O ANJO: Cachos Dourados, Rosto Angelical e uma Mente Diabólica

 

Lorenzo Ferro interpretando Carlitos

É comum associarmos crimes violentos a pessoas violentas, de aspecto sujo e aparência questionável. Contradizendo os rótulos estipulados para qualquer criminoso ou assassino dos anos de 1971, surge a mais nova produção de Augustin Almodovar, sob a direção de Luis Ortega: El AngelBaseado em fatos reais, porém questionado sobre onde começa a obra-prima de uma produção cinematográfica e até que ponto se assemelha à realidade da história de Carlos Robledo Puch, criminoso preso há mais de 45 anos após ser condenado por 11 assassinatos, 17 assaltos e 2 estupros. Carlos é considerado o maior Serial Killer da Argentina.

 

Reproduzindo Buenos Aires dos anos 70, o filme é composto por uma fotografia amarelada e magnífica, que intensificam o aspecto retrô que o filme exige. Ao som do Rock and Roll Argentino, Carlitos é apresentado como um adolescente intenso, com síndrome de superioridade, além de ter uma constante curiosidade em desbravar seus próprios limites, sem que apresente empatia ou remorso.

O protagonista apresenta um papel desafiador, que é realizado com perfeição pelo iniciante   Lorenzo Ferro, concluindo com exatidão cada cena.

Utilizando-se de pequenos furtos e assaltos a casas vazias, aparenta reforçar seu desejo por grandiosidade/superioridade. Vindo de uma origem humilde, com pai trabalhador e uma mãe amorosa, Carlitos sabe utilizar as palavras para não levantar dúvidas de sua inocência adolescente, mesmo escondendo uma personalidade calculistas, fria e egocêntrica.

Ao ingressar no novo colégio Carlitos é atraído por  Ramón, personagem de Chino Darín, do qual o jovem faz de tudo para chamar sua atenção, iniciando até mesmo uma briga com ele, para forçar uma aproximação. Carlitos não só consegue conquistar amizade de Ramón, como também começa a fazer parte da família do jovem. José  (Daniel Fanego), pai de Ramón enxerga em Carlitos uma espécie de ‘galinha dos ovos de ouro’, utilizando sua capacidade de invadir lugares para realizar grandes roubos.

 

Chino Darín (Ramón) e Lorenzo Ferro (Carlos Robledo Puch)

 

A amizade de Ramón e Carlitos aparenta ir além de invasões e assaltos: enquanto Ramón sacia sua ganância ao realizar os assaltos, Carlitos busca apreciar cada um como uma exaltação à sua genialidade e amentando sua sensação de poder. Os crimes  se intensificam, assim como a afetividade de Carlitos por Ramón. O filme deixa algumas lacunas, mesmo que algumas cenas denotem um subentendimento de um possível relacionamento sexual e entre os dois.

Confira o Trailer

 

 

 

 

 

Com seus cachos dourados, rosto angelical e uma habilidade criminosa que transita entre o egocentrismo de uma criança mimada e a maldade de um psicopata, o filme O Anjo é realmente uma obra-prima em sons, cores e formas.

 

MAYARA MARIA

 

Visite e siga meu canal no YouTube!

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine@cabinesete ,  @cinestimado e @resetdepoisdever

Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries:

Author

Carioca desde quando nasci. Sou louca por filmes e viciada em séries. Aos 4 anos de idade já colocava as fitas do Xuxa Requebra para assistir, aos 15 anos ganhei meu primeiro computador e pude desenvolver minhas habilidades sociais através do Orkut e aperfeiçoar meu lado criativo como designer através de edições no Paint. Atualmente larguei “aquela velha opinião formada sobre tudo” e participo de Cabines de Imprensa para fortalecer meu amor por filmes. Futura Crítica de Cinema, administro o @resetdepoisdever no Instagram onde quase não faço postagem, deixando minhas opiniões para meu perfil pessoal @maymms. Quero poder colaborar com minha visão sobre os mais diversificados filmes, séries e eventos, agregando conhecimento e informação, sem abrir mão do encantamento pelo mundo cinematográfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *