Especial OSCAR 2018: VIVA – A VIDA É UMA FESTA. Um espetáculo do nível da Disney/Pixar!

Todos conhecem o padrão de nível da Pixar Animation Studios e a Disney, que colecionam juntas até o momento nada menos que 16 Oscares da Academia, 7 Globos de Ouro, 11 Grammy Awards e diversos outros prêmios!

Este começo de ano ganhamos mais um grande presente da Pixar o filme com título original: “COCO” ou aqui no Brasil, VIVA – A VIDA É UMA FESTA, que traz em sua essência a família e a lembrança pautados em uma trama simples que encanta e nos prende do começo ao fim.

A trama se baseia na vida de um jovem garoto chamado Miguel, que possui um grande talento para música e encara isso como um grande sonho, mas que devido a circunstâncias na sua família a música é algo terminantemente proibido, impedindo assim, que o jovem Miguel não possa seguir os seus sonhos, ideias muito similares com outras tramas da Disney/Pixar : Moana e Ratatouille.

O ponto alto da animação é abordagem a apresentação de temas complexos como morte, aceitação e  família. Apesar disto, estão bem orquestrados, de uma maneira que não promovem tristezas nos mais novos, mas desperta muito interesse nas pessoas mais velhas, que sabem o peso de lidar com perdas de pessoas e entes queridos que não estão mais entre nós.

Exemplo de Altar – Dia de Los Muertos (México)

Para os mexicanos, o Dia de Los Muertos é um dia de celebração e alegria onde os entes queridos que partiram vem nos visitar neste único dia, onde o filme nos apresenta esta celebração e o mundo em que os nossos entes queridos vivem. Vale ressaltar também, a forma de como, esses dois mundos interagem, abordando algo primordial a ligação da memória, se você é lembrado no mundo dos vivos você tem o direito de atravessar a ponte que liga esses mundos, contudo se você for esquecido, você pode desaparecer para sempre. Esse ritmo de transição entre esses dois mundos é feito de maneira tão sutil e fluída que não tem quem não se encante. O mundo dos mortos é algo sublime a sua composição e funcionamento da estrutura de sociedade é extremamente detalhado e encantador.

A experiência de assistir Viva – A vida é uma festa é ainda mais aprofundada através da sua trilha sonora a qual foi indicada ao Oscar de melhor canção com a incrível “Remember Me” e também indicação a melhor Animação. São aquelas canções que ficam nas nossas cabeças e com certeza saímos em busca para ouvi-las após assistirmos o filme. Bem como, os detalhes da pequena cidade mexicana que acontece a trama: as flores, as bandeirolas, as pequenas e coloridas casas tudo aquilo nos remete ao folclore e a história do México com toda sua riqueza cultural.

O diretor do filme Lee Unkrich responsável por grandes animações como: “Toy Story 3” e o incrível “Divertidamente”, acerta mais uma vez com a maestria sem tamanho na composição e profundidade da mensagem que o filme quer levar. A paleta de cores, as transições e o decorrer da trama tudo acontece de maneira para prender, emocionar e divertir o telespectador de maneira extremamente leve e natural.

A dublagem desse filme também está fantástica, contudo vale ressaltar que para garantir uma experiência ainda melhor vale muito a pena assistir com seu áudio original , pois as suas canções são  tocantes e de uma beleza sem igual, todas elas trazem uma grande mensagem como pano de fundo.

E visualmente falando, Viva – A Vida é uma Festa pode ser considerado como um dos filmes mais bonitos da Pixar. Sua grandiosidade e a riqueza de detalhes nos faz reafirmar esse posto. Você consegue se convencer que aquele mundo colorido e animado é real e tudo aquilo funciona mesmo. A animação, na sua simplicidade certeira, nos emociona naturalmente.

Este misto de sensações provocou um turbilhão de sentimentos que me fez relembrar meus entes queridos com muito carinho e o amor que nutriam por mim e outros familiares.

Este é o tipo de filme que você se envolve de uma forma especial e embarca nesta linda história. Para finalizar,digo que sinto “cheiro de Oscar” , trata-se de uma grande obra da Disney Pixar.Pelo menos estarei mesmo na torcida.

Corram para conferir esta história linda que nos encanta e nos faz refletir. Vejam o trailer:

Viva: A vida é uma Festa é uma história para jamais ser esquecida e sim ser lembrada sempre.

[NOTA DO EDITOR: E O FILME GANHOU O
GLOBO DE OURO DE MELHOR ANIMAÇÃO!]

Forte abraço pessoal! Até a próxima.

LUAN RIBEIRO

Author

Luan Ribeiro, natural de Mata de São João, Bahia, é como um "protagonista" que decidiu viver em meio aos grandes filmes. Especialista em comunicação, segue guiado pelo seu amor às histórias épicas e sagas cinematográficas, Luan é o criador do @CinemaeCompanhia no Instagram, que ganhou destaque como a editoria do Canal de mesmo nome no Portal ArteCult.com. Para ele, assistir a um filme é como entrar em um multiverso, uma oportunidade de se teletransportar para galáxias distantes ou enfrentar dragões, tudo enquanto escapa da rotina. Luan é um verdadeiro "rato de cinema", acompanhando as estreias como um Jedi em busca do equilíbrio entre a fantasia e a crítica afiada. A cada visita às telonas, ele analisa o enredo, as performances e, claro, traz aquele toque geek que só um verdadeiro fã de cultura pop pode oferecer. Pelo CINEMA & COMPANHIA, ele não só compartilha críticas e curiosidades como também realiza entrevistas dignas de tapete vermelho, sempre com um olhar atento para valorizar o Cinema Nacional e suas produções heroicas. Instagram.com/CinemaeCompanhia E-mail: luancribeiro@icloud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *