Produção mostra como o projeto do novo Rio Pinheiros está despoluindo o rio e revitalizando suas margens
Neste sábado (30/10), a TV Cultura exibe o documentário inédito Rio Pinheiros, produzido pelo departamento de jornalismo da emissora, que mostra como o Projeto do Novo Rio Pinheiros está despoluindo o rio e revitalizando suas margens. Vai ao ar às 20h
O repórter Eduardo Campos visitou as obras das novas estações de tratamento, entrevistou especialistas e percorreu de bicicleta toda a extensão da ciclovia às margens do Rio Pinheiros.
No documentário, ambientalistas, arquitetos, urbanistas e ativistas da cidade opinam sobre a nova iniciativa para a limpeza das águas e a revitalização das Marginais. Além de novas ciclovias, a antiga Usina de Traição, já privatizada, será transformada na Usina São Paulo e se tornará um grande centro de entretenimento e gastronomia, que abrigará o maior cinema ao ar livre da América Latina.
O projeto também inclui o novo parque Bruno Covas e ainda traz inovações nos contratos com as empresas envolvidas, que só vão receber quando apresentarem resultados positivos sobre a limpeza das águas.
O Rio de Pinheiros e o projeto
A degradação começou no início do século passado com a retificação do curso sinuoso e o represamento do Pinheiros para a geração de energia elétrica. O plano de despoluição, previsto para terminar no final de 2022, renova a esperança dos paulistanos quanto a limpeza das águas e a volta da convivência da população com o rio, que foi um elemento fundamental para a cena paulistana, desde a fundação de São Paulo e do bairro de Pinheiros até se tornar um esgoto a céu aberto na metade final do século 20.
O novo projeto é uma parceria da Sabesp e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e objetiva despoluir o Rio Pinheiros até o final do ano que vem. O investimento total chega a R$ 1,6 bilhão. Novas miniestações de tratamento de esgoto estão sendo construídas para limpar as águas dos afluentes.