“Lugar de Fala”: Documentário faz sua primeira exibição na Première Brasil Geração do Festival do Rio no MAM

Documentário inédito Lugar de Fala (Talking Heads), de Felipe Nepomuceno, fez primeira exibição na Première Brasil Geração do Festival no MAM

O documentário inédito “Lugar de Fala”, segundo longa-metragem de Felipe Nepomuceno, foi exibido pela primeira vez, em estreia mundial, dia 12 na Première Brasil Geração do Festival do Rio no MAM.

O documentário foi produzido pela Nepomuceno Filmes (produtora carioca de conteúdo audiovisual de Felipe e da produtora executiva Tereza Alvarez), realizado de forma totalmente independente, como ato de resistência e afirmação de meios de produção alternativos frente a realidade atual do cinema brasileiro.

Utilizando a câmera de um aparelho de telefone celular, nenhum recurso de iluminação artificial, e valendo-se de sua condição de estudante do Curso de Graduação em Direção Teatral na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Felipe Nepomuceno convidou mais de 70 estudantes, dos quais 32 estão no filme, para entrar em uma pequena sala do Departamento de Estética e Teoria do Teatro do Centro de Artes e Letras, e falar com total liberdade sobre suas vidas, pensamentos, sentimentos, memórias, e fazer performances musicais e teatrais, a partir de suas vivências na Universidade.

Assim, passagens de textos de William Shakespeare, Federico García Lorca, Lima Barreto e Hilda Hilst, se emaranham com falas extremamente pessoais dos alunos e alunas, trazendo a tona temas como racismo, machismo, homofobia, transfobia, assédio, além de um questionamento sobre o sistema educacional do Brasil e o dia-a-dia dos estudantes, em uma sociedade cujo conservadorismo e ódio representam constante ameaça e censura às suas existências.

Em “Lugar de Fala”, não é apenas o conceito proposto por autoras como Frances Gages, Lélia Gonzalez e Djamila Ribeiro que orienta a narrativa. A oportunidade de estar em um espaço seguro para falar livremente sobre suas vivências e percepções do mundo, foi o grande catalisador desse filme-diálogo.

“Fazer este filme foi uma prática de escuta e aproximação, transformadora em muitos sentidos. As pessoas falavam muito próximas de mim, a menos de um metro de distância da câmera – um aparelho de celular em um tripé. Estávamos sempre sozinhos, nessa pequena sala, e essa intimidade acabou revelando muito do universo particular de cada um. Procurei interferir nas narrativas o mínimo possível, muitas vezes fazendo as perguntas com uma única palavra. “Universidade”, por exemplo. Perguntas minimalistas tem o poder de produzir repostas íntimas.” Conclui Felipe.

CONFIRA O TRAILER

https://vimeo.com/375097352

 

Sobre do diretor

FELIPE NEPOMUCENO nasceu em São Paulo em 1975. Estudou na New York School of Visual Arts. Escreveu diversos livros de poesia, incluindo a antologia “Mapoteca”. Dirigiu e produziu mais de 30 curtas-metragens e vários DVDs de música. Criou séries para TV (“Estúdio 66”, “Sangue Latino”, “Janelas Abertas”, “A Arte do Encontro”). Em 2018, estreou seu primeiro longa-metragem, “Eduardo Galeano Vagamundo”. “Lugar de Fala” (2019) é o seu segundo longa-metragem.

 

Sobre a Produtora Nepomuceno Filmes.

Produtora fundada em 2013 por Tereza Alvarez e Felipe Nepomuceno.    Produziu os DVDs “Atento aos Sinais Vivo” (2014) e “Bloco na Rua” (2019), de Ney Matogrosso. Produziu também os curtas-metragens: “A incrível volta ao mundo do tricolor suburbano” (2013), “Caetana” (2014) e “Estrondo” (2019), exibidos nos festivais: É Tudo Verdade, Festival do Rio, Curta Cinema e Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (Cuba), entre outros.

 Realizou as séries: “Sangue Latino”, “Contradança”, “A Arte do Encontro”, “Janelas Abertas” e “26 Poemas Hoje”, para o Canal Brasil.

Em 2018, estreou o longa-metragem “Eduardo Galeano Vagamundo”, exibido em mais de 20 festivais internacionais.

Em 2019, lança na Mostra Geração do Festival do Rio seu segundo longa-metragem, “Lugar de Fala”.

 

Lugar de Fala (Talking Heads)

  • Direção, montagem, fotografia e som direto: Felipe Nepomuceno
  • Produção: Tereza Alvarez
  • Finalização de imagem: Marmo Entretenimento
  • Finalização de áudio: Audiorama Filmes
  • Empresa produtora: Nepomuceno Filmes

 

Author

Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Editor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do CinemaeCompanhia (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *