Nesta quinta-feira (7/1), a TV Cultura leva ao ar o documentário A Água Que Falta, que trata da temática da água de forma abrangente, procurando, mais do que mostrar o problema de estresse hídrico e suas causas, apontar caminhos possíveis para sua solução, por meio de iniciativas que já acontecem no mundo. Dirigido por Paula Galacini, a produção busca provocar reflexão e engajamento, despertando um novo olhar sobre a maneira, muitas vezes irresponsável, com a qual lidamos com esse recurso natural. É exibido a partir das 22h15, na TV Cultura.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa precisa de aproximadamente 110 litros de água por dia para higiene pessoal e consumo geral. Além do consumo direto, há também o indireto, que é o uso da água para produzir os bens que consumimos. No Brasil, o desperdício é altíssimo. De acordo com a Agência Nacional de Águas, as perdas estão em torno de 37%, incluindo vazamentos e ligações clandestinas.
Além de depoimentos de cidadãos e representantes das gestões pública e privada, A Água Que Falta conta com entrevistas de Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água e professor da Escola Politécnica da USP; André Palhano, jornalista e idealizador da Virada Sustentável; e do norte-americano Seth Siegel, palestrante nas universidades de Harvard, Yale e Princeton, que defende soluções diplomáticas para conflitos internacionais relacionados à água.
Realização: Fundação Padre Anchieta, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal – Lei de Incentivo à Cultura