O momento é grave.
A humanidade está enfrentando seus piores momentos desde a 2ª Guerra Mundial. Epidemias são terríveis para a sociedade, mas sabemos que para os povos indígenas o impacto é ainda maior. A gripe, a varíola e o sarampo foram algumas das doenças introduzidas em nossos territórios por não indígenas e que exterminaram muitos dos nossos antepassados.
O coronavírus é mais uma dessas ameaças. É preciso ter um olhar direcionado aos povos indígenas com o aumento da pandemia mundial. Os efeitos para nós podem ser devastadores! O nosso modo de vida comunitária pode facilitar a rápida propagação do vírus em nossos territórios caso algum de nós seja contaminado.
Através de um iniciativa realizada de forma colaborativa por organizações indígenas e indigenistas, tais como a APIB – Associação dos Povos Indigenas do Brasil e Mobilização Nacional indígena, foi criado um site chamado QUARENTENA INDÍGENA (http://quarentenaindigena.info) e uma campanha de arrecadação de doações através do site Vakinha e pelo PayPal.
Instituições envolvidas:
O site possui informações atualizadas sobre a situação do impacto do COVID-19 nos povos indígenas:
Status do impacto da epidemia nos povos indígenas:
Uma galeria de vídeos e podcasts:
E informações sobre a campanha de arrecadação de doações.
Doe pela VAKINHA ou pelo PAY PAL.
Entidades que apoiam o site Quarentena Indígena: