DIA DO MACARRÃO: 25 CURIOSIDADES QUE VOCÊ (REALMENTE) PRECISA SABER

Vocês sabiam que o Dia Mundial do Macarrão é comemorado no dia 25 de outubro? Pois é. Temos uma data especial para enaltecer a iguaria e ela existe desde 1995, ano em que ocorreu a primeira edição de um evento que reuniu os principais fabricantes do mundo, o Congresso Mundial da Pasta, ocorrido em Roma. Aqui, no Brasil, a data é comemorada desde 2014.

E por que essa data, de certa maneira, nos é tão significativa? Ora, de acordo com uma pesquisa da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), cada brasileiro consome aproximadamente 6 quilos de macarrão por ano e o produto encontra-se em 99,3% das casas do país. Ou seja, embora ainda estejamos distante da campeã Itália, poucas nações rivalizam com o Brasil quando o assunto é consumo e produção de macarrão.

Por isso, para celebrar a data de 25 de outubro, contando com a preciosa ajuda da MASSA NO COPO, franquia e restaurante Fast Casual baseado na culinária italiana, separamos 25 curiosidades sobre o macarrão que você precisa saber:

  1. Origem Antiga: O macarrão é originário da China e foi levado para a Itália por Marco Polo no século XIII.
  2. Variedade de Formas: Existem mais de 600 tipos de macarrão na Itália, cada um com sua forma e uso específico.
  3. Macarrão Instantâneo: O macarrão instantâneo foi inventado pelo japonês Momofuku Ando em 1958.
  4. Dia Mundial do Macarrão: O Dia Mundial do Macarrão é comemorado em 25 de outubro.
  5. Maior Consumidor: A Itália é o maior consumidor de macarrão per capita do mundo.
  6. Mitos sobre o Macarrão: Não, o macarrão não engorda se consumido com moderação, e não foi inventado por Marco Polo.
  7. Macarrão sem Ovos: Macarrão tradicional italiano é feito apenas com farinha e água, sem ovos.
  8. Revestimento no Espaço: Em 1984, o ônibus espacial Challenger levou macarrão instantâneo como comida para astronautas.
  9. O tempo ideal de preparo de um macarrão tipo espaguete é de 10 minutos. Essa duração varia se a massa for mais grossa, por exemplo.
  10. Palavra “Macarrão”: A palavra “macarrão” vem do grego “makaria,” que significa “alimento abençoado.”
  11. Fábrica de Macarrão: A primeira fábrica de macarrão foi estabelecida em 1848 nos Estados Unidos.
  12. Macarrão em Lojas de Departamento: No início do século 20, macarrão era vendido em lojas de departamento como mercadoria de luxo.
  13. De acordo com a pesquisa, o brasileiro consome cerca de 6 kg de macarrão por ano. O valor é inferior ao da Itália, onde o consumo pode chegar a 25,3 kg por pessoa.
  14. Festival do Macarrão: Existe um Festival Mundial do Macarrão em Setúbal, Portugal.
  15. Não é preciso passar água fria no macarrão após o cozimento, lavar a massa acaba reduzindo a absorção do molho.
  16. Enfeite de Natal: Na Ucrânia, é tradição pendurar macarrão cozido como enfeite de Natal.
  17. Tamanho Gigante: Em algumas partes da Itália, há versões gigantes de macarrão, como o “paccheri.”
  18. O Brasil é o terceiro maior consumidor mundial de macarrão. O ingrediente está presente em 99,3% dos lares brasileiros segundo pesquisa da ABIMAPI.
  19. Sobrenome “Pasta”: Na Itália, o sobrenome “Pasta” é relativamente comum.
  20. Cultura Pop: O macarrão aparece em inúmeros filmes, programas de TV e músicas, tornando-se parte da cultura popular global.
  21. A região do Brasil que mais consome macarrão é o norte/nordeste com 38,2%, e em segundo São Paulo com 20,5%.
  22. Não é necessário um fio de óleo na água para cozinhar o macarrão.
  23. A proporção ideal é de 1 litro de água para cada 100 g de massa, independentemente do formato (curto ou longo).
  24. A quantidade certa de macarrão por pessoa, por um consenso culinário, indica de 80 g e 100 g nas porções individuais.
  25. O sal só deve ser incluído na água do macarrão quando ela já estiver fervendo, uma vez que a água salgada previamente demora um pouco mais para levantar fervura.

 

Conheça a Franquia MASSA NO COPO:

Nascida em Gramado, no Rio Grande do Sul, , a MASSA NO COPO teve sua primeira filial inaugurada em 2020, pelos sócios Dalmo e Magno Santana. Os irmãos são apaixonados por massas e vinhos. E criaram o negócio inspirados nas experiências vividas em viagens internacionais, em análises de tendências e pesquisas de mercado.

Com base em tendências mundiais, identificaram a oportunidade de um restaurante Fast Casual baseado na culinária italiana associando de forma inédita conveniência e praticidade . Uma combinação inovadora e adequada às expectativas do consumidor moderno.Um modelo de alta lucratividade, inovação, operação simplificada e escalabilidade que reúne as condições para oferecer ótimos ganhos aos investidores franqueados.

A MASSA NO COPO permite que o cliente escolha a massa, o molho e o acompanhamento, que são servidos em uma embalagem diferenciada chamada Copobox. Além disso, o cardápio segue com muitas opções de bruschettas, piadinas (sanduíches italianos), saladas, sopa e sobremesas.

Contato

 

Author

Del Schimmelpfeng é Analista Judiciário do TJERJ, mas desde que se lembra - e coloca tempo nisso! - ama cozinhar! Apesar de ter feito as faculdades de arquitetura e direito, é se misturando aos pratos, panelas e temperos que se sente inteiro, completo, pleno. É autodidata, nunca fez curso de culinária, tampouco se imaginou um profissional da área. Considera-se apenas um curioso, que procura o conhecimento em tudo e que tenta, de todo jeito, viver da melhor forma possível - apesar de todas as dificuldades. Afinal, não haveria graça se elas não existissem... Participou da seletiva da segunda edição do Masterchef e da décima nona edição do reality "Jogo de Panelas", apresentado por Ana Maria Braga no programa "Mais Você" da Rede Globo, na qual sagrou-se campeão. Possui, ainda, textos publicados em livros de conto e poesia. Blog: http://delschimmelpfeng.blogspot.com Instagram: @del.schimmelpfeng

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *