DIA MUNDIAL DO VEGETARIANISMO: 8 receitas saudáveis e nutritivas sem proteína animal. Ainda dá tempo de preparar…

 

No meu último artigo, em que postei algumas das receitas que recebi de diversas assessorias de imprensa pelo fato de ser um colunista de gastronomia do ARTECULT, fui “bombardeado” por amigos próximos pelo fato de ter trazido apenas uma receita vegetariana em pleno mês em que se comemora o DIA MUNDIAL DO VEGETARIANISMO (comemorado em 01/10).

Pois é, falha minha, reconheço. Mea culpa, mea culpa, me maxima culpa.

Principalmente quando se leva em conta que o número de adeptos da prática tem aumentado significativamente. Tenho uma certa idade e posso dizer que não faz muito tempo era difícil esbarrar com alguém que se dissesse vegetariano. Hoje, essa realidade mudou drasticamente e posso afirmar, com toda a certeza, que você, em algum momento, já esbarrou com alguém que vive esse estilo de alimentação, em que se exclui o consumo de carne, aves, peixes e seus derivados, podendo ou não incluir ovos e laticínios. Esse crescimento demonstra que as pessoas estão se aventurando no fabuloso universo dos vegetais, desafiando aqueles que associavam comida vegetariana a pratos sem graça, legumes no vapor e a uma simples salada.

Antes de mais nada, vale dizer que dentro desse padrão alimentar existem diferentes nomenclaturas, devido a algumas mudanças na utilização dos alimentos, como:

(a) Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.

(b) Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação.

(c) Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.

(d) Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

(e) Veganismo: não utiliza nenhum tipo de produto/insumo de origem animal e que nenhum deles tenha sido testado em animais. Chega a ser uma filosofia de vida, onde o indivíduo não utiliza nenhum produto de exploração animal.

Além desses, vale mencionar os semivegetarianos e/ou flexitarianos, que são indivíduos que tem uma alimentação quase vegetariana, mas que utilizam carnes em até 3 refeições por semana. Ou seja, mesmo não seguindo totalmente este estilo de vida, esses indivíduos apresentam um baixo consumo carne e estão em um grupo entre o onívoro e o vegetariano.

Eu já fui, por diversas vezes, desafiado a fazer jantares sem a utilização da proteína animal e, confesso, me surpreendi com as possibilidades. E são muitas!

Por exemplo, encontrei algumas dicas no site www.vidaveg,com.br que achei bem interessantes e que transcrevo a seguir:

A abóbora é o ingrediente principal do quibe, aliás muitos legumes também podem compor esse prato. 

O tomate italiano, o pimentão vermelho e a cebola se unem para criar um incrível  ragu mediterrâneo, perfeito para acompanhar com polenta mole.  

Um mix de vegetais, como abóbora japonesa, palmito pupunha, quiabo, abobrinha, cenoura, cebola, salsão, tomate e ervilha, viram atração no tradicional cuscuz paulista. 

Berinjela, tomate, alcaparra e limão são os ingredientes principais do delicioso carpaccio vegetariano.  

Na feijoada vegetariana, ingredientes como abobrinha, beterraba, cenoura, alho poró, batata, batata-doce, mandioca, couve, tofu e feijão preto se reúnem para criar uma versão mais leve e saudável deste clássico.  

Grão de Bico e cogumelos são ingredientes perfeitos para a preparação de hambúrgueres vegetarianos, que podem dar um toque especial aos seus sanduíches de fim de semana.  

E  algo dessa magnitude, quase uma filosofia de vida, não poderia ficar sem um dia pra chamar de seu, não é mesmo? Pois bem, criado com o intuito de estimular a alimentação saudável e equilibrada, focada no consumo de alimentos como verduras, legumes, frutas, entre outros de origem vegetal, o DIA MUNDIAL DO VEGETARIANISMO foi comemorado no último dia 1º de outubro, data que surgiu em 1977, idealizada pela Sociedade Vegetariana dos Estados Unidos para conscientizar a população sobre um movimento global fundamentado em princípios éticos, ambientais e de saúde.

Como não sou muito bom com receitas – sou, sim, um cozinheiro que usa um punhado disso, daquilo, mas sem quantidades especificadas – tive que me socorrer da JOSAPAR (@josapar_), detentora das marcas Tio JoãoMeu BijuSupraSoy e Azeite Nova Oliva, que preparou diferentes receitas saudáveis e nutritivas, que se encaixam perfeitamente neste conceito e vai  ajudar a variar o cardápio dessas pessoas, que optaram por seguir uma dieta sem proteína animal.

Entre as dicas de refeições práticas sugeridas pela companhia, estão o kibe de arroz com berinjela, a moqueca de palmito, o feijão com verduras e o risoto de palmito grelhado e shitake.

Confira:

 

KIBE DE BERINJELA COM ARROZ

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de Arroz Integral Orgânico Tio João 
  • 200 ml de água
  • 3 berinjelas médias
  • 100 ml de Azeite Nova Oliva
  • 1 cebola média ralada
  • 1 dente de alho médio picado
  • Sal e pimenta síria a gosto
  • Salsinha e cebolinha a gosto

 

Modo de preparo

Cozinhe o Arroz Integral Orgânico Tio João conforme instruções da embalagem e reserve. Em uma frigideira, coloque as berinjelas inteiras e asse, virando de vez em quando, até tostar as cascas por inteiro. Deixe esfriar e retire somente a polpa com uma colher. Descarte as cascas.

Em um recipiente, junte o arroz cozido à berinjela, 50 ml de Azeite Nova Oliva, a cebola ralada, o alho, a pimenta síria, sal a gosto e a salsinha e cebolinha. Misture bem até ficar homogêneo. Em seguida, espalhe em uma fôrma untada com um fio de Azeite Nova Oliva, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio preaquecido a 180° C por 20 minutos.

Derreta a manteiga no micro-ondas por 1 minuto, remova o papel, pincele a manteiga por cima do quibe e volte ao forno em fogo alto 240° C por mais 10 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

 

SHAKSHUKA

Ingredientes

  • 1 embalagem de Tio João Cozinha Fácil – Arroz com Tomate e Manjericão
  • 1 cebola
  • ½ pimentão
  • ¼ de xícara (chá) de Azeite Nova Oliva
  • 1 lata de tomate pelado
  • Sal a gosto
  • 200 ml de água
  • 2 ovos
  • Pimenta rosa a gosto

 

Modo de preparo

Prepare o Tio João Cozinha Fácil – Arroz com Tomate e Manjericão conforme as instruções da embalagem e reserve. Corte a cebola e o pimentão em cubinhos e reserve. Em uma frigideira, refogue a cebola em um fio de Azeite Nova Oliva. Quando a cebola estiver reduzida, acrescente o pimentão, deixe refogar e em seguida adicione o tomate pelado. Tempere com sal e pimenta e refogue em fogo baixo por alguns minutos. Acrescente a água, mexa bem e deixe reduzir. Coloque os ovos com cuidado no molho para não quebrar as gemas. Tampe a frigideira e deixe ferver até que os ovos estejam quase cozidos, para que fique com a gema mole. Desligue a panela, salpique pimenta rosa e sirva em seguida.

 

ROLL DE BERINJELA COM ARROZ

Ingredientes

  • 1 pacote de Tio João Cozinha Fácil Arroz com Brócolis
  • 1 berinjela
  • ¼ de xícara (chá) de Azeite Nova Oliva
  • 4 dentes de alho picados miúdos
  • 1 cebola ralada
  • 1 lata de tomate pelado
  • 150 ml de água
  • Queijo parmesão ralado a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo

Prepare o conteúdo do pacote de Tio João Cozinha Fácil Arroz com Brócolis conforme as instruções da embalagem e reserve. Corte a berinjela em tiras bem finas. Em uma frigideira, coloque um fio de Azeite Nova Oliva, deixe aquecer bem e grelhe as fatias de berinjela. Reserve. Coloque as tiras de berinjela sobre uma tábua de carne, recheie com uma colher do arroz a ponta de cada berinjela e faça rolinhos.

Para o molho: refogue primeiro o alho até começar a dourar e junte a cebola. Quando a cebola também estiver refogada, acrescente o tomate pelado e deixe refogar por aproximadamente 3 minutos. Então junte a água, deixe reduzir e estará pronto.

Em uma assadeira, coloque os rolinhos, acrescente o molho e leve ao forno preaquecido a 200° C por 10 minutos. Retire do forno, salpique o queijo ralado e sirva em seguida.

 

FEIJÃO COM VERDURAS

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de Feijão Vermelho Meu Biju
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 2 dentes de alho amassados
  • Água a gosto
  • Sal a gosto
  • 1 pimentão picado
  • 1 cebola picada
  • 1 xícara (chá) de abóbora cortada em cubos
  • 1 xícara (chá) de quiabo cortado em rodelas
  • 1 xícara (chá) de batata cortada em cubos
  • Cheiro-verde a gosto
  • 1 maço de coentro picado

 

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, em fogo médio, cozinhe o Feijão Vermelho Meu Biju, junto ao óleo, ao alho e água suficiente para cobrir todos esses ingredientes. Com os grãos já cozidos, acrescente o sal e coloque mais um pouco na pressão.

Posteriormente, retire a panela do fogo, amasse o feijão, adicione o pimentão, a cebola, a abóbora, o quiabo, a batata e retorne à pressão. Depois de uns minutos, certifique-se de que o caldo esteja na consistência desejada e desligue o fogo. Finalize com o cheiro-verde e o coentro.

 

HOMUS DE FEIJÃO PRETO E AZEITONAS

Ingredientes

– 4 dentes de alho amassados

– 10 azeitonas pretas (ou chilenas) sem caroço picadas

– 300 g de Feijão Preto Meu Biju cozido, sem caldo

– 2 colheres (sopa) de tahine

– 4 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva

– Sal a gosto

 

Modo de preparo

Em um processador (ou liquidificador), despeje todos os ingredientes e bata até formar uma pasta, por aproximadamente 30 segundos. Depois, coloque em uma tigela e regue com o Azeite Nova Oliva. Sirva.

Dica: se precisar, acrescente um pouco do caldo do feijão ou o suco de um limão para facilitar na hora de bater.

 

RISOTO DE PALMITO GRELHADO E SHITAKE

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga ghee

½ cebola ralada

200 g de arroz especial para risoto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

½ xícara (chá) de vinho branco

1 L de caldo de legumes

200 g de palmito em conserva cortados ao meio

1 colher (sopa) de Azeite Nova Oliva

1 bandeja de shitake fresco em tiras

4 colheres (sopa) de SupraSoy Nature Naturalmente Sem Lactose

100 ml de água

100 g de queijo parmesão sem lactose ralado (opcional)

½ maço de salsinha

 

Modo de preparo

Refogue bem a cebola com a manteiga ghee, adicione o arroz, sal e depois o vinho branco. Mexendo sempre, adicione aos poucos o caldo de legumes quente e deixe cozinhar o arroz. Enquanto cozinha, grelhe os palmitos e o shitake em uma frigideira com Azeite Nova Oliva, sal e pimenta–do–reino. Quando o arroz estiver cozido, adicione o shitake e o palmito grelhado, o SupraSoy Nature Naturalmente Sem Lactose dissolvido na água e o queijo parmesão (opcional). Misture bem até formar um creme aveludado. Finalize com salsinha picada.

 

BERINJELA RECHEADA

Ingredientes

  • 2 berinjelas
  • 300 ml de Azeite Nova Oliva
  • Sal a gosto
  • Sumo de 1/2 limão
  • 100 ml de água filtrada
  • 200 g de quinoa branca cozida
  • 3 ramos de alecrim
  • 10 tomates-cereja
  • 6 cogumelos Paris
  • 6 cogumelos shitake
  • 2 colheres (sopa) de SupraSoy Nature Naturalmente Sem Lactose
  • Salsinha a gosto

 

Modo de preparo

Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento, coloque-as em uma assadeira, regue-as com um fio de Azeite Nova Oliva, adicione uma pitada de sal, o sumo de ½ limão, feche com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 15 minutos, ou até as berinjelas estarem macias.

Em uma panela, coloque 400 ml de água temperada com sal e deixe ferver, depois acrescente a quinoa e deixe cozinhar até estar bem al dente. Tire as berinjelas do forno e reserve.

Coloque em um refratário o Azeite Nova Oliva, os ramos de alecrim e os tomates-cereja, cubra com papel alumínio e leve ao forno – que já está preaquecido – e deixe por 20 minutos em temperatura bem baixa.

Higienize os cogumelos com papel toalha, corte em fatias, e leve para saltear rapidamente na frigideira com um pouco de Azeite Nova Oliva e uma pitada de sal. Misture a quinoa já cozida na frigideira.

No liquidificador, coloque 2 colheres (sopa) de SupraSoy Nature Naturalmente Sem Lactose e uma xícara (chá) de água quente, bata bem por no mínimo 2 minutos. Despeje na frigideira junto com a quinoa e os cogumelos, deixe ferver para reduzir bem, depois acrescente sal e a salsinha picada.

Com a berinjela ainda quente, raspe com cuidado um pouco do miolo, para assim abrirmos espaço para colocar o recheio. Coloque o recheio, finalize com alguns tomates confitados e ramos de alecrim.

 

MOQUECA DE PALMITO

Ingredientes

  • ¼ de xícara (chá) de Azeite Nova Oliva
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 cebola cortada em cubos
  • 1 lata de tomate pelado
  • Sal a gosto
  • 1 xícara (chá) de água filtrada
  • 3 colheres (sopa) de SupraSoy Original
  • 400 g de palmito em rodelas
  • Salsinha a gosto

 

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o Azeite Nova Oliva, o alho e a cebola e refogue bem, até ficar dourado. Em seguida, coloque o tomate pelado e um pouco de sal. Deixe ferver, depois abaixe o fogo e mantenha a panela semitampada. Depois que o molho já reduziu bem e deu uma boa encorpada, ainda quente, despeje direto no liquidificador, com ½ xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) do SupraSoy Original, e bata bem, por mais ou menos 3 minutos. Depois, volte o molho para a panela, coloque as rodelas de palmito, prove e veja se precisa acertar algum tempero. Finalize com brotos ou salsinha e está pronto para servir.

 

Mais informações

Para conferir receitas como estas e muitas outras, acesse o site das marcas Tio JoãoMeu Biju e SupraSoy. Mais informações e para adquirir os produtos da Josapar, acesse o e-commerce Armazém Tio João.

Sobre a Josapar: Com uma tradição de qualidade desde 1922 e líder nacional do mercado de arroz, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Itaqui (RS), Tatuí (SP) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção. A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado. Além do tradicional Arroz Tio João, a Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju; com a marca SupraSoy, de alimentos em pó à base de proteína vegetal; com o Azeite Nova Oliva; e as marcas Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.

Bom, acho que agora já posso ser perdoado pela minha falha, né? Ainda estamos no mês de outubro, no início, tem muito tempo pra comemorar!

A gente se vê em breve!

DEL SCHIMMELPFENG

@del.schimmelpfeng

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Author

Del Schimmelpfeng é Analista Judiciário do TJERJ, mas desde que se lembra - e coloca tempo nisso! - ama cozinhar! Apesar de ter feito as faculdades de arquitetura e direito, é se misturando aos pratos, panelas e temperos que se sente inteiro, completo, pleno. É autodidata, nunca fez curso de culinária, tampouco se imaginou um profissional da área. Considera-se apenas um curioso, que procura o conhecimento em tudo e que tenta, de todo jeito, viver da melhor forma possível - apesar de todas as dificuldades. Afinal, não haveria graça se elas não existissem... Participou da seletiva da segunda edição do Masterchef e da décima nona edição do reality "Jogo de Panelas", apresentado por Ana Maria Braga no programa "Mais Você" da Rede Globo, na qual sagrou-se campeão. Possui, ainda, textos publicados em livros de conto e poesia. Blog: http://delschimmelpfeng.blogspot.com Instagram: @del.schimmelpfeng

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *