Filme remonta a história da prisão política de José Mujica, ex-presidente do Uruguai
“Uma Noite de 12 Anos”, premiado longa-metragem de Alvaro Brechner, estreia amanhã, dia 5/01, às 22h, no Canal Brasil. O filme remonta a dura realidade da prisão política de três militantes do Tupamaros, grupo que lutava contra a ditadura militar do Uruguai, instaurada em 1973. Dentre eles está José Mujica, que anos mais tarde, em 2009, se tornou presidente do país.
Assim como no Brasil e em vários outros países latino-americanos, o Uruguai viveu um brutal regime militar, que deixou marcas na história. Presos em ações distintas, José Mujica (Antonio de la Torre), Mauricio Rosencof (Chino Darín) e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort) foram encarcerados junto a outros nove companheiros, de forma que não podiam sequer falar uns com os outros. Ao longo do filme, é mostrado como fizeram para sobreviver não apenas à tortura, mas também ao isolamento do cárcere, que fez com que ficassem completamente alheios à sociedade.
“Uma Noite de 12 Anos” recebeu Menção Honrosa e o Prêmio Arte no Festival de Berlim. Também foi indicado a Melhor Filme, Diretor e Roteiro no Festival de Veneza
e recebeu os prêmios da audiência e de Melhor Filme ibero-americano no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Uma Noite de 12 Anos (2018) (123’)
INÉDITO
Horário: Terça, dia 5/01, às 22h
Alternativo: Domingo, dia 10/01, às 2h45.
Direção: Alvaro Brechner
País de Origem: Uruguai
Classificação: 14 anos