
Com estreia marcada para dia 31 de agosto, na HBO MAX, a série Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente já vem causando ansiedade em quem curte séries de época.
Com apenas cinco episódios, a produção propõe uma imersão profunda em um capítulo pouco explorado da história nacional — os anos em que a AIDS avançava sem freios e um grupo de comissários de bordo ousou enfrentar leis e instituições em nome da vida.
Baseada em acontecimentos reais Ambientada na década de 1980, a série retrata um Brasil assolado pela falta de acesso a medicamentos e pelo estigma que cercava os portadores do HIV. Nesse cenário marcado pelo medo e pela negligência oficial, acompanhamos profissionais da aviação que se tornam protagonistas de uma rede clandestina de ajuda: contrabandeando o AZT em voos internacionais, eles desafiam o sistema para garantir tratamento a quem mais precisava.

Crédito das Fotos: Daniel Chiacos
Atos de resistência que viram símbolo Transformando a desobediência civil em força narrativa, a série apresenta um retrato comovente e poderoso da união em tempos de crise. Mais do que uma história de enfrentamento ao preconceito, é um tributo à coragem pessoal e à solidariedade coletiva que salvaram inúmeras vidas.
CONFIRA AS ENTREVISTAS COM THIAGO PIMENTEL E BRUNA LINZMEYER
SINOPSE
No animadíssimo Rio de Janeiro do fim dos anos 80, um grupo de comissários da Fly Brasil, liderado por um comissário de bordo gay e soropositivo, cria um esquema de contrabando de AZT para salvar vidas de pessoas vivendo com HIV e AIDS.
FICHA TÉCNICA
- Direção: Marcelo Gomes | Direção adicional: Carol Minêm
- Roteiro: Patricia Corso e Leonardo Moreira
- Produção: Thiago Pimentel, Mariza Leão e Tiago Rezende (Morena Filmes); Mariano Cesar, Anouk Aaron e Vanessa Miranda (Warner Bros. Discovery)
- Distribuidora: HBO/HBO Max
- Produção Executiva: Mariza Figueiredo
- Elenco: Johnny Massaro (Fernando), Ícaro Silva (Raulo), Bruna Linzmeyer (Léa), Eli Ferreira (Yara), Igor Fernandez (Caio), Hermila Guedes (Dra. Joana), Julio Machado (Barcelos), Carla Ribas (Raquel), Rita Assemany (Sônia), Kika Sena (Francesca), César Augusto (Antunes), Verônica Valenttino (Pantera), Duda Matte (Olívia), Matheus Costa (Paka), Wescla Vasconcelos (Genet), Jessica Ritter (Monique), Fifo Benicasa (Humberto), Sérgio Menezes (Henrique), Wayne Marinho (Guga), Ygor Marçal (Leandro), Lucas Drummond (West), Pedro Caetano (Richard), Rita Elmôr (Ziza), Rodrigo Ferrarini (Alemão) e Evandro Manchini (Rogério)
- Direção de Fotografia: Pierre de Kerchove
- Direção de Arte: Marcos Pedroso
- Trilha Musical: Fabio Mondego e Fael Mondego
- Montagem: Karen Harley, edt
- Desenho de Som: Moabe Filho, Pedrinho Moreira, Bernardo Uzeda, Tomas Alem, Rodrigo Noronha e Gustavo Loureiro
Sobre o diretor
Marcelo Gomes é cineasta e roteirista premiado. Dirigiu filmes como “Cinema, Aspirinas e Urubus”, “Paloma” e “Retrato de um Certo Oriente”. Estreou séries e documentários em festivais como Cannes, Berlim e Veneza. Sua série mais recente estreia em 2025 pela HBO/HBO Max.
Sobre a diretora
Carol Minêm é diretora com mais de 20 anos de experiência no audiovisual. Dirigiu séries para diversos canais, como “Todo Dia a Mesma Noite para a Netflix”. Estreia em 2025 a minissérie “Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente”, em parceria com Marcelo Gomes, para HBO/HBO Max e o longa-metragem “(Des)controle”, em parceria com Rosane Svartman.
ArteCult – @CinemaeCompanhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!













