‘Rio Fashion Week’ terá 30 desfiles de moda no Pier Mauá em 2026

Fashion Rio (imagem de IA)

 

Evento retornará ao calendário do Rio de Janeiro após hiato de dez anos

 

Em 2026, o Rio de Janeiro voltará a ter uma semana de moda. Após um hiato de cerca de dez anos, a antiga Fashion Rio retorna ao calendário da cidade, com outro nome: ”Rio Fashion Week”. O anúncio foi feito essa semana durante uma apresentação no Palácio da Cidade, uma das sedes da Prefeitura carioca, em Botafogo, Zona Sul da capital fluminense.

A primeira edição dessa nova fase já tem datas e endereço: de 15 a 18 de abril de 2026, com cerca de 30 desfiles no Pier Mauá, na região central da cidade. A ideia é recolocar o Rio no circuito e puxar atenção do mercado de moda de fora do país.

“Receber a Rio Fashion Week no Píer Mauá reforça o nosso papel como um dos principais palcos para grandes eventos no Rio de Janeiro. É um encontro potente entre moda, cidade e patrimônio, que reposiciona o Rio no circuito criativo global e valoriza a vocação do Píer como espaço de experiências transformadoras”, afirma Denise Lima, diretora do Píer Mauá.

A realização é da IMM, a mesma empresa por trás da São Paulo Fashion Week. A direção criativa no Rio ficará com Paulo Borges, que também está à frente do evento paulista. A proposta, segundo os organizadores, é construir um calendário que encaixe o evento no Rio no primeiro semestre e São Paulo no segundo, com uma edição anual em cada cidade.

Na coletiva, o presidente da IMM, Alan Adler, resumiu o conceito do projeto com uma frase.

“É o Rio vestindo o mundo”, disse Alan Adler.

Além dos desfiles, a programação prevê outras ativações, como estreia de filmes e produções audiovisuais ligadas à moda, programa de capacitação de jovens, música e talks. A promessa é ampliar a visibilidade das marcas e abrir espaço para nomes que costumam apresentar coleções no primeiro semestre em São Paulo, mas agora podem levar parte desse calendário para o Rio.

O vice-prefeito Eduardo Cavaliere também apostou na convivência entre os dois eventos.

“Tenho certeza que os dois eventos, Rio e São Paulo, vão ser complementares e ajudar a consolidar essa indústria tão importante no Rio de Janeiro e no Brasil”, afirmou Eduardo Cavaliere.

O anúncio reuniu diferentes nomes da indústria no Palácio da Cidade e marcou, oficialmente, a volta do Rio ao calendário nacional de semanas de moda.

 

 

Francisco Martins

jornalista colunista do portal ArteCult e revista Vislun| Produtor desfiles School Models.
@artecult

 

 

 

 

Author

Sou criador(a) de conteúdo digital. Profissional da moda com o objetivo de impulsionar trabalhos e conteúdos direcionado a novas tendências da moda, como jornalista e stylist de moda. Colunista da Revista Vislun, ArteCult e Produtor dos desfiles da School Models.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *