CONTO DE QUINTA: Não vamos ter aula na próxima terça

com César Manzolillo

 

NÃO VAMOS TER AULA NA PRÓXIMA TERÇA

 

Naquele 6/6, por volta das 2 e meia da manhã, Janaína acordou. No início de maio, passou a ter um sonho que, com poucas variações, vinha se repetindo com frequência. Era tudo nebuloso e vago, feito, como num filme antigo, de imagens embaçadas e cinzentas. Ela não conseguia identificar de forma precisa o que acontecia ali dentro da sua cabeça ou onde quer que os sonhos existam. Havia prédios altos e tortos em chamas, chuva torrencial que transformava cidades em extensões dos mares, imensas áreas desérticas e poucos sinais de vida. Nas árvores, o marrom de troncos e galhos retorcidos predominava sobre o verde das folhas. As raras pessoas visíveis não tinham rosto com contornos definidos, apenas uma esfera irregular espetada acima do pescoço, o que as fazia andar ziguezagueando à maneira de zumbis. Os cachorros tinham cara de gato, e os gatos tinham fuça de porco. De vez em quando, uma ave roxa também surgia. Grande e desengonçada, emitia um som estridente ao mesmo tempo que tentava, sem sucesso, levantar voo. Na madrugada daquele 6/6, Janaína não acordou sozinha, como habitualmente acontecia depois que o pesadelo se encerrava. Um telefonema de Karina, sua professora de Pilates, fez as vezes de despertador.

– Estou ligando pra avisar que não vamos ter aula na próxima terça.

– Por quê? É feriado?

– Não, minha querida, o mundo vai acabar.

– …

– Você ainda não sabe? Eu achei mesmo que não saberia, sempre foi tão distraída. Liga a TV, anda! Vai, pega o controle! Qualquer canal.

– Liguei na Tupi. Tá passando o programa do Silvio Santos… Qual é a música.

– Muda.

– Pus na Excelsior.

– O que tá passando?

– Nada. Tá fora do ar, exibindo aquelas barras coloridas.

– Muda de novo.

– Manchete! Novela. Acho que é Pantanal.

– Vai pra internet!

– Sem sinal, não abre página nenhuma.

– Escuta, eu tô ouvindo aqui no rádio que o mundo já acabou… lá na Austrália, na Nova Zelândia, naqueles países aonde o novo ano chega primeiro, entende? Isso quer dizer que, seguindo a mesma lógica, em poucas horas o mundo vai acabar no Brasil também, tá confirmado. Compreendeu agora por que não vamos ter aula na próxima terça?

– Na verdade, eu não ia mesmo poder ir à aula na próxima terça. Tô com um atestado médico, peguei covid.

Nesse momento, a ligação é interrompida, e as luzes do apartamento se apagam. Com passos lentos e descoordenados, Janaína dirige-se à cozinha. Bebe um copo d´água junto com o tarja preta costumeiro e volta para a cama.

 

 

CÉSAR MANZOLILLO

 

 

 

 

Siga César Manzolillo nas redes sociais:

@cesarmanzolillo no

FACEBOOK ,

no INSTAGRAM ,

no X (TWITTER) e

@cesarmanzolillo no THREADS

@cesarmanzolillo no BlueSky

 

 

Confira as colunas do Projeto AC Verso & Prosa (@acversoeprosa) :


com Ana Lúcia Gosling

com César Manzolillo


com Tanussi Cardoso

 

 

 

Author

Carioca, licenciado em Letras (Português – Literaturas) pela UFRJ, mestre e doutor em Língua Portuguesa pela mesma instituição, com pós-doutorado em Língua Portuguesa pela USP. Participante de 32 coletâneas literárias. Autor do livro de contos "A angústia e outros presságios funestos" (Prêmio Wander Piroli, UBE-RJ). Professor de oficinas de Escrita Criativa. Revisor de textos. Toda quinta-feira, no ArteCult, publica um conto em sua coluna "CONTO DE QUINTA", que integra o projeto "AC VERSO & PROSA" junto com Ana Lúcia Gosling (crônicas) e Tanussi Cardoso (poemas).

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *