NOMADLAND: Uma grande história que encanta e nos faz refletir

 

NOMADLAND é uma das grandes apostas para o Oscar 2021. Não é por menos, a produção vem arrebatando muitos prêmios em festivais de cinema mundo a fora por apresentar uma história reflexiva, com atuações grandiosas, uma fotografia de encher os olhos e acima de tudo: originalidade. A diretora Chloé Zhao é primorosa em todos os detalhes, que obra linda! Confira nossa crítica, sem spoiler, a seguir.

Baseado na obra Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century (Jessica Bruder) e dirigido pela Chloé Zhao, o filme aborda um colapso econômico de uma cidade na zona rural de Nevada, nos Estados Unidos, somos apresentados a protagonista Fern interpretada magistralmente pela atriz Frances McDormand. “Fern” é uma mulher de 60 anos, repleta de energia e força para viver que transforma a sua van em seu lar, parte em busca de oportunidades colocando o pé na estrada. Somos assim então apresentados à forma de vida dos chamados “novos nômades”, cultura que já existia nos Estados Unidos , mas que teve um forte crescimento diante dos acontecimentos daquela época. Uma trajetória repleta de nuances, boas e ricas histórias e personagens inesquecíveis.

Frances McDormand em NOMADLAND. Foto:  Searchlight Pictures. © 2020

Nomandland pode ser entendido como um mergulho profundo na trajetória de alguém comum, com muita vontade de viver e que busca sua auto aceitação e seu lugar no mundo. O filme transita por diversos ambientes, com paisagens lindas e planos sequências inspiradores. Mas o que realmente cativa e provoca um quentinho no coração daqueles que se propõe a se conectar àquela história são os seus ricos personagens e suas interações com a vida de Fern (Frances McDormand).

Não é à toa que o filme vem chamando atenção por onde passa, principalmente nos Festivais de Cinema, porque o longa se traduz a uma carta à liberdade e à paixão dos seus criadores para com a Sétima Arte.

Reprodução: Searchlight Pictures // Diretora Chloé Zhao // NOMANDLAND

Muitos são os seus acertos. A escolha da proposta para o roteiro adaptado é certeira e tem como responsável a própria Chloé Zhao, uma gigante que possui uma sensibilidade sem tamanho. O roteiro casa perfeitamente com sua ótima mão na direção, pois ela sabe muito bem os artifícios para nos conectar à trama e propõe, de uma maneira simples e objetiva, uma mensagem central para tudo que aquilo pretende atingir.  A vontade que nos dá, vendo o trabalho da Chloé Zhao, é saber o que o futuro nos espera, pois ela está também responsável pela direção de um grande blockbuster da Marvel: “Os Eternos”. Com certeza, ficaremos surpresos com o que ela tem a nos propor e expandir ainda mais o MCU.

O time que acompanha Chloé só faz agregar ainda mais a sua obra, quanto à fotografia e trilha sonora, que possuem como responsáveis os Joshua James Richards e Ludovico Einaudi, nota-se que desempenham um trabalho magnifico aqui, não é à toa também que receberam indicações nas categorias de Edição e Fotografia no Oscar 2021. Será que veremos ambos premiados? Aguardaremos ansiosos.

Reprodução: Searchlight Pictures // Ator Bob Wells // NOMANDLAND

No quesito atuação, os personagens coadjuvantes conseguem entregar uma performance tão orgânica, que o público acredita que são mesmo reais e não fictícios e em alguns momentos temos a impressão de estarmos presenciando um documentário.

A grande estrela do filme, Frances McDormand,  interpreta Fern com uma sutileza e força sem igual, nos apegamos tanto à sua história, que torcemos e vibramos por ela em muitos momentos, sua história de vida irá tocar muitos telespectadores. Essa atriz merece, com a mais absoluta certeza, seu segundo Oscar, pois sua entrega nesse projeto é digna de aplausos. Vale com toda certeza mencionar também a atuação de Bob Wells, que intepreta “Bob” e nos entrega um diálogo repleto de emoção em um dos atos do filme.

Nomandland é busca,  autodescoberta e aceitação. Uma frase que poderia traduzir a idéia do que o filme se propõe a dizer  seria “que o mundo inteiro é tipo a minha casa”. Aqui afirmo que o longa é dos meus favoritos ao Oscar de Melhor diretora, Melhor Filme e Melhor Atriz. Vale muito à pena você presenciar essa grande e sensível experiência. Nomandland é encantador!

NOTA – 10

ASSISTA O TRAILER:

 

Reprodução: Searchlight Pictures // NOMANDLAND


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @cineelaw@hospicionerdoficialp

#VamosParaOCinemaJuntos

Author

Luan Ribeiro, natural de Mata de São João, Bahia, é como um "protagonista" que decidiu viver em meio aos grandes filmes. Especialista em comunicação, segue guiado pelo seu amor às histórias épicas e sagas cinematográficas, Luan é o criador do @CinemaeCompanhia no Instagram, que ganhou destaque como a editoria do Canal de mesmo nome no Portal ArteCult.com. Para ele, assistir a um filme é como entrar em um multiverso, uma oportunidade de se teletransportar para galáxias distantes ou enfrentar dragões, tudo enquanto escapa da rotina. Luan é um verdadeiro "rato de cinema", acompanhando as estreias como um Jedi em busca do equilíbrio entre a fantasia e a crítica afiada. A cada visita às telonas, ele analisa o enredo, as performances e, claro, traz aquele toque geek que só um verdadeiro fã de cultura pop pode oferecer. Pelo CINEMA & COMPANHIA, ele não só compartilha críticas e curiosidades como também realiza entrevistas dignas de tapete vermelho, sempre com um olhar atento para valorizar o Cinema Nacional e suas produções heroicas. Instagram.com/CinemaeCompanhia E-mail: luancribeiro@icloud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *