No atual cenário econômico brasileiro em que muito se fala em redução de custos, direta ou indiretamente algumas áreas como a educação sempre acabam sofrendo alguma consequência.
Daí vem a pergunta: Como continuar incrementando e investindo na educação pública sem ficar preso a contratos de ferramentas educacionais proprietárias e de alto custo?
As soluções proprietárias podem atender as demandas de um município mas causam dependência da sua empresa mantenedora e muitos transtornos quando se faz necessário substituí-las.
Considerando esses fatores, a prefeitura de Canoas-RS, por meio da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (Canoas Tec) resolveu investir no Programa i-Educar.
O i-Educar é um software livre e público disponibilizado pelo governo federal por meio do Portal do Software Publico Brasileiro que permite o acompanhamento de toda a jornada escolar do aluno, desde a sua matrícula, boletim, faltas, transferências, gestão dos servidores, transporte escolar, biblioteca e ainda gerar relatórios e indicadores em tempo real.
O Investimento da Prefeitura de Canoas foi de 790 mil e a solução já está presente em todas as escolas municipais da região e mais de 250 servidores passaram por treinamento para usufruírem de todas as suas funcionalidades .
Segundo Rogério Alves, diretor-presidente da Canoas Tec, o investimento no i-Educar traz mais independência tecnológica, transparência na gestão, melhor acompanhamento na jornada dos alunos e servidores, além atender todos os requisitos da Secretaria de Educação.
Rogério também acredita que adoção do i-educar por Canoas fortaleça ainda mais a solução e possa incentivar outros municípios a adotá-la por sua acessibilidade, funcionalidades e transparência e por sua contribuição para uma educação pública brasileira eficiente.
Nesta semana o Diretor participará do 21° Congresso latino-americano de Software livre e Tecnologias Abertas ( Latinoware) em Foz do Iguaçu-PR e apresentará os primeiros resultados da experiência de Canoas com o software.
Quer saber um pouco mais sobre o Portal do Software Publico e o software i-Educar:
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/plataformas-e-servicos-digitais/software-publico