O marketing pessoal é uma estratégia de marketing muito parecida com as utilizadas por grandes empresas, porém, o marketing pessoal é voltado para divulgar o seu nome (que é a sua marca).
Nesse caso, as estratégias de marketing pessoal devem ser voltadas para fazer seu nome se destacar diante dos concorrentes, afinal, é comum ter várias pessoas disputando o mesmo mercado que o seu.
O fato é que, atualmente, basta entrar na internet para se deparar com várias pessoas atuando na mesma área que a sua, ou seja, não faltam concorrentes.
Portanto, para que você se destaque no meio desse arsenal de opções, pode ser bastante inteligente investir em marketing pessoal; e isso é válido tanto para quem quer trabalhar na internet como para conquistar qualquer tipo de emprego.
O que é o marketing pessoal
O marketing pessoal é um conjunto de estratégias que visa trabalhar com a imagem pessoal de alguém e qualificá-la de forma profissional, além de habilitar seus serviços no mercado de trabalho.
Vale frisar que o marketing pessoal não trabalha apenas com a aparência de um indivíduo, mas com toda a sua postura, comportamentos e ligações profissionais.
Afinal, não adianta nada você ser um excelente profissional e ter ótimas habilidades, se ninguém vê essas qualidades (inclui-se aqui seu chefe, sua empresa, o público, os clientes, etc.)
O segredo do sucesso, aqui, pode estar diretamente ligado ao ato de se fazer notar, porém, se fazer notar não é chamar a atenção de forma indevida ou prejudicial à sua imagem. Nesse caso, para construir uma boa reputação e notoriedade, é preciso um planejamento, a definição de objetivos e a criação de estratégias.
Você pode estar pensando que marketing pessoal é algo como se autopromover. De certa forma, sim, porém é bem mais que isso: é uma forma de destacar de forma positiva suas habilidades, agregando valores as pessoas para que elas tenham boas impressões sobre você e sobre o que você tem a oferecer.
Porque o marketing pessoal é importante
O marketing pessoal é tão importante para a vida e a carreira de uma pessoa, que direta ou indiretamente todo mundo acaba fazendo seu próprio marketing, porém com as estratégias certas é possível lapidá-lo e torna-lo ainda mais efetivo.
Desse modo, podemos dizer que o marketing pessoal é importante para:
- Tornar alguém conhecido;
- Fazer alguém conseguir o emprego dos sonhos;
- Fazer alguém subir de posição dentro da empresa que trabalha;
- Alavancar a carreira;
- Entre outros.
Mas para quem o marketing pessoal é importante?
Ora, o marketing pessoal é o seu cartão de visitas, a forma como você se posiciona diante das pessoas, seu comportamento, as atitudes que toma, sua forma de se expressar, tudo isso faz parte da sua imagem e pode ser trabalhado.
Dito isso, podemos afirmar, categoricamente, que o marketing pessoal é importante para qualquer profissional, seja de qualquer carreira e até mesmo autônomo.
O fato é que qualquer pessoa deveria aprender a usar sua imagem a seu favor e conferir benefícios para sua vida pessoal, e, sobretudo, profissional.
Como fazer marketing pessoal
Chegamos até aqui e conferimos a importância do marketing pessoal, então chegou a hora de falarmos um pouco sobre como trabalhar seu marketing pessoal.
1. Tenha um objetivo
O que você quer conquistar? Uma promoção? Um emprego? Tenha um objetivo e comece a traçar metas para conseguir realiza-lo, inclusive fazer alguma qualificação, caso precise de alguma habilidade específica para garantir seu objetivo.
2. Desenvolva seu autoconhecimento
Ninguém melhor do que você para saber quais são seus pontos fortes e fracos, portanto, identifique-os e trabalhe em cima deles para melhorar algo. Conhecer a si mesmo fará com que você saiba manter o controle de suas ações na hora das necessidades.
3. Busque qualificação
Não pense nunca que você sabe e conhece tudo, que não tem mais nada a aprender.
No mundo contemporâneo a concorrência é tão grande que sempre é necessário buscar qualificação na sua área. Nada de comodismo.
4. Cuidado com sua postura
Policie sua postura diante das pessoas, pois além da comunicação verbal, a forma como você se posiciona diante das pessoas influencia sua imagem: sua postura pode passar a impressão de desinteresse, de tédio, de soberba e desleixo.
No marketing pessoal detalhes como esse garantem o sucesso de suas estratégias.
5. Cuide de sua aparência
Esse ponto também é importante, mostra cuidado, higiene, e, apesar da aparência não ser tudo, ela conta muito no marketing pessoal e para todas as outras pessoas, pois é seu cartão de visita.
É através da sua aparência que as pessoas irão te enxergar primeiro, posteriormente é que verão suas qualidades.
6. Seja pontual
Ser pontual passa a imagem de compromisso e interesse, então a pontualidade é o pré-requisito para um bom marketing pessoal. Não pense que chegar atrasado vai passar uma boa impressão, porque não vai; por outro lado, gerenciar seu tempo e chegar na hora marcada vai cativar contratantes e/ou possíveis sócios.
7. Exercite a capacidade de liderar
Lógico que parece que existem pessoas que nasceram para liderar, porém é possível se tornar um bom líder, ser proativo e inspirar toda sua equipe. Tal característica tem se tornando um diferencial muito importante.
Essas foram só algumas dicas para começar a colocar em prática seu marketing pessoal, porém existem muitas outras estratégias e possibilidades para você conquistar aquilo que deseja com o marketing pessoal direcionado para seu objetivo.
O que se torna indiscutível é a importância o marketing pessoal para quem almeja ser visto, ser reconhecido e conquistar metas e objetivos. Então, se você busca um novo emprego, uma promoção, não deixe de investir em marketing pessoal, é algo inteligente e poderá proporcionar os resultados almejados.
Boa sorte!
Priscila Timbó
Coach de Carreira e Realização Profissional
Psicóloga especialista em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Coach de Carreira.
Seu histórico profissional engloba atuação em consultorias de recursos humanos com foco na área estratégica e de desenvolvimento humano. Desde 2015 atua como Coach de Carreira e Realização Profissional. Criadora do programa online Sucesso na Recolocação.
Visite o LinkedIn de Priscila Timbó