“Tito e os Pássaros”, filme da Elo Company é a mais nova animação brasileira que mostra toda grandeza de uma rica história. Os traços desta animação abusam de sua originalidade e propõe ao telespectador que embarque num mundo que está doente devido ao medo. Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar são os responsáveis por trazer este mundo às telonas e demonstram, com extrema maestria, que podemos sim produzir animações engrandecedoras com uma mensagem que despertem emoções tantos nas crianças como principalmente os adultos. Confira nossa crítica a seguir:
O filme fala sobre o medo, de como ele contagiou a humanidade, é notório a presença de paletas de cores em tons terrosos, dando um aspecto de melancolia à trama em seu primeiro ato. À medida que o filme se desenvolve, essas cores vão sendo colocadas em segundo plano e cores mais vivas são dispostas na tela, funcionando como um despertar do seu personagem principal, bem como, o amadurecimento da ideia central da história. Todos as motivações e explicações são bem colocadas com maestria pela equipe envolvida na história.
A ideia utilizada através do stop motion pincelado em aquarelas traz um ar ainda mais orgânico à animação, a alavancando no quesito qualidade, digna de diversas premiações ao redor do mundo, além de uma pré-indicação ao Oscar de Melhor Animação 2019. A simbologia utilizada através da figura dos pássaros é algo sensacional e muito bem colocada na trama. Não podemos dar maiores detalhes para não estragar a experiência do filme, mas vale a pena conferir e saber o porquê todos os elementos possuem um verdadeiro proposto no discorrer da trama.
Com uma ótima composição, design de produção e enquadramento, “Tito e os pássaros” também possui uma trilha sonora bastante coesa com a proposta da temática, mas o maior ponto alto do filme são seus ricos personagens e seu elenco de voz original: Matheus Solano como “Alaor Souza”, Denise Fraga como “Rosa”, Matheus Nachtergaele como “Dr. Rufos” e o ótimo Pedro Henrique “Tito” são um espetáculo à parte, todos eles, elevam ainda mais a experiência da história e demostram com grande totalidade as camadas de seus respectivos personagens!
Para concluir,“Tito e os Pássaros” não é apenas mais um filme de animação brasileiro, ele traz como pano de fundo um tema bastante contemporâneo e muito importante, precisamos questionar sim sobre a inteligência emocional e como o medo pode afligir de diversas formas o ser humano. O filme dá conta desse recado e demonstra através dos seus 73 minutos uma história de como podemos vencer o medo!
Confira o trailer
Corram para conferir essa grande obra do cinema nacional! Parabéns a todos envolvidos nesta produção!
NOTA: 8
LUAN RIBEIRO
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:
@artecult , @cinemaecompanhia , @cinemaatm , @tiltcine e @cabinesete
Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries: