OS SENTIDOS DA FORMA: Exposição da Escola de Belas-Artes da UFRJ mostra no Centro Cultural Light o design como ato poético

 

Encontra-se na Grande Galeria do Centro Cultural Light no Rio de Janeiro a exposição “Os Sentidos da Forma“.

Os trabalhos apresentados nessa exposição são frutos das pesquisas de alunos e professores de Pós-Graduação em Design da EBA – Escola de Belas-Artes da UFRJ e pretendem expandir seus territórios e ultrapassar a condição utilitária, revelando valores e significados potentes para constituir novas concepções culturais.

Na sociedade contemporânea, cada vez mais orientada para soluções imediatas, as atividades criadoras oferecem como alternativa deslocamentos sensoriais que alargam e intensificam a nossa experiência sobre o tempo presente. Não é fortuito que os artistas contemporâneos se voltem para uma temporalidade mais lenta, para um indefinido tempo presente no qual os processos ganham relevância sobre os resultados.

Esse deslocamento da perspectiva utilitária abre para o desígn contemporâneo uma via atraente que ao desativar as funções préestabelecidas de funcionalidade, de comunicação e informação dos objetos, possibilitam novas indagações, estranhamento e surpresa para temas considerados clássicos e inquestionáveis do design moderno. Em contraponto ao condicionamento estrito da forma à função – que muitas vezes retira do usuário a experiência estética do objeto, a possibilidade de empatia e inibe a sua capacidade de produzir novos sentidos – o design hoie aproxima-se da arte e torna-se passível de poetização.” (COMISSÃO ORGANIZADORA) 

VEJA ALGUMAS IMAGENS DA EXPOSIÇÃO:

 (“Reverdecer” de Irene de Mendonça Peixoto) 

SERVIÇO

Os Sentidos da Forma

  • Onde: Grande Galeria do Centro Cultural Light. Rua Marechal Floriano. Centro – Rio de Janeiro (RJ)
  • Quando: de 14 de novembro a 13 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 19h.
  • Quanto: Entrada franca.

 

 

Author

Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *