A VIDA INVISÍVEL: Uma dolorosa e verdadeira história de duas irmãs

Com um tom melancólico, “A vida invisível” aborda a história de duas irmãs, Eurídice e Guida. Filhas de imigrantes portugueses, as mulheres, que vivem na sociedade patriarcal dos anos 40-50, precisam enfrentar as convenções sociais e lutar por seu espaço.

O obra cinematográfica tem como pano de fundo as inúmeras tentativas de reencontro das duas irmãs, que são separadas pelo pai. Porém, é muito mais que isso. O filme fala principalmente sobre a luta das mulheres para encontrar o seu espaço em uma sociedade que não as enxerga, que não lhes dá voz.

Ao decorrer das cenas protagonizadas por Carol Duarte e Julia Stockler, o espectador vai entendendo o que o título quer realmente dizer. A sociedade vai “apagando” os desejos e anseios dessas mulheres, que, no decorrer da vida, são obrigadas a esquecer seus sonhos para dar lugar a uma vida corrompida.

Com uma escolha de cenas desconfortáveis e até mesmo violentas, o diretor Karim Aïnouz, trouxe de uma maneira intensa, o que era ser mulher na época e ao que elas precisam se submeter para se encaixarem nos padrões estipulados ou apenas para terem como se manter.

Os personagens masculinos – com exceção das crianças – são todos repugnantes. Carregam um ar de superioridade tremendo e de idiotice absurda, mas não deixam de ser violentos. Em contrapartida, as personagens femininas trazem um crescimento surreal à trama, como a personagem Filomena, que apesar de pouco tempo em tela, mostra a força e a determinação de uma mulher negra vivendo em um mundo preconceituoso e misógino.


E, para finalizar, Fernanda Montenegro traz consigo uma personagem marcada pelas lutas que precisou travar. Mesmo brevemente, a atriz consegue emocionar ao mostrar uma sutileza admirável e uma tristeza decorrente do passar dos anos, levando qualquer espectador aos prantos.

De uma maneira bem natural, a obra entrega aspectos técnicos impecáveis de fotografia, direção de arte, som e montagem.

“A Vida Invisível” conta muito mais do que a história de duas irmãs. Ele explicita a força feminina e a luta das mulheres contra uma sociedade patriarcal.

 

ASSISTA AO TRAILER DO FILME “A VIDA INVISÍVEL”:

 

 

 

 

 

Muitos filmes e abraços 😉

ATÉ A PRÓXIMA!!!

GABRIELA CARVALHO – CABINE SETE

 

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @casaldecinema,
@cabinesete ,  @cinestimado e @resetdepoisdever

Author

O instagram @cabinesete é um projeto criado por Larissa Vale, Gabriela Carvalho e Iana Nunes para levar entretenimento e informação do mundo do cinema e da TV, de forma divertida e responsável, para todos aqueles que amam este universo tanto quanto nós. Agora o Cabine Sete vai estar aqui também no Canal CINEMA & SÉRIES do ARTECULT ! Mas não esqueçam de nos seguir no Instagram, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *