CÓPIAS – DE VOLTA A VIDA: Até onde você iria para trazer sua família de volta?

A nova produção da Paris Filmes, “Cópias –  De Volta a Vida”, traz o retorno do astro Keanu Reeves às telonas. Nesta ficção-cientifica somos apresentados a um mundo em que a tecnologia genética está em constante aprimoramento e já está bastante avançada.

Em um laboratório, temos o protagonista à frente de um projeto relacionado a estudos de memória e informações que podem mudar para sempre o mundo em que vivemos, ao transportar as informações contidas no cérebro de uma pessoa para uma máquina (robô). Confira nossa critica a seguir.

A trama nos apresenta o grande cientista Will Foster (Keanu Reeves), que trabalha para uma empresa conceituada do ramo da biotecnologia e genética situada em Porto Rico.

O projeto ambicioso em que ele atua visa a transferência de consciência de um corpo humano recém-falecido (mas que esteja ainda com atividade cerebral ativa para uma máquina), mas quando sua família, composta por sua esposa (Alice Eve) e seus filhos morrem em um trágico acidente de carro, ele decide, de maneira ilícita e secreta, cloná-los e, com ajuda de seu amigo, transferir suas memórias para os seus respectivos clones.

A produção do filme possui a cooperação de diversos países como EUA, China, Porto Rico e Reino Unido e a direção é de Jeffrey Nachmanoff que bebe da fonte de outros filmes relacionados a esta temática, como “A Ilha” (2005) e “Chappie” (2015).

São notórias as influências destas produções neste filme.

 

O Longa até possui uma premissa interessante: “Até onde você iria para salvar a sua família”?
Prevaleceria a ética ante à ciência ou a trama seguiria até o fim neste seu propósito, custe o que custar?

Mas no que tange ao roteiro de Chad St. John, infelizmente o que se vê é uma derrocada: de maneira desorganizada e utilizando bastante fugas narrativas, a história é apresentada sem peso e sem dar a devida importância aos acontecimentos.

Assim, “Cópias” funciona de maneira apática, sem demonstração de sentimentos ou elos emocionais, personagens que agem de maneira premeditada, com tudo acontecendo para que propositalmente dê certo, sem barreiras ou empecilhos, o que é infeliz, pois se os personagens fossem bem desenvolvidos, poderíamos nos importar mais com os mesmos.

Em seu primeiro ato temos algo que nos desperta a curiosidade e instiga, mas que, no seu desenvolvimento, se perde e torna-se preguiçoso, infelizmente.

Em relação ao elenco, Keanu Reeves desenvolve bem seu personagem, mas este é, infelizmente, prejudicado pela condução da história. A atriz Alice Eve, que vive a personagem Mona Foster, demonstra maestria e a força da sua personagem, principalmente no primeiro ato do filme.

Confira o trailer

 

 

 

 

Por fim, “Cópias –  De Volta a Vida”, se fosse bem conduzido, teria muitas incógnitas que poderiam ser, assim, respondidas para o público durante a trama, afinal possuía um potencial imenso.

Infelizmente a premissa do filme não é respondida, muito menos aprofundada. Uma pena.

LUAN RIBEIRO

 

 

 

 

 

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine@cabinesete ,  @cinestimado e @resetdepoisdever

Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries:

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *