DIA DO MIOJO: que tal celebrar a revolucionária invenção japonesa com muito estilo e sabor?

 

Depois da última matéria sobre o Dia do Bacon, achei que nada mais me surpreenderia. Ledo engano! Por ter minha coluna de Gastronomia aqui no ARTECULT, recebo diariamente pautas enviadas por assessorias de imprensa com diversas sugestões de matérias. E não é que recebi uma que falava sobre o DIA DO MIOJO (25/08)?

Pois é, vivendo e aprendendo, né?

E só por ter a palavra MIOJO, já me chamou a atenção. Afinal, quem nunca se valeu daquele macarrãozinho instantâneo na hora em que a fome apertou? Ou para safar-se quando a grana estava curta, ou quando a preguiça falava mais alto?

Hoje, com a globalização, esse tipo de macarrão ganhou muito mais espaço do que antes. Quem, mesmo não sendo dorameiro ou dorameira, nunca se deparou com aqueles lamens coreanos apimentadíssimos ou os deliciosos lamens japoneses? Sem contar que temos ainda os chineses, os tailandeses… E por aí vai.

No alto dos meus sessenta anos – é, tô ficando (muito) velho! – são muitas as histórias com esse macarrão instantâneo. Vale lembrar que as primeiras unidades comercializadas do produto no Brasil foram produzidas em 1965, quando eu tinha apenas um ano de idade, em São Paulo, por um pequeno empresário chinês. Anos depois, a marca MIOJO foi comprada pela NISSIN,  marca que é a líder do segmento no país e de cuja assessoria de imprensa recebi o release me dando conta sobre a comemoração de um dia específico do produto.

Agosto é um mês especial no calendário da NISSIN FOODS DO BRASIL (@nissinbrasil). Isso porque no dia 25 é celebrado o DIA DO MIOJO, um dos alimentos mais revolucionários, rápidos, práticos de preparar e que se tornou querido pelos brasileiros. Para celebrar essa data tão especial, a marca realiza uma série de ações e traz fatos superinteressantes sobre o macarrão instantâneo.

A data foi criada em homenagem à invenção de Momofuku Ando, fundador da NISSIN, que, após vivenciar de perto o desolador cenário pós-segunda guerra mundial, criou, em 1958, o Chicken Lámen, primeiro macarrão instantâneo do mundo. Desde então, o alimento conquistou os paladares como uma opção de refeição prática, segura, econômica e saborosa.

Importante para a empresa, a data de 25 DE AGOSTO é lembrada em todo o mundo. No Brasil, a NISSIN comemora anualmente o “DIA DO MIOJO”, inclusive, levando alguns colaboradores aos pontos de venda para agradecer os consumidores do produto. A ação acontece nas cidades onde estão instaladas as fábricas e o escritório da subsidiária brasileira.

Como foi dito acima, por aqui, o macarrão instantâneo chegou em 1965 e ganhou popularidade ao longo das décadas transformando-se em presença frequente na mesa de milhares de lares. De acordo com a World Instant Noodles Association, o Brasil está em 11º no ranking entre os países que mais consomem macarrão instantâneo no mundo. A pesquisa ainda relata que, em 2023, foram consumidas 2.550 milhões de porções e que o sabor mais popular é o de galinha caipira.

Para garantir o legado de inovação de Momofuku Ando e ressaltar a versatilidade dos sabores dos seus produtos, a NISSIN trabalha de forma contínua na ampliação do seu portfólio. Atualmente, conta com 55 variedades do produto no Brasil – sem contar as edições limitadas – e 12 fabricadas para exportação.

Outros fatos interessantes

  • Para os japoneses, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Fuji, em 2000, o macarrão instantâneo foi considerado a maior invenção do século XX no país, antes mesmo do karaokê e do CD.
  • O primeiro macarrão a ser consumido no espaço foi o macarrão instantâneo batizado de “Space Ram”, em 2005. Embalado a vácuo, com pedaços menores de massa e caldo mais consistente, a versão criada por Ando, aos 95 anos de idade, foi testada pelo astronauta japonês Soichi Noguchi a bordo do ônibus espacial Discovery.
  • No Japão, há museus dedicados a preservar a memória de Momofuku Ando e suas criações. Batizado de Momofuku Ando Instant Ramen Museums, e popularmente conhecido como Cup Noodles Museums, promove exposições relacionadas à invenção e ao desenvolvimento do macarrão instantâneo. Dentro de suas instalações, existe, também, a Chicken Ramen Factory, onde os próprios visitantes fazem o macarrão, e a Cup Noodles Factory, onde podem criar a sua versão do produto. 

