Hoje, no projeto AC Literatura Convida, nossa colunista Ana Lúcia Gosling (@analugosling) nos traz dois poemas de Paulo Reis (@pauloreisnf): “O Homem e A Terra” e “Musical”.
O HOMEM E A TERRA
Forneces-me o alimento
Devolvo-te o excremento
Cuspo e te piso
Corto tuas veias
E bebo o teu sangue
Arranco teus membros
Visto-te com roupas impermeáveis,
Impedindo que te banhes e respires.
Mas suportas calada!
Porque sabes que um dia
Render-me-ei a teus pés,
Vestindo o que te arranquei,
Para que me engulas.
Então, serei pó
E como pó,
Sentirei o que sentes!
MUSICAL
para Tanussi Cardoso
Entona-se a voz
vívidos versos
sintonia fina
floreando o espaço
dança das palavras
sob a regência do poeta.
Minibiografia do Autor:
PAULO REIS, 1964, é natural de São José do Ribeirão, Bom Jardim-RJ, e radicado em Nova Friburgo desde 1985. Formou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia. Possui poemas publicados em diversas coletâneas, e-books, jornais, sites e redes sociais. Em 2003, seu poema FRIBURGO foi recitado na abertura do desfile cívico-militar em comemoração aos 185 anos da cidade, e em 2004, pelo cantor Elymar Santos, durante um showmício. Participou, como poeta convidado, da revista Academia, edição comemorativa dos 60 anos da Academia Friburguense de Letras, em 2007. Seus versos estão inscritos, também, no Memorial do Professor, na Praça do Suspiro, da cidade onde reside. Seu poema BUSCA foi parte integrante das intervenções em lambe-lambe do Festival Sesc de Inverno 2021.
REDES SOCIAIS (Facebook, Instagram e YouTube): @pauloreisnf
Muito obrigado, Raphael e Ana Lúcia. Sinto-me honrado pela publicação de meus poemas nesse conceituado portal de literatura.
Parabéns Poeta Paulo Reis, a poesia precisa transpor espaços, pois não cabe dentro de um só sentimento! Divulgar a arte é dar voz ao artista e, também, democratizar a literatura.
Grande poeta!
Parabéns pela sua poesia, Paulo Reis!
Parabéns, Poeta!
Como sempre o Poeta Paulo Reis sabe fazer sua poética tocar a nossa alma!!!
Parabéns!!!
Agradeço a todos que estão prestigiando a publicação de meus poemas, aqui no ArteCult, e também pelos registros das carinhosas mensagens.
Gosto dos poemas do Reis. Seu trabalho abraça a realidade e nos dá luz para pensar sobre a sociedade, sobre o homem, sobre o mundo.
Que beleza de poema, Paulo Reis! O amor e a luta pela terra, o reconhecimento de que não estamos cuidando bem da Mãe Terra e que vamos pagar por isso. Parabéns! ArteCult Parabéns, pela sensibilidade , pelo espaço! Muito sucesso!