De 01 a 15 de outubro, plataforma recebe produções que refletem sobre a potência e a diversidade do cinema indígena contemporâneo

Foto: Divulgação.
“Os séculos de resistência indígena não cansam de apresentar aos brasileiros em geral outros modos de existência possíveis. Com a crescente produção do cinema indígena nacional, o aprendizado com esses povos tornou-se, mais que acessível, imperativo para aqueles que desejam mirar outros mundos possíveis”, destacam os articuladores da Rede CineFlecha.
“O ano de 2020 foi um período de experimentações não previamente planejadas, mas muito potentes para o Videocamp. A quarentena imposta pela COVID-19 desafiou nosso foco no assistir coletivo e nos levou a experimentar duas novas funcionalidades que ajudassem na garantia da segurança física do nosso público”, destaca Josi Campos, coordenadora do Videocamp.

Poster Cosmopista Maxakali-Pataxó. Foto: Divulgação.
Durante o período de pandemia, o Videocamp se reinventou para levar ao público dezenas de conteúdos audiovisuais por meio de novos formatos de exibição. O “Assista Agora”, por exemplo, teve o apoio de mais de 20 realizadores parceiros para disponibilizar, desde sua estreia em 24 de março, 48 filmes e 6 séries, que podem ser assistidos onde e quando o usuário quiser, sem a necessidade de uma sessão coletiva.
Além disso, as mostras realizadas se tornaram um ambiente para apoiar parceiros na realização de seus eventos no ambiente online: até agora, o Videocamp contabiliza a exibição de 12 mostras e festivais realizados, sendo que, das 4 mostras já realizadas e das 3 que estão no ar, passaram 272 obras, muitas delas inéditas no Brasil.
“Até o momento os números são animadores: 105 mil espectadores, de 2.291 cidades de todas as regiões do Brasil, experimentaram esses novos formatos. Essa diversidade se refletiu também nos realizadores parceiros, como a equipe do CineFlecha, que confiaram no Videocamp e possibilitam assim uma grande diversidade de narrativas na plataforma. E é essa diversidade de narrativas tão capaz de construir um imaginário coletivo plural e de justiça social que acreditamos ser urgente no momento de mundo em que vivemos”, finaliza Campos.
ArteCult – Cinema & Companhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!
@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @cineelaw e @hospicionerdoficialp
#VamosParaOCinemaJuntos