O Mestre em Teatro pela ECA/USP e pesquisador da linguagem teatral, Alexandre Mate assina a organização de obra sobre Teatro nas Periferias: “BREVES APONTAMENTOS SOBRE O TEATRO DAS_NAS_PELAS PERIFERIAS BRASILEIRAS“.
O livro será lançado pela SP Escola de Teatro no dia 19 de junho, quarta-feira, às 19h, na Unidade Roosevelt da SP Escola.
A obra, de quase 800 páginas e produzida entre 2020 e 2024, propõe um outro olhar sobre as artes cênicas nacionais para além das capitais paulista e fluminense.
Link sobre o livro: https://www.spescoladeteatro.org.br/noticia/sp-escola-de-teatro-lanca-livro-que-propoe-novo-olhar-descentralizado-para-o-teatro-brasileiro
Disponível pelo site da SP Escola de Teatro: https://www.spescoladeteatro.org.br/
Sobre Alexandre Mate
Alexandre Mate é mestre em Teatro pela ECA/USP e doutor em História Social pela FFLCH/USP. É professor aposentado dos cursos de Bacharelado e Licenciatura do Instituto de Artes da Unesp. Atualmente, é professor-pesquisador do Programa de Pós-graduação da mesma instituição, além de ser integrante de inúmeras pesquisas que dizem respeito ao teatro de grupo.
Sobre o Selo Lucias
O selo Lucias é uma iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP). Tem como programa editorial a publicação de livros no campo das artes (teatro, dança, cinema e literatura), da pedagogia, das ciências sociais e da psicanálise. Homenageia, na raiz de seu nome, a professora, jornalista e gestora cultural Lucia Camargo (1944-2020), que foi coordenadora da Escola, e o expande ao plural, pela vocação da ADAAP pela coletividade e pelo múltiplo. O grupo que compõe a coordenação editorial do selo é composto por Ivam Cabral (diretor-executivo), Beth Lopes, Elen Londero e Marcio Aquiles.
Entre as publicações do Selo Lucias, estão os volumes “Teatro de Grupo” e “Teatro de Grupo em Tempos de Ressignificação” e os livros “Memórias do Cine Bijou” (Marcio Aquiles), “Athos Abramos – O Crítico Reencontrado” (Alcione Abramo e Jefferson Del Rios – Org.) e três volumes do Prêmio Solano Trindade de novas dramaturgias negras.