Um jeitão de drone. Imagine fugir dos engarrafamentos terrestres e ganhar tempo com muita praticidade. A XPeng – concorrente mundial da Tesla – anunciou que sua subsidiária XPeng Aeroht fez o primeiro voo de seu carro voador elétrico XPeng X2 no dia 10 de outubro de 2022, no evento Skydive Dubai.

Carro voador Xpeng X2 – Créditos: Dubai, United Arab Emirates, October 10, 2022. REUTERS/Amr Alfiky
XPeng X2 é a descoberta do que há de mais moderno em tecnologia, e a empresa parece não parar e está experimentando ativamente no campo de carros voadores além dos veículos elétricos.
O X2 não é um veículo híbrido (deslocamento terrestre+aéreo), mas é uma aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica de dois lugares (eVTOL) que é levantada por oito hélices – duas em cada canto do veículo – muito semelhante a um drone.
“– Estamos avançando passo a passo para o mercado internacional“, disse Minguan Qiu, gerente geral da Xpeng Aeroht. “Primeiro selecionamos a cidade de Dubai porque Dubai é a cidade mais inovadora do mundo.”
Esta foi a primeira demonstração pública do XPeng X2 após concluir uma avaliação de risco operacional específica e obter uma autorização de voo especial da Autoridade de Aviação Civil de Dubai (DCAA).
O voo de teste não tripulado de 90 minutos em Dubai foi descrito por seu fabricante como uma “base importante para a próxima geração de carros voadores”.

Carro voador Xpeng X2 – Créditos: Dubai, United Arab Emirates, October 10, 2022. REUTERS/Amr Alfiky
Fonte: REUTERS

Eduardo Garcia
Eduardo Garcia
Instrutor de Robótica, Analista de Sistemas
e Mentor no Projeto “Tá ON” – Prefeitura do Rio
Colunista – Futurístiko