Para celebrar o dia 25 de agosto, DIA DO MIOJO, data criada em homenagem à invenção de Momofuku Ando, fundador da NISSIN, a marca separou uma receita exclusiva de Lámen à moda Thai que vai dar um toque especial ao tradicional miojo, mostrando que, com criatividade e ingredientes e temperos diferenciados, ele pode se transformar em uma refeição surpreendente. Como não faz tanto tempo assim que a data passou, acho que ainda dá pra fazer, né? Afinal, o MIOJO realmente merece uma comemoração!!!

Confira a lista de ingredientes e o modo de preparo:

Ingredientes:

  • 1 pacote Nissin Lámen sabor Galinha Caipira;

  • 120g de frango em tiras;

  • Sal a gosto;

  • 1 colher (sopa) de óleo de gergelim;

  • 1⁄2 cenoura (ralada ou fatiada);

  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate;

  • 1/2 de xícara (chá) de leite de coco;

  • 1 colher (sopa) de suco de limão;

  • 1 colher (sopa) de amendoim tostado;

  • Folhas de coentro (a gosto);

  • 1 pimenta dedo de moça picada (opcional).

Modo de preparo:

  1. Tempere os pedaços de frango com sal a gosto;

  2. Aqueça uma panela com o óleo de gergelim e frite os pedaços de frango, até dourar;

  3. Junte a cenoura e refogue por mais 2 minutos;

  4. Adicione extrato de tomate, leite de coco, água e cozinhe o Nissin Lámen sabor Galinha Caipira conforme as instruções da embalagem;

  5. Acrescente o suco de limão, desligue o fogo e misture;

  6. Finalize com amendoim, coentro e pimenta a gosto. Sirva ainda quente.

Além do DIA DO MIOJO, comemorado agora em agosto, estamos entrando em setembro. E o que isso lembra? Ah, claro, ROCK IN RIO, que vai ocorrer de 13 a 22 de setembro e celebra os 40 anos do festival.

1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).

Desde a primeira edição, já gerou 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também no ano passado, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.2 milhões de visitantes, que assistiram a 3.816 artistas em 130 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.

Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, 73 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 22 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), nove em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e 2022), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).

E por que tô falando de ROCK IN RIO numa matéria de macarrão instantâneo? É que a  NISSIN FOODS DO BRASIL e a Rock World anunciaram Cup Noodles® como o macarrão instantâneo oficial do Rock in Rio Brasil 2024!

Segundo Ana Fossati, Gerente de Marketing da Nissin Foods do Brasil:

“Estivemos presentes como apoiadores do festival nas últimas quatro edições e não poderíamos ficar de fora agora. Temos certeza de que essa será mais uma oportunidade para nos aproximarmos do nosso consumidor, além de oferecer um alimento acessível e saboroso aos participantes do maior festival de música e entretenimento do mundo, que acontece na cidade maravilhosa”.

Como uma marca que está em constante inovação, a NISSIN chega ao evento com espaços dedicados à venda dos seus produtos de copo e de bandeja, Cup Noodles® e Nissin Yakissoba U.F.O., respectivamente. Promovendo mais agilidade nas refeições, a marca também vai contar com um time de vendedores ambulantes em circulação pela Cidade do Rock para garantir que ninguém precise abrir mão de um lugar especial no show do seu artista favorito para saborear a refeição.

Sobre a NISSIN

  • NISSIN FOODS DO BRASIL é uma empresa do Grupo NISSIN FOODS e se consolidou no País como líder no segmento de macarrão instantâneo. Atualmente, fabrica 55 produtos para consumidores diretos no Brasil (sem edições limitadas) e 18 produtos para exportação. Com fábricas em Ibiúna (São Paulo) e Glória do Goitá (Pernambuco), investe sempre em boas práticas para satisfazer as necessidades de seus consumidores e melhorar continuamente seus produtos e serviços.

 

Até a próxima!

 

DEL SCHIMMELPFENG

@del.schimmelpfeng

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Author

Del Schimmelpfeng é Analista Judiciário do TJERJ, mas desde que se lembra - e coloca tempo nisso! - ama cozinhar! Apesar de ter feito as faculdades de arquitetura e direito, é se misturando aos pratos, panelas e temperos que se sente inteiro, completo, pleno. É autodidata, nunca fez curso de culinária, tampouco se imaginou um profissional da área. Considera-se apenas um curioso, que procura o conhecimento em tudo e que tenta, de todo jeito, viver da melhor forma possível - apesar de todas as dificuldades. Afinal, não haveria graça se elas não existissem... Participou da seletiva da segunda edição do Masterchef e da décima nona edição do reality "Jogo de Panelas", apresentado por Ana Maria Braga no programa "Mais Você" da Rede Globo, na qual sagrou-se campeão. Possui, ainda, textos publicados em livros de conto e poesia. Blog: http://delschimmelpfeng.blogspot.com Instagram: @del.schimmelpfeng

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *