Dança Ageless Festival: um evento dedicado à dança para terceira idade

Estão abertas as inscrições para o Dança Ageless Festival, um evento dedicado à dança para terceira idade. O festival acontece no dia 27/10, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, e conta com um dia inteiro de workshops pensados por renomados professores e coreógrafos do Rio de Janeiro especialmente para o público idoso. Além das oficinas, os grupos de dança com mais de 70% de integrantes na faixa etária acima de 55 anos poderão se inscrever para apresentar seus trabalhos.

Rafaeli Mattos

Dança Ageless Festival foi idealizado pela professora de dança Rafaeli Mattos, que há cinco anos se dedica a aulas de sapateado para a terceira idade. Ela afirma que, durante esse tempo, percebeu que há poucas aulas especializadas e que são raros os festivais onde é possível acolher os idosos. O termo ageless, que significa “sem idade”, foi cunhado pela antropóloga Mirian Goldemberg, que afirma que os idosos já não se reconhecem mais nas antigas nomenclaturas, pois continuam buscando novos desafios corporais e estão em plena atividade. Além de comemorar o mês do idoso, o objetivo do festival é dar visibilidade a esses corpos ageless, pondo-os em cena, estimulando sua auto-estima e valorizando a dança desses corpos vividos.

Para a mostra de dança serão convidados a se inscreverem grupos oriundos de escolas de danças, ONGs, grupos profissionais, entre outros, com 70% dos integrantes na faixa etária a cima de 55 anos, com coreografias de até 4min. A expectativa é que a mostra tenha duração de 50min a 1hr e 20 min.

Rafaeli Mattos e o grupo Sapato Ageless

As oficinas serão voltadas para o público a cima de 55 anos e ministradas por profissionais que já possuem experiência de aulas regulares para esse público, tais como: Camille Sales (Balé), Jéssica Fellipe (dança contemporânea), Rafaeli Mattos (sapateado), Vivian Alves (dança cigana) e Kiko Guarabira (jazz).

As inscrições vão até dia 17/10! Compartilhe esta página !!

DANIELE CASTRO

SERVIÇO

Dança Ageless Festival

Author

Daniele Castro estudou comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como bailarina na Cia Étnica e, desde 2010, é pesquisadora de dança. Formou-se mestra em Estética e Tecnologias da Comunicação na Universidade Federal Fluminense e concluiu o doutorado no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ, com pesquisas sobre corpo e dança contemporânea. É autora de diversos artigos publicados em revistas especializadas e apresentados em congressos da área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *