Uma noite inesquecível
*Luis Turiba
Foi um encontro poético e transcendental, o que aconteceu na tarde/noite do ultimo sábado (11/01), quando mais de 20 poetas se reuniram em Itaipú (tb chamada de “ItaiPaz”), bairro da Região Oceânica de Niterói; com dois objetivos: inaugurar o Espaço Cultural da CasAmarÉlinha e ao mesmo tempo celebrar o aniversário da talentosa poeta e designer Rose Araujo, anfitriã poética e curadora do projeto, abrindo o ano com seu primeiro sarau poético presencial. A CasAmarElinha foi criada em meados de 2020, sendo premiada em 2021 – em plena pademia – como “Sarau Revelação On line” pela APPERJ (Associação profissional dos Poetas do Estado do Rio de Janeiro). Em 2023, a CasAmarElinha recebe o Troféu Arte em Movimento, da Comissão de Arte e Cultura do RJ, pelas lives culturais mensais da Passarela da Poesia, um dos seus produtos culturais.
ENCANTAMENTO O clima entre os/as participantes era de encantamento, afeto e amizade. Rose Araujo foi celebradíssima pelos presentes, dirigindo com excelência o sarau e sua equipe que documentava com fotos e vídeos as performances dos poetas presentes. Impressionou a todos, reunidos/as no varandão da CasAmarElinha” – sob a lua cheia, em torno de uma piscina convidativa – a sobrinha-neta da anfritiã, a jovem diretora Luna Terra, com apenas nove anos, que revelou-se focada e bastante exigente no controle do tempo e das imagens: uma estreia promissora, em veia de artista, seguindo a tradição familiar.
Confira algumas imagens do evento
OS PRESENTES Além do poeta mineiro de Montes Claros, fundador do PSIU Poético, Renilson Durães, que veio ao Rio para o lançamento do seu livro “Persona Paradoxo”, estavam presentes os seguintes poetas cariocas:
- Alexandre Brandão
- Alice Monteiro
- Angel Cabeza
- Anna Maria Fernandes
- Carlos Orfeu
- Celi Luz
- Dan Juan Nissan Cohen
- Igor Calazans
- Jorge Ventura
- Luis Turiba
- Mariangela Bazbuz
- Nuno Rau
- Renilson Duraes
- Ricardo Muniz de Ruiz
- Rose Araujo
- Thereza Christina Rocque da Motta
- Val Mello e
- Wanda Monteiro.
Suas apresentações podem ser visualizadas no YouTube, nos seguintes links abaixo:
PROJETOS
Rose anunciou que outros saraus e eventos acontecerão na CasAmarElinha, ao longo do ano.
A anfitriã, em seu poema Solar, do livro Quando Vida Poesia diz:
“…porque amar é linha
é fio condutor de vida:
é presente, é sina”.
Que no sacerdócio da arte, sigamos resistência, expressão e poesia.
Revisão: Rose Araujo
Texto de LUIS TURIBA
*Luís Turiba é jornalista aposentado, poeta com 3 livros editados pela 7 Letras do RJ, e outros 8 livros no campo da poesia independente e/ou marginal.É editor da revista anual de invenções poéticas Bric a Brac, criada em Brasília, em 1985. A Bric a Brac 8, última edição, saiu em 2022, uma celebração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e ainda pode ser encontrada nas melhores livrarias de Ramos.