
Estrelado pelo ator e modelo Luca Castellani e por Cheyenne Jackson, curta conta a história de imigrante brasileiro nos EUA em busca do sonho americano
São Paulo – 17 de novembro de 2025 – Uma das apostas para a próxima temporada de premiações, o curta-metragem “America”, dirigido pelo premiado cineasta Aly Muritiba, está em uma intensa agenda promocional. Com o objetivo de ampliar o diálogo com o público e a crítica, o curta vem sendo exibido nos EUA em sessões especiais, seguidas de Q&A’s com o elenco e a direção. Recentemente, o filme foi exibido no Variety Screening Series 2025, promovido pela revista Variety, e no THR Frontrunners, da The Hollywood Reporter – ambos em Los Angeles.
“America” narra a história de Tom (Luca Castellani), um imigrante brasileiro em busca do sonho americano, e de Josh (Cheyenne Jackson), um escritor à procura de sua próxima história. Quando os dois se encontram, o sonho de Tom parece se tornar realidade. No entanto, um policial se coloca em seu caminho. A produção ainda não tem previsão de estreia no Brasil.
Aly Muritiba é um nome conhecido da crítica e da imprensa internacionais. Seu longa-metragem “Deserto Particular” foi a submissão oficial do Brasil para o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2022. Anos antes, em 2013, seu curta-metragem “A Fábrica” também foi pré-selecionado para o Oscar. Além disso, o cineasta dirigiu séries de sucesso para o streaming, como “Cangaço Novo” (Amazon Prime), “Irmandade” (Netflix) e “Cidade de Deus: A Luta Não Para” (HBO Max).
Luca Castellani, ator, produtor e empreendedor brasileiro-americano, faz sua estreia como protagonista em “America”. Ao seu lado está Cheyenne Jackson, ator e cantor indicado ao Grammy, conhecido por seus papéis em séries como “American Horror Story”, “Call Me Kat” e “Descendants 3”.
O curta é uma produção da Muritiba Filmes, em coprodução com a Cinesthesia Factory e Aspen Studios.
Sobre Aly Muritiba
Aly Muritiba, um renomado diretor e roteirista brasileiro, teve seus filmes exibidos em festivais internacionais de prestígio, incluindo Sundance (“Ferrugem”, 2018), Veneza (“Tarântula”, 2015; “Deserto Particular”, 2021), San Sebastián (“Para Minha Amada Morta”, 2015; “Ferrugem”, 2018) e a Semana da Crítica de Cannes (“Pátio”, 2013). Ao longo de sua carreira, os filmes de Muritiba ganharam mais de 200 prêmios em festivais de cinema ao redor do mundo. Seu longa-metragem “Deserto Particular” recebeu o Prêmio do Público no Giornate degli Autori, em Veneza, e foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema como o representante oficial do Brasil para o Oscar® de Melhor Filme Internacional em 2022. Em 2013, seu curta-metragem “A Fábrica” foi pré-selecionado para o Oscar®. No campo da televisão e streaming, Muritiba dirigiu diversas séries notáveis como “O Hipnotizador” 2ª Temporada (HBO), “Carcereiros” 2ª Temporada (Globo), “Irmãos Freitas” (HBO Max/Turner), “Irmandade” (Netflix), a série de crime real indicada ao Emmy “O Caso Evandro” (Globoplay), “Cangaço Novo” (Amazon Prime) e “Cidade de Deus: A Luta Não Para” (HBO Max).
Sobre a Muritiba Filmes
Muritiba Filmes é uma produtora audiovisual sediada no Brasil, especializada na produção, licenciamento e distribuição internacional de conteúdo original de diretores brasileiros emergentes. Fundada por Aly Muritiba, um cineasta premiado e reconhecido nos principais festivais internacionais, a Muritiba Filmes acumulou mais de 200 prêmios em festivais de cinema ao redor do mundo. A empresa está comprometida em expandir a representação brasileira no cinema global, defendendo narrativas independentes e inovadoras.
- Cena de AMERICA
- Cena de AMERICA
- Aly Muritiba
- Cena de AMERICA
- Cena de AMERICA














