com César Manzolillo
FESTA
Às 18h27, pouco mais de meia hora antes do horário marcado, os primeiros convidados começam a chegar. Cecília, recém-separada de Carlos, comparece sozinha. Cumprimenta Janete, a anfitriã, e passa a falar com Lorena sobre a viagem à Grécia que faria na semana seguinte. Alguns minutos mais tarde, foi a vez de a família Bueno aparecer: Cristina, Durval e o pequeno Henrique, que chorava o tempo todo por causa do sapato apertado estreado naquele dia. Às 19h21, a casa já estava cheia. No jardim e em volta da piscina, pequenos grupos que conversavam de modo entusiasmado haviam se formado. Às 19h32, Roberto, um dos garçons, segurando uma bandeja com canapés, tropeça e vai parar dentro da piscina. Cerca de 15 minutos depois desse incidente, Reginaldo inicia um discurso pedindo votos para a eleição de vereador que aconteceria no próximo mês. Às 19h53, o casal Edna e Glória cruza o portão a bordo de um Hyundai Creta pilotado por Edna. A essa altura, a música alta incomoda Marilene, que decide ir embora às 20h10. Às 20h39, Tarcísio faz sucesso no karaokê cantando “Love in the dark”. Aproximadamente às 20h58, Vicente, que havia exagerado na bebida, vomita no banheiro. 21h21. Sabrina recusa as investidas insistentes de Otávio e o afasta com um empurrão. 21h35. Heleno e Maurício se beijam numa parte mais escura do jardim e são observados de longe por Renato e Patrícia. 22h11. Ao som de Ivete Sangalo, Sueli e Regina dançam animadas diante do viveiro das araras. 22h30. Pérola recebe uma ligação, tem um leve desmaio e se recupera logo em seguida. 22h50. Janete decide cortar o bolo. Vinícius, Ricardo e Leila já estão na segunda fatia quando Edson chega esbaforido desculpando-se pelo atraso. 23h06. Priscila e Mariana percebem que estão usando vestidos idênticos. 23h29. Selma, numa de suas muitas crises de ciúme, dá um tapa na cara de Túlio, que não tirava os olhos do decote de Rebeca. 23h55. Quatro ladrões usando toucas ninja invadem a casa. Armado com uma pistola semiautomática, Leandro inicia uma reação malsucedida, e os criminosos disparam vários tiros. Cecília, Reginaldo, Edna e Otávio morrem.
Siga César Manzolillo nas redes sociais:
@cesarmanzolillo no
FACEBOOK ,
no INSTAGRAM ,
no X (TWITTER) e
@cesarmanzolillo no THREADS
@cesarmanzolillo no BlueSky
Confira as colunas do Projeto AC Verso & Prosa (@acversoeprosa) :
com César Manzolillo
O conto, que lembra um relatório de inquérito policial, não apenas evidencia a violência urbana em seu final, como aparenta conter um enigma. O mandante dos assaltantes seria um convidado da festa ou o autor apenas quis ressaltar as incertezas, inconsistências e futilidades da vida humana?
Um dia produziremos juntos um curta-metragem com roteiro assinado por você, grande César Manzolillo.
Ritmo da narrativa bem delimitado. Ações que se sucedem como flashes, aparentemente, sem outro objetivo senão o de registrar os acontecimentos da festa. Epílogo inusitado demonstra que o inesperado fez uma surpresa.