Estreia do curta “PIPA”: A força do cinema independente na visão do diretor mineiro Stephano

O cinema brasileiro ganha uma nova e potente voz com a estreia do curta-metragem “PIPA”, projeto autoral do diretor, produtor, roteirista e ator Stephano, mineiro de Belo Horizonte que vem trilhando uma trajetória intensa e inspiradora dentro do audiovisual.

Formado em Artes Cênicas, Stephano iniciou sua carreira artística ainda na infância, atuando em peças de teatro e campanhas publicitárias em BH. Em 2016, mudou-se para o Rio de Janeiro em busca de novas oportunidades na área. Foi nos bastidores da capital carioca que consolidou seu olhar cinematográfico, trabalhando como assistente de produção e direção em diversos projetos. Ali, aprendeu a fazer de tudo um pouco no set — o que viria a ser essencial para a realização do seu próprio filme.

Em 2024, Stephano tirou do papel um sonho antigo: “PIPA”, um curta-metragem independente, sensível e urgente, que toca em temas sociais profundos através de uma narrativa poética sobre dois garotos cariocas e suas brincadeiras com pipas. “Fazer cinema independente no Brasil é complicado, ainda mais com uma crítica social tão forte. Mas eu sempre soube que era possível”, revela o diretor.

Sem apoio financeiro tradicional, Stephano encontrou na coletividade uma forma de dar vida ao projeto. Se mudou para um local com aluguel mais acessível, lançou uma campanha de financiamento coletivo, e chegou a trabalhar como barman e em grandes eventos para juntar recursos. Mas o que realmente moveu o filme foi a paixão de uma equipe engajada, formada por profissionais do audiovisual que acreditaram na potência da história desde o início.

“Recebi muitos ‘nãos’, mas o ‘sim’ veio das pessoas certas”, conta Stephano. O curta tornou-se um símbolo de resistência artística, e de como o cinema ainda pode ser um instrumento de transformação social.

“Eu faço cinema para transformar. Você pode sair da sala alegre, reflexivo ou até mesmo incomodado. O que não pode, é sair da mesma forma que entrou.”

“PIPA” estreia com a missão de emocionar, provocar e representar. E com certeza, marca o início de uma nova fase para Stephano e para o cinema independente brasileiro.

 

CINEMA & COMPANHIA

ArteCult – @LuaneCompanhia / @cinemaecompanhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @luanecompanhia , @cinemaecompanhia

#VamosParaOCinemaJuntos

 

Author

Luan Ribeiro, natural de Mata de São João, Bahia, é como um "protagonista" que decidiu viver em meio aos grandes filmes. Especialista em comunicação, segue guiado pelo seu amor às histórias épicas e sagas cinematográficas, Luan é o criador do @CinemaeCompanhia no Instagram, que ganhou destaque como a editoria do Canal de mesmo nome no Portal ArteCult.com. Para ele, assistir a um filme é como entrar em um multiverso, uma oportunidade de se teletransportar para galáxias distantes ou enfrentar dragões, tudo enquanto escapa da rotina. Luan é um verdadeiro "rato de cinema", acompanhando as estreias como um Jedi em busca do equilíbrio entre a fantasia e a crítica afiada. A cada visita às telonas, ele analisa o enredo, as performances e, claro, traz aquele toque geek que só um verdadeiro fã de cultura pop pode oferecer. Pelo CINEMA & COMPANHIA, ele não só compartilha críticas e curiosidades como também realiza entrevistas dignas de tapete vermelho, sempre com um olhar atento para valorizar o Cinema Nacional e suas produções heroicas. Instagram.com/CinemaeCompanhia E-mail: luancribeiro@icloud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *