SOLDADOS DO ARAGUAIA – UM DOCUMENTÁRIO QUE PRECISA SER VISTO

O documentário “Soldados do Araguaia” com direção de Belisário Franca, traz consigo uma visão única de um conflito sob o ponto de vista dos soldados do exército que participaram daquela determinada missão no Rio Araguaia, região situada no Amazonas.

Durante os anos de 1967 e 1974 aconteceu uma guerrilha com a participação do Partido Comunista do Brasil, em um território no Rio Araguaia. Assim, o Exército Brasileiro envio uma tropa armada de aproximadamente 5.000 soldados para conter este movimento, que por sua vez contava aproximadamente de 100 pessoas, o resultado desta operação foi mantido em segredo até que em meados dos anos 90 foram descobertas muitas informações sobre este fato.

No documentário “Soldados do Araguaia” temos a proposta de narrativa baseada nos acontecimentos deste ocorrido na visão dos recrutas envolvidos na ação realizada pelo exército naquela época. Aqui demonstra assim os homens que sofreram psicologicamente diante dos acontecimentos no Araguaia estes por hora arrependidos e traumatizados com a experiência infeliz acontecida, eles compartilham com os telespectadores detalhes destas ações como a falta de comunicação na época, tortura, barbáries ocasionadas por seus superiores. A lacuna de informação que não tínhamos em relação a este acontecimento histórico aqui é dita por mínimos detalhes por porta-voz dos homens que vivenciaram aquele momento.

Ex-soldados da Guerrilha do Araguaia narram memórias e traumas em documentário.

A proposta de construção do documentário baseia-se na apresentação de depoimentos dos soldados envolvidos naquela missão e profissionais especialistas (psicólogos e médicos) que acompanharam estes após todos os traumas surgidos.

A linha de pesquisa da proposta do documentário é bastante detalhada e acompanhada de uma bela fotografia de Mario Franca com tons terrosos para demonstração da atmosfera daquele momento junto a uma bela edição de som acompanhando cenas e imagens de vídeos daquela época.

“Soldados do Araguaia”, pode ser considerado um documentário que demonstra os detalhes vivenciados pelos soldados do Exército Brasileiro que participaram da Guerrilha do Araguaia, com seus conflitos internos, traumas provocados pela mesma e situações minuciosas que até o momento não havíamos obtido acesso.

A História Brasileira é repleta de situações extremas as quais muitas não podemos ter a oportunidade de ter acesso aos seus bastidores e neste documentário relacionado a este episódio controverso na história do nosso país através destes depoimentos dos envolvidos neste caso, podemos conhecer um pouco mais sobre suas angustias e fantasmas que os cercam. Este interessante documentário encontra-se em cartaz em todos os cinemas do nosso país vale muito a pena conferir, valorize o cinema brasileiro.

VEJA O TRAILER:

 

 

 

 

Um forte abraço e até a próxima pessoal.

LUAN RIBEIRO

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *