Dia 12 de novembro de 2018 foi um dia muito triste para todos os fãs de HQs. Stan Lee nos deixou nessa data aos 95 anos de idade devido a uma pneumonia.
Stanley Martin Lieber começou a trabalhar na Marvel (na época Timely Comics) em 1939, época em que sua grande rival Detective Comics estava em ascensão. Desde seu primeiro trabalho, em 1941 com o ilustrador Jack Kirby em “Captain America Foils the Traitor’s Revenge”, o quadrinista sabia que a DC Comics seria uma grande concorrente.
Stan Lee teve uma grande importância no cenário das histórias em quadrinhos.
Agora como forma de reconhecimento ao trabalho do quadrinista, a DC fez uma linda e divertida homenagem em suas HQs do primeiro mês de 2019, com uma mensagem que ocupa uma página inteira escrito: “Com o máximo respeito, da Distinta Concorrência, Excelsior. Em memória de Stan Lee 1922-2018“.
Stan Lee era conhecido por sempre exclamar “Excelsior”, uma expressão que ele utilizava nas suas colunas dentro das HQs, nos eventos para os fãs e sempre que tinha oportunidade, por isso, a expressão se tornou um dos maiores símbolos do escritor. Em uma antiga entrevista, Stan explicou o por que do uso dessa palavra:
“Eu costumava ter várias expressões que eu adicionava nas minhas colunas nos quadrinhos como: ‘Relaxa ai’, ‘Falei demais’, ‘De cara’,” explicou Lee. “E eu vi que a concorrência sempre imitava isso e começava a usar essas expressões. ‘Então’, eu disse, ‘vou pegar uma expressão que eles não vão saber o que significa, e eles não vão saber como escrever isso. E foi assim que eu comecei a usar Excelsior, e nunca mais parei, graças a Deus.”
Stan Lee deixou saudades, até para os DCnautas…
Excelsior!
Muito legal cara!