CEMITÉRIO MALDITO: Remake tenta se distanciar do filme dos anos 80 imprimindo originalidade

A Paramount Pictures estreou hoje seu mais novo longa, o remake do clássico de 1989, “Cemitério Maldito”, que traz nova ambientação do livro homônimo do gênio do terror/suspense, Stephen King. A trama se desvencilha do seu material original e aposta numa conduta coesa, bem formulada e com uma atmosfera que prende nossa atenção. Confira a nossa critica abaixo.

O filme traz a história do Doutor Louis Creed (Jason Clarke), um médico que decide se mudar com sua esposa Rachel (Amy Seimetz) e seus dois filhos para uma localidade situada na zona rural de Maine. O que eles não faziam ideia é que parte dos hectares da propriedade esconde um cemitério de animais de estimação. Contudo, uma fatalidade acontece e o seu vizinho não muito peculiar, Jud Crandall (John Lithgow), resolve ajudá-lo, no que vem a desencadear uma sucessão de acontecimentos onde o mal se vê presente e sonda a sua família e seus piores medos.

Filme “Cemitério Maldito”. Divulgação.

As obras de Stephen King transpiram originalidade e a marca do seu autor, um horror constante com diversos elementos, está presente na história. É necessário estar atento a todos os detalhes, o que provoca um clima de tensão e faz com que o suspense na trama fique impresso a todo o instante. A direção criativa do filme está na fotografia: cativante e rema em direção contrária à produção do terror “contemporâneo”, o que é louvável pela sua originalidade. Somos convidados a embarcar em uma experiência amedrontadora, com personagens complexos e história com uma ambientação diferente do clássico original, no qual o filme se baseou, mas não copiou.

Filme “Cemitério Maldito”. Divulgação.

Com direção da dupla Kevin Kolsch e Dennis Wildmyer, vemos uma proposta que foge do óbvio apresentando uma interpretação diferenciada sobre as conturbadas vidas dos seus complexos personagens, o que funciona como o maior trunfo do filme.

O mal existe é uma força motriz que atinge o seu objetivo, a atmosfera de tensão está presente na trama e a mudança de realidade junto ao transtorno psicológico fluem de maneira orgânica. Contudo, um ponto negativo do filme é o roteiro que, mesmo que direto ao ponto e objetivo em suas ações/consequências, em determinados momentos funciona de maneira muito acelerada e acaba prejudicando o clímax em seu ato final, pois entrega ao público possíveis ganchos para continuação da trama, o que é uma pena, pois tínhamos materiais suficientes para entregar um final apoteótico. Os elementos de plano sequência, trilha sonora e jump scares são bem dosados e agem de maneira conjunta com bastante fluidez.

Filme “Cemitério Maldito”. Divulgação.

Em relação a escolha do elenco, o ponto alto é a atuação de Jason Clarke (Louis Creed), que demonstra todas as dúvidas e anseios do seu personagem e o sentimento de não superação a todo acontecimento presente na trama. Amy Seimetz (Rachel Creed) brilha em cena e consegue expor toda a fragilidade de sua personagem diante de acontecimentos do passado e a atriz mirim Jeté Laurence (11 anos) demonstra de maneira visceral uma atuação de gente grande em tela, mostrando todo o seu potencial.

Conclusão: “Cemitério Maldito” é uma releitura ousada e que nos entrega algo diferente do clássico dos anos 80. Com uma trama e personagens bastante complexos, nos faz embarcar em uma história de terror tensa e repleta de suspense. Mas, que no seu ato final desaponta um pouco aqueles que estavam esperando por algo ainda mais grandioso. O filme chegou hoje aos cinemas.

 

Nota: 7,5

LUAN RIBEIRO

 

 

 

 

 

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine@cabinesete ,  @cinestimado e @resetdepoisdever

Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries:

 

 

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *