Em comemoração aos 15 anos do Prelúdio, a TV Cultura estreia no sábado (20/3), a série Prelúdio – Uma História, relembrando os momentos mais emocionantes, curiosos e marcantes da atração que se consagrou por revelar jovens músicos que atualmente brilham em grandes orquestras pelo Brasil e no mundo. Vai ao ar às 22h.
Em sete episódios, o documentário aborda, em cada um deles, um tema diferente. São eles: Histórico – A criação do reality; Crianças; Concursos nacionais e internacionais; Canto; Piano; Caminhos da música; e Finais emocionantes.
A narrativa é construída a partir de entrevistas, conduzidas pela apresentadora Roberta Martinelli e pelo diretor da produção Marcos Rombino, e de depoimentos de jurados e candidatos que participaram do programa, além do maestro Julio Medaglia, que apresenta o concurso e também assina a direção musical da atração.
Primeiro Episódio
O episódio de estreia da série relembra a primeira edição do Prelúdio, em 2005. As eliminatórias aconteceram no Teatro Franco Zampari com a participação de 15 candidatos e teve na final, que aconteceu no Theatro São Pedro, o primeiro grande embate entre o pianista Leonardo Hilsdorf e o clarinetista Tiago Naguel.
O jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo, jurado do programa em todas as temporadas, participa da edição depondo sobre a importância do Prelúdio como projeto de formação de público.
História do Prelúdio
O programa passou por 13 temporadas, foi realizado em cinco teatros, teve três apresentadoras diferentes, contou com 66 jurados e recebeu 366 candidatos. Muitos dos que participaram do show de calouros estão brilhando em grandes orquestras ou fazendo carreiras-solos de sucesso.
Ao longo desses 15 anos, o concurso musical premiou os vencedores com bolsas de estudo na Alemanha, Instituto Goethe, e nas últimas edições contou com o apoio do Consulado e da Embaixada da Hungria no Brasil, oferecendo bolsas de estudos na Academia Franz Lizst, considerada uma das maiores escolas de música do mundo.