrões: encontrar características similares ao de outros problemas já solucionados
o Pensamento algorítmico: estabelecer um passo a passo lógico para encontrar a resposta
Segundo Cristina Diaz, no Desafio Bebras o uso dessas habilidades pode acontecer de forma conjunta ou isolada, dependendo do tipo de problema apresentado. “Podemos ter uma atividade na qual seja necessário apenas ignorar (abstração) os dados irrelevantes para depois identificar o que está faltando”, explica.
“É importante compreender que o pensamento computacional envolve o raciocínio lógico, uma meta-habilidade que precede o uso das estratégias empregadas na tecnologia para resolver os mais diversos desafios”, observa.
Bebras pelo mundo
O Desafio foi criado na Lituânia pela professora Valentina Dagienè, da Universidade de Vilnius, com o objetivo de promover a informática em âmbito internacional. A primeira edição contou com 3.470 estudantes e a iniciativa cresceu tanto que entrou até para o Guiness.
Criativo e envolvente, o Bebras logo chamou a atenção de outros países. “No Brasil esperamos alcançar o mesmo sucesso, incentivando a participação de crianças e adolescentes em atividades que geram conhecimento, contribuem para o desenvolvimento e, por consequência, resultam em uma sociedade mais preparada para os desafios futuros”, aponta Cristina Diaz.
Curiosidade: O nome do Desafio é uma referência ao castor, roedor conhecido na natureza por seu “perfeccionismo” e inteligência. Em lituano, esse simpático animal é chamado Bebras.