“Geometrias Insuspeitas do Cotidiano” explora, com uso de grafismo, leituras lineares,
blocos de cor e outros recursos, a maneira única como o artista enxerga o universo
Gabriel Wickbold Studio & Gallery expõe 28 obras – 16 fotografias e uma instalação com 12 peças – do artista baiano Kiolo, na mostra “Geometrias Insuspeitas do Cotidiano”, com curadoria de Gabriel Wickbold.
A exposição terá sua abertura dia 09 de novembro e permanecerá de 10 de novembro a 8 de dezembro.
O fio condutor da mostra é o modo característico que o artista enxerga seu entorno, de maneira geométrica, enquadrada, emoldurada, alinhada.
Com trabalhos isentos de mensagens de protesto ou de assuntos polêmicos, e focado na expressão de sua arte, Kiolo apresenta uma série de obras inspiradas em seu olhar. “A mensagem que quero passar é a mensagem do olhar. É a minha primeira exposição individual e a importância dela está na divulgação da minha essência, da maneira como vejo as coisas, como exploro ângulos e enquadramentos“, comenta. Com sua câmera em punho, Kiolo registra o que chama sua atenção, como pessoas, grafismos, combinações cromáticas, reflexos, fachadas, paisagens. Amante das cores, explora contrastes e combinações. Sobre o trabalho, o curador Gabriel Wickbold comenta: “As linhas e as curvas nos convidam para uma reflexão sobre o quão simples e poderoso pode ser o olhar“.
As fotografias selecionadas estão todas inseridas no conceito principal de geometrias, leituras lineares, blocos de cor e textura. Como descreve o artista, uma vista à exposição fará com que o público encontre linguagens expográficas diversas: um tríptico, um políptico com 4 imagens quadradas, um díptico de geometrias vermelhas, uma obra com uma pincelada dos Lençóis Maranhenses e um díptico com geometrias, estruturais em homenagem ao arquiteto espanhol Santiago Calatrava, entre tantas outras.
Veja algumas das obras:
Kiolo
Lucas Ferraz, ou Kiolo, escolheu o design por profissão quando descobriu que através dessa ferramenta poderia transformar suas criações em utilidades para o mercado. A fotografia escolheu por paixão. Sua ótica fotográfica é voltada para a arquitetura. Todo seu trabalho é feito em tiragens limitadas, com cuidados especiais que vão desde o registro até a impressão.
GABRIEL WICKBOLD STUDIO & GALLERY
Seguindo a tendência mundial de artist run spaces que vem se destacando nas principais capitais do mundo, o fotógrafo Gabriel Wickbold abre seu Studio & Gallery para o público no final de janeiro de 2016. A nova galeria atua como um espaço multidisciplinar de arte contemporânea, com exposições mensais ou bimensais, promovendo intercâmbios entre artistas de diversas nacionalidades. “É um ambiente vivo, que estimula a reflexão, o contato e a criatividade. A presença do público é que irá garantir o sucesso”, conta Gabriel, que instalou seu estúdio neste espaço em 2001. Com foco na fotografia e contemplando suas diversas possibilidades – fotografia autoral, documental, fotojornalismo, publicitária e a história da fotografia –, o projeto tem como meta expor obras de artistas em diversos estágios de carreira, para evidenciar a vastidão de práticas, pensamentos e inovações deste território, e sua função no século XXI.
SERVIÇO
Exposição: “Geometrias Insuspeitas do Cotidiano”
Artista: Kiolo
Curadoria: Gabriel Wickbold
Abertura: 9 de novembro de 2017, quinta-feira, às 19h
Período: 10 de novembro a 8 de dezembro de 2017
Local: Gabriel Wickbold Studio & Gallery
Rua Lourenço de Almeida, 167, Vila Nova Conceição – São Paulo/SP
Tel.: 11 3051-4919
Horário: Segunda a sexta-feira, das 11 às 18h – visita somente com agendamento
Assessoria de Imprensa: Zeca Florentino (Balady Comunicação, Tel.: 11 3814.3382)