“Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil” é um documentário que caminha pelo nosso país procurando conhecer os mais variados rituais religiosos sob o olhar curioso e respeitoso de uma estrangeira.
Mas respeito aqui nada tem a ver com distanciamento. Esta artista, de origem iugoslava – a tal Abramovic – se entrega aos rituais, chás e experiências transcendentais sem rede de proteção, como se estivesse em uma de suas perfarmances. Muito corajoso. Esse olhar de fora nos reapresenta aquilo que, para os brasileiros, sempre esteve ali, como quem se acostuma com a beleza estonteante de uma pessoa e passa a achá-la só bonitinha…
Nós nos acostumamos com Chico Xavier, que morava logo ali, em Uberaba (MG), sabemos da força magnética da Chapada Diamantina, e conhecemos alguém que já fez uma operação espiritual e ficou curado. Adaptamos, criamos, misturamos, inclusive, as religiões!
Somos o país dos Anarquistas, graças a Deus!, dos católicos que energizam suas casas mas que têm pelo menos um pai de santo; dos judeus kardecistas e dos budistas que fazem o sinal da cruz.
A terra onde temos santos que representam orixás, ou será o contrário? São Jorge é da umbanda, do candomblé ou um santo católico? Aqui, ele é tudo isso e, de vez em quando, ainda atende pelo nome de São Miguel – vai entender esse povo!
Melhor nem tentar, e isso é que é bonito nesse documentário – não existe o distanciamento crítico, a isenção, não.
Não se quer achar o segredo do mágico, qual o truque, a verdade científica. Nada disso. Existe o registro da experiência, da entrega, da procura por si mesma. E naquilo que nós não conseguimos explicar surge o que é essencialmente humano, universal. Lindo!
Corre pro cinema, documentário nas salas de projeção é como raio, se não olhar rápido só vai escutar o trovão depois. Que o Deus da chuva mandou!
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=4ijyJVLcJhc
Entrevista com Marina Abramovic: